Home Futebol Guardiola rompe seca de 10 anos sem finais de Champions League

Guardiola rompe seca de 10 anos sem finais de Champions League

Pep Guardiola é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores treinadores de futebol das últimas décadas. Dono de um estilo de jogo que encantou o mundo, acumulou taças por onde passou, mas um peso acompanha o espanhol nos últimos dez anos: não conquistar a Liga dos Campeões.

Algo que pode mudar justamente neste sábado, quando às 16h o Manchester City decide o título europeu contra o Chelsea no Estádio do Dragão, em Portugal.

Caso consiga conquistar a taça, Pep, que já foi campeão duas vezes, em 2009 e 2011, com o Barcelona, iguala o recorde de títulos da Liga dos Campeões por um treinador, com três. Apenas três técnicos (Zidane, Ancelotti e Paisley) na história conseguiram vencer o principal torneio europeu tantas vezes.

Treinadores mais vezes campeões da Champions

TREINADORES CONQUISTAS TIMES
Zinedine Zidane 3 (2016, 2017 e 2018) Real Madrid
Carlo Ancelotti 3 (2003, 2007 e 2014) Milan e Real Madrid
Bob Paisley 3 (1977, 1978, 1981) Liverpool
Pep Guardiola 2 (2009 e 2011) Barcelona

Ao lado de Guardiola, outros 15 treinadores foram campeões duas vezes. Além dos troféus como comandante do time de Lionel Messi, o treinador catalão soma também um triunfo como jogador, em 1992, também no Barcelona sob o comando de Johann Cruyff.

O surgimento do tiki-taka no Barcelona

O começo de carreira de Pep no Barcelona foi o grande cartão de visitas do treinador. Após dois anos comandando o Barça B, o catalão assumiu o time principal no lugar de Frank Rijkaard, que levou os culés ao título europeu contra o Arsenal, em 2006.

Já em 2009, o primeiro ano com a equipe principal, Guardiola mostrou o estilo de jogo que marcou sua carreira, muito ofensivo e agressivo, desejando a posse de bola e pressionando a saída dos adversários.

Os resultados foram excepcionais. Os blaugranas conquistaram todos os seis títulos disputados, entre eles a Champions League sobre o Manchester United, com um 2 a 0 na final e gol de cabeça de Lionel Messi.

Dois ano depois voltaram a encontrar o Manchester United na decisão, e o resultado foi o mesmo: vitória e taça para o time catalão. Em três anos como treinador da equipe principal, Pep Guardiola já tinha duas Champions no currículo. Parecia que muitas outras viriam, mas foi ali que a seca começou.

Sucesso nacional, quedas europeias

O início de trabalho de Josep Guardiola no Bayern de Munique era sob pressão máxima, os alemães eram os atuais campeões de absolutamente tudo que disputaram: Campeonato Alemão, Liga dos Campeões e Copa da Alemanha.

Meu período no Barcelona foi fantástico, mas eu precisava de novas metas e o Bayern me ofereceu essa possibilidade. Como treinador do Bayern, você precisa fazer o time jogar bem e ganhar”
— Guardiola, na apresentação como técnico do Bayern de Munique

Faltou, porém, a “Orelhuda”. Pep chegou às semifinais nas três temporadas. Em todas foi eliminado por times da Espanha: Real Madrid, em 2014, Barcelona, em 2015, e Atlético, em 2016.

City potência na Inglaterra, mas sem sucesso europeu

Em agosto de 2016, Pep Guardiola decidiu abraçar um novo projeto no Manchester City e criar uma identidade no clube. Como qualquer projeto desse porte, o trabalho levou tempo e não trouxe resultados imediatos.

Foram três eliminações seguidas nas quartas de final para Liverpool, Tottenham e Lyon. Até que, em 2021, a equipe rompeu a barreira de estar entre os oito melhores para ir adiante. Até a final, em Portugal. Resta agora ao espanhol dar o último passo e conquistar a terceira Liga dos Campeões da carreira. Conseguirá?

LEIA MAIS

- Advertisment -

Popular

Saiba quem é o 4 de Julho, rival do São Paulo na Copa do Brasil

Clube piauiense recebe o Tricolor do Morumbi nesta terça, às 21h30. Com folha de R$ 140 mil/mês, time soma quase R$ 3 milhões de...

Carlo Ancelotti é o escolhido para ser o novo técnico do Real Madrid

Com contrato com o Everton, da Inglaterra, até 2024, técnico italiano assume a liderança da fila de mais cotados para substituir Zidane Jornais da Espanha,...

Ministro diz que Copa América no Brasil ainda não está confirmada

Decisão deve ser anunciada nesta terça-feira O Ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, afirmou na tarde de ontem (31) em declaração no Palácio do...

Chapecoense acerta com Jair Ventura para sequência da temporada

Treinador é aguardado na terça-feira em Chapecó para assinar contrato e ser apresentado A Chapecoense está perto de anunciar a contratação de Jair Ventura como treinador para...