Tricolor possui pontuação de G-4 no Campeonato Brasileiro, está na semi da Copa do Brasil e com vaga encaminhada às quartas de final da Libertadores
O Grêmio vem embalado desde a promessa do treinador Renato Gaúcho de decolar o clube. Na esteira do recorde de jogos do técnico do Tricolor, Renato alcançou 200 vitórias no 2 a 1 sobre o Goiás e finalizou o mês praticamente perfeito.
Sem minimizar a importância da campanha pela prevenção ao câncer de próstata, o Globo Esporte apossou do termo “novembro azul” porque é um clichê tentador em frente aos resultados conquistados. Foram oito triunfos e um empate no último mês, classificações na Copa do Brasil, um cenário positivo na Libertadores e a recuperação no Campeonato Brasileiro.
A invencibilidade chega a 14 partidas, com 11 vitórias – 8 seguidas – e 3 empates. A última vez que o Grêmio foi derrotado ocorreu em 11 de outubro, para o Santos.
Mesmo estando em 7º no Brasileirão, o Tricolor possui os mesmos pontos que o Inter, Palmeiras e Santos – quarto, quinto e sexto, respectivamente. E uma partida por disputar com o Flamengo, na 3º posição, com 39 pontos.
Veja também: Neymar dá bronca no PSG e cobra vitória contra o Manchester United
Com isso, não é somente uma vitória em cima do lanterna Goiás. É a soma do que foi apresentado nas últimas semanas, com performance e resultados, que fazem o time gaúcho postular os três títulos da temporada. Grêmio e Palmeiras são os únicos clubes ainda a disputar todas as competições deste ano.
“É bom saber que 45 dias atrás eu falei que o Grêmio, com todos os jogadores, iria decolar, chegar nas competições. Muita gente estava falando besteira. E essas pessoas sumiram, né. Nosso objetivo é ganhar, ganhar, ganhar. Não importa a competição. Muitas pessoas falam que o Grêmio não queria o Brasileiro, mas é não ter o que falar”, ressaltou Renato.
Recorde, preservações e Jean Pyerre
No triunfo sobre o Goiás, Renato atingiu 384 jogos no comando do Tricolor. Desbancou Oswaldo Rolla, o Goguinho e vai aumentar a vantagem neste ranking.
Com a partida decisiva das oitavas de final da Libertadores na próxima quinta (3), contra o Guaraní-PAR, o treinador deu-se ao luxo de poupar Pepê e Darlan. Porém, contou com um Jean Pyerre animado. O camisa 10 marcou o primeiro gol, em erro de Tadeu, achou o passe decisivo para Luiz Fernando deixar Maicon tranquilo para fazer o segundo e ordenou o ritmo da equipe.
Na metade da segunda etapa, Renato ainda optou por poupar outros jogadores titulares, como Luiz Fernando, Diego Souza e Victor Ferrar. Maicon que retornou de lesão, também saiu mais cedo.
Com a alteração de mentalidade e a percepção de colocar todos os atletas em campo semana após semana, o treinador pode agora mostrar que a sua equipe possui qualidade. No meio-campo, por exemplo, há Matheus Henrique, Darlan, Maicon e Lucas Silva. Pinares e Churín vieram como possibilidades para o setor ofensivo.
Para a vaga de Pepê, ainda falta um substituto à altura. Mas Luiz Fernando preencheu bem a ausência de Alisson, pronto para voltar a encorpar mais o time. Na defesa, tem sido incomum Geromel e Kannemann jogarem juntos.
A agenda do Tricolor para este mês inicia com a decisão diante do Guaraní, na quinta-feira (3), nas oitavas de final da Libertadores. Após vitória por 2 a 0 no Paraguai, o Grêmio pode ser derrotado por um gol que estará classificado. No Campeonato Brasileiro, o Tricolor joga no domingo (6), às 16h (de Brasília), contra o Vasco, na Arena.
Fonte: Globo Esporte