Gabriel Medina é eliminado e Ítalo pega Toledo nas quartas em Margaret

Ítalo Ferreira vence nas ondas do Main Break em Margaret
Ítalo Ferreira vence nas ondas do Main Break em Margaret. Foto: Dunbar / WSL

Tati Weston-Webb se classifica para as semis no feminino

No dia em que completou 27 anos de idade, o campeão mundial Ítalo Ferreira venceu a disputa brasileira contra Caio Ibelli e agora vai encarar Filipe Toledo nas quartas de final da etapa de Margaret River da Liga Mundial de Surfe (WSL), na Austrália. Já o líder do ranking, Gabriel Medina, foi derrotado nas oitavas na noite desta quarta-feira (5), assim como Peterson Crisanto e Jadson André.

Quem também segue na briga na quarta etapa do Tour, que está sendo disputada no Oeste da Austrália, é Tatiana Weston-Webb. A brasileira, número 3 do ranking feminino, venceu a bicampeã mundial Tyler Wright por 16,23 a 14,17 e vai enfrentar nas semis a australiana Stephanie Gilmore, heptacampeã da liga. Uma nova chamada para o encerramento da competição será feita nesta quinta-feira (6), às 20h15 (de Brasília).

As baterias das quartas

1 – John John Florence (HAV) x Griffin Colapinto (EUA)
2 – Jordy Smith (AFS) x Ryan Callinan (AUS)
3 – Seth Moniz (HAV) x Matthew McGillivray (AFS)
4 – Italo Ferreira (BRA) x Filipe Toledo (BRA)

As baterias das semis no feminino:

1 – Bronte Macaulay (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA)
2 – Carissa Moore (HAV) x Stephanie Gilmore (AUS)

Medina cai

Após o primeiro dia de adiamento desde o começo da janela, o mar reagiu nesta quarta para a conclusão das oitavas de final com baterias simultâneas de 40min, em ondas de 2m de altura no Main Break.

Líder do ranking e vindo de 3 finais consecutivas na temporada, Gabriel Medina cometeu muitas falhas na bateria contra o havaiano Seth Moniz. Precisando de apenas uma nota 3,84 para virar, quando perdia por 9,84 a 9,53, o líder do ranking acabou não conseguindo uma onda nos minutos finais e deu adeus à competição com a 9ª colocação. A derrota precoce deixa o caminho livre para Ítalo retomar a liderança se vencer a etapa.

Ítalo x Felipe

Ítalo Ferreira veio na bateria seguinte e não deu oportunidades para Caio Ibelli. O número 2 do ranking iniciou a disputa pegando várias ondas, e no meio do confronto já tinha colocado Caio em combinação. Com um total de 16,57 pontos, o campeão mundial fez a melhor a apresentação das oitavas, contra 10,83 de Caio, que também encerrou em 9º. Além de comemorar a classificação, Ítalo falou sobre a emoção de competir no dia do seu aniversário de 27 anos.

“É meu aniversário. Estava empolgado e acordei bem cedo hoje para vir treinar antes da minha bateria. Gostei muito das ondas e estou muito feliz de estar aqui. Quando tem onda é mais fácil. Você pega mais ondas, troca suas pontuações e o show fica melhor. Agora só faltam mais 3 para acabar”, comemorou. A entrevista foi divulgada na íntegra no site do Globo Esporte.

Já Filipinho veio no último duelo das oitavas contra Jadson André e venceu o compatriota por 11,83 a 9,47.

John John para Crisanto

Quem também pode aproveitar para diminuir a vantagem de Medina é o número 3 do ranking, John John Florence. Na primeira disputa das oitavas, Peterson Crisanto foi derrotado pelo havaiano por 13,50 a 8,97. O bicampeão mundial agora vai encarar o americano Griffin Colapinto nas quartas.

Confira os resultados das oitavas:

1 – John John Florence (HAV) 13,50 x 8,97 Peterson Crisanto (BRA)
2 – Griffin Colapinto (EUA) 14,66 x 8,33 Jeremy Flores (FRA)
3 – Jordy Smith (AFS) 10,10 x 9,23 Julian Wilson (AUS)
4 – Ryan Callinan (AUS) 14,86 x 10,36 Frederico Morais (POR)
5 – Gabriel Medina (BRA) 9,53 x 9,84 Seth Moniz (HAV)
6 – Matthew McGillivray (AFS) 12,77 x 11,08 Kanoa Igarashi (JAP)
7 – Italo Ferreira (BRA) 16,57 x 10,83 Caio Ibelli (BRA)
8 – Jadson Andre (BRA) 9,47 x 11,83 Filipe Toledo (BRA)

LEIA MAIS

Cezar Mutante, que nocauteou Nick Roehrick em apenas 37 segundos, lidera temporada regular no meio-pesado