Home Futebol Futebol: curiosidades sobre a Copa do Mundo que você deveria saber

Futebol: curiosidades sobre a Copa do Mundo que você deveria saber

Faltando poucos meses para o início do maior torneio de seleções do planeta, a contagem regressiva para a Copa do Mundo do Catar já começou para os amantes do futebol. Afinal, o tão esperado dia de abertura acontecerá em 21 de novembro, com a final sendo realizada no dia 18 do mês seguinte.

Mas, enquanto a data do pontapé inicial não chega, que tal mergulharmos um pouco na história do Mundial e ficarmos a par de alguns dos fatos curiosos mais importantes do torneio!?

O maior artilheiro em uma única edição

Um dos maiores jogadores da seleção francesa, o atacante Just Fontaine precisou de apenas um Mundial para deixar o seu nome eternizado. Em 1958, ano que marcou o primeiro título da Seleção Brasileira, Fontaine marcou 13 gols em seis partidas e se tornou o maior artilheiro em uma única edição do torneio.
Na história das Copas do Mundo, o jogador que mais se aproxima de Fontaine no número de gols anotados em uma única edição é o húngaro Sándor Kocsis, que balançou as redes em 11 oportunidades, em 1954.

Já na lista geral de goleadores, Fontaine aparece em quarto. Ele está atrás do alemão Gerd Müller (14 gols), do brasileiro Ronaldo Fenômeno (15 gols) e do alemão Miroslav Klose (16 gols).

curiosidades sobre a Copa do Mundo

Fatos curiosos envolvendo disputa por pênaltis

Um dos momentos mais carregados de emoções do futebol, o tema disputa de pênaltis diverge opiniões. Afinal, é habilidade, estratégia ou o fator acaso que define os vencedores?

Para a lenda Franz Beckenbauer, por exemplo, campeão do mundo como jogador (1974) e técnico (1990) pela seleção alemã, o pênalti envolve mais o fator acaso do que propriamente a competência dos batedores.

Vale destacar que, no Mundial de 1990, quando Beckenbauer treinava a Alemanha, a sua seleção precisou passar pelas penalidades máximas contra a Inglaterra na fase semifinal. Na ocasião, os alemães venceram os ingleses por 4 a 3 e, mais tarde, bateram a Argentina na decisão.

O fato é que a disputa por pênaltis em mundiais de seleções só passou a ser adotada pela Fifa na Copa do Mundo de 1978, na Argentina. De lá para cá, foram registradas 30 decisões por penalidades, sendo os argentinos e os alemães os maiores vencedores na história do torneio; quatro vitórias para cada seleção:

  • Alemanha – 1982, 1986, 1990 e 2006;
  • Argentina – 1990 (duas vitórias), 1998 e 2014.

brasil copa do mundo

A única seleção que disputou todas as edições

Você sabe qual é o único país a ter competido em todas as Copas do Mundo? Antes, vale ressaltar que até hoje foram disputadas 21 edições, sendo a primeira em 1930, no Uruguai, e a última em 2018, na Rússia.

Na história da competição apenas a Seleção Brasileira jogou todas as 21 edições. Logo atrás do time canarinho vem a Alemanha, com 19 aparições, e a Itália, com 18.
Como muitos de nós já sabemos, o pentacampeão Brasil também é o maior detentor de títulos. Sendo assim, apenas a tetracampeã Alemanha poderá igualar o país na Copa do Mundo do Catar.

Esse cenário só acontece porque a Itália, tetracampeã mundial como a Alemanha, não conseguiu se classificar para a disputa do Mundial catariano.

cristiano ronaldo

O Catar é logo ali: Cristiano Ronaldo pode fazer história

Por mais expressivas que pareçam algumas marcas atingidas nas Copas do Mundo, os recordes não duram para sempre. Afinal, como diz o ditado popular, tabus foram feitos para serem quebrados.

Um dos recordes mais impressionantes e que provavelmente deverá ser quebrado no Catar, se trata de gols marcados por um único jogador em diferentes edições do torneio. Até hoje, apenas o brasileiro Pelé, os alemães Miroslav Klose e Uwe Seeler, assim como o português Cristiano Ronaldo, balançaram as redes em quatro anos distintos.

Consequentemente, como o multicampeão Cristiano Ronaldo é o único jogador em atividade dessa lista e muito provavelmente estará entre os convocados de Portugal para o Mundial do Catar, as chances do craque português se tornar o único atleta da história a marcar em cinco Copas do Mundo são consideráveis.

Até porque, além de ser um dos melhores jogadores do planeta, ele é o batedor de pênaltis oficial de sua seleção, o que aumenta ainda mais a probabilidade de alcançar tal feito.

 

Popular

Quais são as principais ameaças de Glover Teixeira no light heavyweight?

Foto: Unsplash Um dos brasileiros que vêm se destacando no Ultimate Fighting Championship atualmente, Glover Teixeira é o atual detentor do cinturão da categoria light...

Conheça a história do vôlei no Brasil

Vôlei, ou voleibol como também é conhecido chegou no Brasil em 1915 O vôlei chegou ao Brasil no ano de 1915, mas não se sabe...

Veja a lista de campeões mundiais de surf masculino e feminino

O brasileiro Gabriel Medina está entre os campeões mundiais de surf  Um dos campeões mundiais de surf é o brasileiro, Gabriel Medina, que conquistou o...

Qual a origem do futebol americano e como funciona?

Futebol americano é um esporte muito popular e super prática nos Estados Unidos Além do soccer, ou seja, o futebol tradicional brasileiro, o futebol americano...

6 melhores lutadoras de MMA de todos os tempos

Descubra agora quais são as melhores lutadoras de MMA de sempre Artes Marciais Mistas, ou como é mais conhecida, o MMA, é um esporte híbrido...

Marketing esportivo e o comportamento dos consumidores

Redes sociais possuem um papel cada vez maior no consumidor esportivo Que o avanço tecnológico mudou o mundo, nós já sabemos. Mas nem tudo nessas...

Tecnologia nos esportes: conheça 5 que mudaram a rotina

A tecnologia transforma o mundo, inclusive o mundo esportivo Diariamente a tecnologia nos esportes muda a maneira como se pratica e assiste esportes. Graças a...

Inclusão no esporte para deficientes: importância e benefícios

Esporte muda a vida das pessoas, principalmente para pessoas com deficiência Esportes mudam as pessoas e transformam suas vidas, além de ser muito importante para...