Franca domina Paulistano e conquista tricampeonato estadual

Reprodução Twitter @FrancaBasquete
Reprodução Twitter @FrancaBasquete

O Franca Basquete conquistou o tricampeonato paulista ao vencer o Paulistano por 70 a 54, no ginásio Antônio Prado Júnior, em São Paulo, na noite desta terça-feira, na conclusão do Final Four do campeonato estadual.

Campeão em 2018 e 2019, os francanos chegaram à terceira conquista consecutiva do Paulista sob o comando de Helinho Garcia, que alcançou um feito que seu pai, o lendário Hélio Rubens, não conseguiu em âmbito estadual.

O título coroa a reformulação que o clube foi obrigado a fazer por conta da pandemia do novo coronavírus. O elenco perdeu seis atletas, como Hettsheimeir e David Jackson, e ganhou vários atletas da base. Na campanha, Franca fez oito jogos, com seis vitórias e duas derrotas, ambas para Bauru.

Na partida, Lucas Dias foi o cestinha com 19 pontos. André Goes, com 14, Guilherme Hubner, com 11, e Gui Abreu, com dez, também contribuíram para a vitória. O armador Elinho se destacou mais uma vez nas assistências, com nove na partida. Pelo CAP, Victor André conseguiu um duplo-duplo, com 12 pontos e 11 rebotes.

O técnico Helinho e seus comandados foram amplamente superiores no trabalho coletivo, com 25 assistências contra somente oito do Paulistano. A equipe da capital paulista liderou em rebotes, com 45 a 40, sendo 20 de ataque, porém, só marcou 11 pontos em segundas chances, com baixo aproveitamento nos arremessos, convertendo apenas três bolas do perímetro em 36 tentativas (8%) e 17 de 37 de dois (45%).

Por outro lado, o Sesi Franca marcou dez bolas de três pontos em 25 arremessos (40%) e 17 em 32 tentativas nos chutes de dois (53%). Na edição de 2020 do Paulista de basquete masculino, o time francano fez oito partidas e ganhou seis, sendo derrotado apenas pelo Zopone/Gocil Bauru Basket na competição e em duas oportunidades.

O jogo

A aposta em uma defesa agressiva e paciência no ataque para abrir vantagem se mostrou eficiente ao Franca. O primeiro período teve equilíbrio, mas o ala Lucas Dias destoou e contribuiu com oito pontos para o time francano vencer por 18 a 15.

No segundo quarto, Franca chegou a abrir nove pontos logo no começo, mas uma paralisação do técnico Régis Marrelli fez o Paulistano reagir no marcador e baixar a diferença para três pontos. A partir daí, os francanos mudaram a postura ofensiva e começaram a chutar de longa distância. André Goes acertou três bolas de três, Lucas Dias e Gui Abreu uma cada e desta forma os visitantes abriram vantagem e pavimentaram o caminho rumo ao tricampeonato.

O terceiro quarto ratificou o domínio do Franca. As atuações individuais de Lucas Dias, Elinho, Gui Abreu, André Goes, Guilherme Hubner e Danilo Fuzaro permitiram ao Franca ampliar a diferença para 19 pontos, em um quarto onde a qualidade defensiva foi preponderante ao limitar o Paulistano a apenas seis pontos.

O último período teve troca de pontos entre as equipes e o time francano no controle do placar até o cronômetro zerar e a tradicional agremiação do interior do estado celebrar seu 14º título, agora empatado com o Corinthians como os maiores vencedores da competição que é disputada desde 1932.

LEIA MAIS