Home Basquete Franca domina Paulistano e conquista tricampeonato estadual

Franca domina Paulistano e conquista tricampeonato estadual

O Franca Basquete conquistou o tricampeonato paulista ao vencer o Paulistano por 70 a 54, no ginásio Antônio Prado Júnior, em São Paulo, na noite desta terça-feira, na conclusão do Final Four do campeonato estadual.

Campeão em 2018 e 2019, os francanos chegaram à terceira conquista consecutiva do Paulista sob o comando de Helinho Garcia, que alcançou um feito que seu pai, o lendário Hélio Rubens, não conseguiu em âmbito estadual.

O título coroa a reformulação que o clube foi obrigado a fazer por conta da pandemia do novo coronavírus. O elenco perdeu seis atletas, como Hettsheimeir e David Jackson, e ganhou vários atletas da base. Na campanha, Franca fez oito jogos, com seis vitórias e duas derrotas, ambas para Bauru.

Na partida, Lucas Dias foi o cestinha com 19 pontos. André Goes, com 14, Guilherme Hubner, com 11, e Gui Abreu, com dez, também contribuíram para a vitória. O armador Elinho se destacou mais uma vez nas assistências, com nove na partida. Pelo CAP, Victor André conseguiu um duplo-duplo, com 12 pontos e 11 rebotes.

O técnico Helinho e seus comandados foram amplamente superiores no trabalho coletivo, com 25 assistências contra somente oito do Paulistano. A equipe da capital paulista liderou em rebotes, com 45 a 40, sendo 20 de ataque, porém, só marcou 11 pontos em segundas chances, com baixo aproveitamento nos arremessos, convertendo apenas três bolas do perímetro em 36 tentativas (8%) e 17 de 37 de dois (45%).

Por outro lado, o Sesi Franca marcou dez bolas de três pontos em 25 arremessos (40%) e 17 em 32 tentativas nos chutes de dois (53%). Na edição de 2020 do Paulista de basquete masculino, o time francano fez oito partidas e ganhou seis, sendo derrotado apenas pelo Zopone/Gocil Bauru Basket na competição e em duas oportunidades.

O jogo

A aposta em uma defesa agressiva e paciência no ataque para abrir vantagem se mostrou eficiente ao Franca. O primeiro período teve equilíbrio, mas o ala Lucas Dias destoou e contribuiu com oito pontos para o time francano vencer por 18 a 15.

No segundo quarto, Franca chegou a abrir nove pontos logo no começo, mas uma paralisação do técnico Régis Marrelli fez o Paulistano reagir no marcador e baixar a diferença para três pontos. A partir daí, os francanos mudaram a postura ofensiva e começaram a chutar de longa distância. André Goes acertou três bolas de três, Lucas Dias e Gui Abreu uma cada e desta forma os visitantes abriram vantagem e pavimentaram o caminho rumo ao tricampeonato.

O terceiro quarto ratificou o domínio do Franca. As atuações individuais de Lucas Dias, Elinho, Gui Abreu, André Goes, Guilherme Hubner e Danilo Fuzaro permitiram ao Franca ampliar a diferença para 19 pontos, em um quarto onde a qualidade defensiva foi preponderante ao limitar o Paulistano a apenas seis pontos.

O último período teve troca de pontos entre as equipes e o time francano no controle do placar até o cronômetro zerar e a tradicional agremiação do interior do estado celebrar seu 14º título, agora empatado com o Corinthians como os maiores vencedores da competição que é disputada desde 1932.

LEIA MAIS

- Advertisment -

Popular

Alex Cowboy promete nocaute no UFC de sábado

Seu adversário foi substituído por Ramazan Kuramagomedov Alex Cowboy levou um susto na última segunda-feira (22), quando deixou a cidade de Três Rios (RJ) rumo...

Rodrigo Caio reencontra São Paulo no Morumbi pela primeira vez desde saída

Absoluto no Flamengo, zagueiro fará seu primeiro jogo contra o time que o revelou no estádio Não é só Rogério Ceni que terá um reencontro...

Vasco tem missão inglória no ato final do Brasileiro

Com despedida de Luxa, diretoria anunciará mudanças estruturais em coletiva de Jorge Salgado já com planejamento do cenário de Série B em curso O Vasco...

Neymar se aproxima de renovação com PSG

Negociação com Mbappé, no entanto, parece menos avançada. Os dois craques do Paris terminam contrato em junho de 2022 A renovação do contrato de Neymar...