Seleções divulgam as listas com os 26 convocados para os primeiros compromissos pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022
As seleções de França e Inglaterra divulgaram nesta quinta-feira (18) as suas listas de convocados para os primeiros compromissos pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2022. Os franceses enfrentam a Ucrânia na próxima quarta-feira (24), pelo Grupo D, enquanto que os ingleses encaram San Marino, pelo Grupo I, na quinta (25).
A França tem como principal novidade o retorno do atacante Ousmane Dembélé, do Barcelona. Ele não era convocado pelo treinador Didier Deschamps desde novembro de 2018. Com menos lesões nesta temporada, Dembélé disputou até agora 34 partidas pelo Barça e marcou oito gols.
Outros atletas que voltaram nesta convocação da seleção francesa foram o zagueiro Kurt Zouma, do Chelsea, o lateral-direito Léo Dubois, do Lyon, o volante Tanguy Ndombélé, do Tottenham, e o meia-atacante Thomas Lemar, do Atlético de Madrid.
Além de enfrentar a Ucrânia na semana que vem, a França joga contra o Cazaquistão no dia 28 de março e contra a Bósnia no dia 31.
Lista de convocados da França segundo o site do Globo Esporte
Goleiros: Alphonse Areola (Fulham), Hugo Lloris (Tottenham), Mike Maignan (Lille) e Steve Mandanda (Olympique de Marselha).
Defensores: Lucas Digne (Everton), Léo Dubois (Lyon), Lucas Hernandez (Bayern de Munique), Presnel Kimpembe (PSG), Clément Lenglet (Barcelona), Ferland Mendy (Real Madrid), Benjamin Pavard (Bayern de Munique), Raphaël Varane (Real Madrid) e Kurt Zouma (Chelsea).
Meio-campistas: N’Golo Kanté (Chelsea), Thomas Lemar (Atlético Madrid), Tanguy Ndombélé (Tottenham), Paul Pogba (Manchester United), Adrien Rabiot (Juventus) e Moussa Sissoko (Tottenham).
Atacantes: Wissam Ben Yedder (Monaco), Kingsley Coman (Bayern de Munique), Ousmane Dembélé (Barcelona), Olivier Giroud (Chelsea), Antoine Griezmann (Barcelona), Anthony Martial (Manchester United) e Kylian Mbappé (PSG).
English Team: Lingard volta; Arnold fora
Por sua vez, a Inglaterra não pôde convocar 10 jogadores que costumam figurar na seleção, devido a lesões: Jordan Pickford, Joe Gomez, Jadon Sancho, Jordan Henderson, Harvey Barnes, Danny Ings, James Maddison, Jack Grealish, Tammy Abraham e Callum Wilson.
Chamou atenção também o fato do treinador Gareth Southgate ter deixado fora da lista o lateral-direito Trent Alexander-Arnold, do Liverpool. A explicação para isso foi o desempenho ruim dele e de sua equipe como um todo na temporada.
Uma novidade foi o atacante Ollie Watkins, do Aston Villa. Ele tem 12 gols em 30 partidas nesta temporada. Outro estreante no English Team é o goleiro Sam Johnstone, do West Bromwich. Destaque também para as voltas do zagueiro John Stones, do Manchester City, do lateral-esquerdo Luke Shaw, do Manchester United, e do atacante Jesse Lingard, do West Ham. Lingard não era convocado desde junho de 2019.
A lista de 26 nomes do treinador Gareth Southgate deve ser reduzida para 25. A federação inglesa não espera que o meia Jude Bellingham seja liberado pelo Borussia Dortmund, devido às restrições de viagem na Europa e a necessidade de quarentena no retorno à Alemanha.
A Inglaterra enfrenta a seleção de San Marino na próxima quinta-feira (25). Depois, no domingo, dia 28 de março, a Albânia. E fechando a Data Fifa, tem o duelo contra a Polônia, concorrente direto pela liderança do Grupo I, na teoria.
Lista de convocados da Inglaterra segundo o site do Globo Esporte
Goleiros: Dean Henderson (Manchester United), Sam Johnstone (West Bromwich) e Nick Pope (Burnley).
Defensores: Ben Chilwell (Chelsea), Conor Coady (Wolverhampton), Eric Dier (Tottenham), Reece James (Chelsea), Harry Maguire (Manchester United), Tyrone Mings (Aston Villa), Luke Shaw (Manchester United), John Stones (Manchester City), Kieran Trippier (Atlético de Madrid) e Kyle Walker (Manchester City).
Meio-campistas: Jude Bellingham (Borussia Dortmund), Phil Foden (Manchester City), Jesse Lingard (West Ham), Mason Mount (Chelsea), Kalvin Phillips (Leeds), Declan Rice (West Ham) e James Ward-Prowse (Southampton).
Atacantes: Dominic Calvert-Lewin (Everton), Harry Kane (Tottenham), Marcus Rashford (Manchester United), Bukayo Saka (Arsenal), Raheem Sterling (Manchester City) e Ollie Watkins (Aston Villa).
Essa Data Fifa do fim de março é a última antes da disputa da próxima Eurocopa, em junho. As seleções divulgarão a lista para o torneio continental em maio. A França está no Grupo F da Euro, junto de Alemanha, Hungria e Portugal. Enquanto isso, a Inglaterra faz parte do Grupo D, com Croácia, Escócia e República Tcheca. A abertura será no dia 11 de junho, com o jogo entre Turquia e Itália.
LEIA MAIS