Flamengo e Fortaleza vencem na abertura do NBB

Fortaleza x Campo Mourão, NBB — Foto: Marcelo Cortes/CRF
Fortaleza x Campo Mourão, NBB — Foto: Marcelo Cortes/CRF

Campeonato começou com show do time carioca sobre o Minas

A terça-feira (10) marcou o início da 13ª edição do NBB com duas partidas. Devido a pandemia da Covid-19, a competição adotou um formato de sedes, para diminuir a distância percorrida em viagens das equipes e assegurar maior segurança aos atletas, comissão, árbitros e demais profissionais

Desta forma, Rio de Janeiro, São Paulo, Mogi das Cruzes e Brasília receberão os confrontos que irão até o dia 12 de janeiro. O formato do segundo turno dependerá de dois fatores para ser definido segundo a Liga Nacional de Basquete, organizadora do campeonato: o monitoramento da pandemia e o andamento das sedes.

As partidas desta terça foram disputadas no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Na abertura da rodada, o Basquete Cearense, que fechou parceria com o Fortaleza, superou o Campo Mourão-PR por 71 a 64 (28 a 19). O destaque do jogo foi o ala norte-americano Desmond Holloway, que terminou como cestinha ao marcar 21 pontos.

(1-0) Flamengo 102 x 68 Minas (0-1)

Grande favorito ao título do NBB, o Flamengo mostrou força dentro de quadra e dominou o Minas. Os cariocas venceram por 102 a 68 e se colocaram oficialmente como o time a ser batido na competição.

Marquinhos, com 16 pontos, Rafael Hettsheimeir (15 pontos), Chuzito González e Léo Demétrio (13 pontos cada) e Franco Balbi, com 11 pontos e seis assistências se destacaram pelo Rubro-Negro. No entanto, foi Yago Mateus provavelmente o principal jogador da equipe na partida. Com oito pontos, seis rebotes e 12 assistências, o armador comandou os cariocas enquanto esteve em quadra.

Pela equipe mineira, JP Batista foi o principal destaque. O MVP de 2018-19 anotou 14 pontos e 12 rebotes em sua reestreia no NBB. Além dele, Davi Rossetto com 12 pontos e Rafa Moreira (11), tentaram, sem sucesso, manter o Minas na partida.

(0-1) Campo Mourão 61 x 74 Fortaleza BC (1-0)

Em sua primeira partida oficial após a parceria do Basquete Cearense ao Fortaleza, a equipe nordestina bateu o Campo Mourão, que retorna ao NBB após hiato de dois anos, por 74 a 61.

Os destaques da equipe cearense foram os norte-americanos Desmond Holloway e Dontrell Brite. MVP de 2016-17, Holloway foi o cestinha da partida com 21 pontos, além de contribuir com quatro rebotes e três bolas de longa distância. Já o armado deixou 14 pontos e sete assistências. Vale o destaque também para o estreante Lucas “Bebê”, que contribuiu com nove pontos, cinco rebotes, cinco assistências e dois tocos no triunfo de sua equipe.

O argentino Stefano Pierotti e o pivô Lucão foram os grandes destaques da equipe paranaense. O armador anotou 14 pontos, cinco rebotes e cinco assistências, enquanto Lucão terminou a partida com um duplo-duplo (dez pontos, 12 rebotes) e três tocos.

Jogos da semana

12/11 (quinta-feira):

Unifacisa x Campo Mourão (15h30);
Corinthians x Franca (15h30);
Fortaleza BC x Flamengo (18h);
Minas x Pato Basquete (20h30).

13/11 (sexta-feira): Mogi x Bauru (20h) – DAZN

14/11 (sábado):
Campo Mourão x Minas (15h);
São Paulo x Corinthians (16h);
Pato Basquete x Fortaleza BC (14h30);
Brasília x Paulistano (18h30);
Flamengo x Unifacisa (20h);
Franca x Pinheiros (21h).

Representante do Rio Grande do Sul no torneio, o Caxias do Sul Basquete irá estrear no dia 18, contra o Brasília, em Mogi das Cruzes.

LEIA MAIS