
Campeão em 2011/12, Chelsea vai disputar a sua terceira final. As duas equipes se destacaram nesta edição pela baixa quantidade de gols sofridos
Manchester City contra Chelsea. Essa é a final da Liga dos Campeões desta temporada. Será a terceira vez que a Champions League se encerrará com o embate de duas equipes inglesas, a oitava que com clubes do mesmo país. Além disso, a finalíssima do torneio contará com o 42º time diferente.
A decisão da Liga dos Campeões será no dia 29 de maio, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia.
O City é o 42º time diferente a decidir Champions League na história. O Chelsea foi o 39º, com a primeira vez em 2007/08.
O Manchester City vai disputar a final da Liga dos Campeões pela primeira vez em sua história. Antes de chegar à decisão da atual edição, sua melhor classificação havia sido na temporada 2015/16, quando foi eliminado pelo Real Madrid. Nas outras três tentativas com o técnico Pep Guardiola, as mais recentes, o City caíra nas quartas de final.
Mas nesta temporada foi diferente. Dono de uma das melhores campanhas na fase de grupos, com 16 pontos (ao lado do Bayern), o City deixou para trás Porto, Olympiacos e Olympique de Marselha. Depois, no mata-mata, despachou Borussia Mönchengladbach, Borussia Dortmund e, mais recentemente, o Paris Saint-Germain.
- Campanha do Manchester City até a final: 12 jogos (11 vitórias e um empate), com 25 gols a favor e quatro contra.
Enquanto isso, o Chelsea se prepara para a sua terceira participação no “grand finale” do futebol europeu. A primeira vez foi em 2007/08, quando perdeu nos pênalti para o Manchester United. Mas em 2011/12 os Blues ficaram com o título, ao superar o Bayern de Munique nas cobranças decisivas.
Assim como o City, o Chelsea também terminou como líder de seu grupo nesta edição, com 14 pontos, a frente de Sevilla, Krasnodar e Rennes. Superou nas oitavas de final o Atlético de Madrid. Nas quartas, o Porto. E agora na semifinal o Real Madrid.
- Campanha do Chelsea até a final: 12 jogos (oito vitórias, três empates e uma derrota), com 22 gols pró e quatro contra
Essa será a oitava final de Champions League com dois representantes do mesmo país, a terceira só com ingleses. As outras duas foram em 2007/08, com Manchester United (campeão) e Chelsea, e depois em 2018/19, com Liverpool (vencedor) e Tottenham.
Finais da Liga dos Campeões entre equipes do mesmo país:
- 1999/00: Real Madrid 3 x 0 Valencia (Espanha)
- 2002/03: Milan 0 x 0 Juventus (Itália)
- 2007/08: Manchester United 1 x 1 Chelsea (Inglaterra)
- 2012/13: Bayern de Munique 2 x 1 Borussia Dortmund (Alemanha)
- 2013/14: Real Madrid 4 x 1 Atlético de Madrid (Espanha)
- 2015/16: Real Madrid 1 x 1 Atlético de Madrid (Espanha)
- 2018/19: Liverpool 2 x 0 Tottenham (Inglaterra)
- 2020/21: Manchester City x Chelsea (Inglaterra)
Aliás, a Inglaterra é o país que mais teve representantes diferentes na decisão do principal torneio europeu (no modelo antigo e na Champions League somados). São nove até hoje: Arsenal, Aston Villa, Chelsea, Leeds United, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Nottingham Forest e Tottenham.
Países com mais clubes diferentes na final da Liga dos Campeões:
- Inglaterra (9): Arsenal, Aston Villa, Chelsea, Leeds United, Liverpool, Manchester United, Nottingham Forest, Tottenham e Manchester City
- Itália (6): Milan, Juventus, Inter de Milão, Fiorentina, Roma e Sampdoria
- Alemanha (6): Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen, Borussia Monchengladbach, Eintracht Frankfurt e Hamburgo
- França (5): PSG, Olympique de Marselha, Saint-Étienne, Monaco e Reims
- Espanha (4): Real Madrid, Barcelona, Valencia e Atlético de Madrid
É também a nação com o maior número de campeões: cinco (Aston Villa, Chelsea, Liverpool, Manchester United e Nottingham Forest). Mas são os espanhóis que mais vezes disputaram a final, em 29 ocasiões.
No último jogo entre Chelsea e Manchester City, em abril, pela semifinal da Copa da Inglaterra, o time de Londres levou a melhor: vitória por 1 a 0.
LEIA MAIS