Home Mais Esportes Felipe Luís, Thiago Silva e Paulinho fazem curso de treinador da CBF

Felipe Luís, Thiago Silva e Paulinho fazem curso de treinador da CBF

Jogadores que disputaram a última Copa do Mundo pela seleção brasileira, dão primeiro passo em nova carreira no futebol

Você já parou para pensar que grandes nomes da seleção brasileira poderiam se envolver em outros cargos futuros? Pois bem. Durante a pandemia do novo Coronavírus, três atletas da seleção do Brasil na última Copa do Mundo iniciaram a formação de treinador no curso da CBF (Confederação Brasileira de Futebol): os zagueiros Thiago Silva (36 anos) e Felipe Luís (35), e o meia Paulinho (32), estão tirando Licença B, primeira fase do processo que tem “A” e “Pro” como níveis mais elevados.

Dentre eles, o lateral-esquerdo do Flamengo é quem mais tem o pensamento amadurecido de ser técnico no futuro. Quando ainda atuava no Atlético de Madrid, ele costumava se juntar com seu amigo Tiago, ex-volante português e seu companheiro no clube espanhol, para avaliar jogos e discutir soluções.

“Tenho o sonho de ser treinador, um grande interesse, quis economizar tempo para quando eu parar de jogar. Além de aprender, compartilhar momentos com professores e alunos, fazer amizades. Apendi muito, inclusive com o analista do Athletico-PR, Caio Fonseca, um dos melhores. Foi uma experiência muito legal”, falou Filipe ao blog.

Todas as aulas foram online seguindo todas as orientações de distanciamento social impostas devido a pandemia da Covid-19. Isso possibilitou aos três, em atividade, conciliar a agenda dos times deste ano que teve calendário ainda mais apertado e acompanhar o curso. Nos casos de Thiago Silva, em sua primeira temporada no Chelsea, da Inglaterra, e Paulinho, no Guangzhou Evergrande, da China, lugares que possuem o fuso horário bem peculiar, o modo virtual foi fundamental.

Veja também: Verstappen lidera 1º treino, Hamilton volta em 5º e Schumacher estreia em 18º

Os três jogadores sabem, no entanto, que terão de cumprir uma fase presencial quando as agendas e a vacinação autorizarem, para enfim, conseguirem a Licença B.

“A intenção é a busca de novos conhecimentos dentro do futebol, através de profissionais capacitados. Com didática e experiência, eles transmitem ensinamentos importantes para a profissão de treinador. Apesar da distância e do fuso horário, foi uma grande decisão”, declarou Paulinho, ex-zagueiro da seleção brasileira.

Ao site da CBF, o zagueiro Thiago Silva falou não estar certo de que assumirá o cargo de treinador, mas destacou a importância de estar pronto para isso desde já. Curiosamente, em entrevista a este blog, o técnico Sylvinho, auxiliar da seleção brasileira entre 2016 e 2019, portanto companheiro de trabalho do trio, revelou aconselhar esportistas da atualidade a fazer o curso enquanto jogam.

“Eu tive uma experiência pessoal, não é uma regra, mas jogávamos no Celta cinco brasileiros e cinco argentinos. Esses argentinos, uma vez por semana, iam para Corunha fazer o curso de treinadores da Uefa. Eu tenho relação com alguns jogadores brasileiros em atividade e acredito que isso está mudando, que haverá uma próxima geração de técnicos brasileiros com mais força. É uma questão de estar mais bem informado, da aceitação de trabalhar no futebol. Hoje, se tenho intimidade com esse jogador e ele está na dúvida sobre fazer o curso, eu digo: ‘Faça’”, finalizou Sylvinho, auxiliar da seleção brasileira entre 2016 e 2019 e companheiro de Felipe Luís, Thiago Silva e Paulinho.

Fonte: Globo Esporte

- Advertisment -

Popular

Suns vencem e adiam classificação dos Blazers aos playoffs

Devin Booker acerta dois lances livres no final e da vitória aos locais sobre o Portland por 118 a 117 Com um final de arrepiar,...

Jardine convoca Claudinho, Pedro e Gerson para a seleção olímpica

Atletas do Flamengo e atleta do Bragantino são novidades na lista de convocados para a próxima Data Fifa O treinador André Jardine anunciou nesta sexta-feira...

Corinthians fracassa ao apostar no Paulistão como único caminho viável

Timão usa equipe B contra Peñarol e cai na Sul-Americana Muita gente lamentou quando o Corinthians ficou fora da zona de classificação da Libertadores via Brasileirão-2020. Mas...

NBA: volta de Harden e estreia de Didi agitam a rodada

Noite de quarta-feira também tem homenagem a Varejão e suor dos Lakers sem LeBron e Davis Depois de mais um mês fora das quadras, James...