Home Futebol Felipe Ferreira supera afastamento dos gramados por doping no início da carreira...

Felipe Ferreira supera afastamento dos gramados por doping no início da carreira no Grêmio

Ferreira é destaque no time do Cuiabá, porém está de fora da partida de hoje

Grêmio e Cuiabá irão se enfrentar às 19h desta quarta-feira (11), na Arena do Pantanal, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. A equipe do Mato Grosso possui entre suas estrelas o meia Felipe Ferreira, atleta de 26 anos formado no Tricolor e que viveu uma das fases mais difíceis da carreira no clube gaúcho. O jogador, no entanto, está fora da partida de hoje.

Felipe Ferreira foi pego em exame antidoping no confronto da Copa do Brasil sub-20 em disputa contra o Vitória no dia 28 de dezembro de 2012. O jogador testou positivo para methylhexaneamina, uma substância achada em um suplemento e em uma lista de substâncias de uso proibido da Agência Mundial Antidoping.

O jogador acabou sendo afastado por oito meses pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e permaneceu suspenso dos gramados exatamente na etapa final de formação, na equipe sub-20 do Grêmio. O castigo abalou psicologicamente o atleta, por ter que cumprir por algo que não havia sido culpado.

Felipe inclusive, seria a opção pelo então treinador Marcelo Mabília no começo do Gauchão de 2014. Aquela equipe ficou conhecida por promover alguns jovens para o Grêmio. Entre os nomes, Everton Cebolinha e Luan. O ex-técnico acha que o castigo por doping prejudicou a carreira de Ferreira.

Fique por dentro: Mesmo lesionado, Neymar é convocado por Tite

“Um meia muito habilidoso, de muita força, poder de finalização. Foi muito utilizado conosco como meia de centro no 4-2-3-1. Realmente essa situação do doping prejudicou muito a carreira dele. Sem dúvida, atrasou o processo de formação, de aproveitamento no profissional. Mas quem sabe tenha dado a maturidade necessária para hoje atingir esse nível. Ele vem de boa sequência na Ferroviária, teve bom aproveitamento no Vasco e agora está se firmando no Cuiabá em uma posição que até testamos ele”, elogia Marcelo Mabília.

O jogador inclusive deu assistência para o primeiro gol de Luan no Grêmio, contra o Brasil de Pelotas, no estádio Bento Freitas, em partida pelo Campeonato Gaúcho. Recebeu a bola pelo meio e enviou às costas da defesa para o então camisa 7.

Há pouco tempo atuou pelo Tubarão, em Santa Catarina, equipe da qual se deslocou para a Ferroviária. No ano passado, foi destaque pelo CRB e virou foco do Vasco. Em uma negociação polêmica, foi para o São Januário na época, mas retornou para a Ferroviária neste ano. Novamente foi destaque, agora pelo Paulistão e chegou ao Cuiabá por empréstimo em agosto.

Matheus Barbosa é outro jogador do Cuiabá com formação no Tricolor. O zagueiro teve estreia no profissional do Grêmio no ano de 2014 e atuou em dois confrontos pelo Campeonato Gaúcho. Foi emprestado e até hoje não teve mais oportunidades no Tricolor.

“Sempre foi um zagueiro titular nas categorias de base do Grêmio e seleção brasileira. Depois de um tempo teve um certo questionamento quanto à altura dele. Quando levei ele para o Tubarão, tinha sido rebaixado na segunda divisão do Campeonato Paulista. Falei com o empresário dele e queria levá-lo para jogar como volante. E ele fez um baita campeonato da segunda divisão, um baita Campeonato Catarinense depois. Foi para o Avaí, jogou a Série B toda, subiu. Mas aí na primeira divisão já é um perfil um pouquinho diferente de volante. Aí está de novo na segunda divisão fazendo uma baita campanha”, finalizou Mabília.

Fonte: UOL Esporte

Veja mais: Flamengo e Fortaleza vencem na abertura do NBB

- Advertisment -

Popular

Inter amarga vice sem vencer o Corinthians

Colorado vê Flamengo tropeçar e mesmo assim não consegue marcar uma vez diante do Timão Cinquenta e quatro minutos do segundo tempo no Beira-Rio, o...

Flamengo é bicampeão do Campeonato Brasileiro

Elenco Rubro-Negro se consagra como um dos melhores da história Um título conquistado apesar de uma derrota, em um jogo em que o time jogou...

Alex Cowboy promete nocaute no UFC de sábado

Seu adversário foi substituído por Ramazan Kuramagomedov Alex Cowboy levou um susto na última segunda-feira (22), quando deixou a cidade de Três Rios (RJ) rumo...

Rodrigo Caio reencontra São Paulo no Morumbi pela primeira vez desde saída

Absoluto no Flamengo, zagueiro fará seu primeiro jogo contra o time que o revelou no estádio Não é só Rogério Ceni que terá um reencontro...