Meia marcou pela primeira vez pelo time carioca em goleada sobre o Palestino, pela Copa Sul-Americana
Dia 5 de julho de 2017. Recém-eliminado da Libertadores naquele ano, o Flamengo estreava pela Copa Sul-Americana contra o Palestino, no Chile. A campanha, que terminaria com o vice-campeonato, iniciou bem: vitória por 5 a 2 e classificação encaminhada.
Foi a última partida do Flamengo no Chile desde então. Mas foi também, o começo de outra história. Naquele jogo, aos 43 minutos da segunda etapa, Everton Ribeiro anotou seu primeiro gol pelo clube, em cobrança de pênalti.
O meia tinha apenas um mês defendendo o time carioca. Havia sido anunciado em junho como a principal contratação do Flamengo para a temporada, comprado do Al Ahli por 6 milhões de euros. Já havia dado três assistências em suas primeiras partidas, mas ainda não havia marcado nenhum gol.
Passados quase quatro anos, Everton Ribeiro e o Flamengo voltarão ao Chile bem diferentes, para encarar o Unión La Calera, pela quarta rodada do Grupo G da Libertadores deste ano, nesta terça-feira (11).
O camisa 7 se firmou, virou capitão do time e foi uma das principais peças para um período de títulos do clube nas duas últimas temporadas.
O clube carioca, que naquela época ainda se atrapalhava contra adversários de menor investimento na América do Sul, foi desclassificado pelo próprio Palestino na Sul-Americana de 2016, mas mudou de patamar.
Campeão da Libertadores em 2019, a equipe rubro-negra é líder absoluta do Grupo G da atual temporada e precisa apenas de um triunfo para garantir a classificação com duas rodadas de antecedência.
Jogo “maluco” e muitas mudanças
Apenas três atletas que atuaram naquele jogo continuam no elenco do Flamengo: o lateral-esquerdo Renê, o volante Willian Arão e o próprio Everton Ribeiro. No time comandado por Zé Ricardo, o jovem Vinicius Junior ficou no banco de reservas e sequer entrou em campo.
O Flamengo foi surpreendido na partida disputada em Santiago, em um frio de fazer os atletas usarem luvas. No primeiro minuto da segunda etapa, Réver abriu placar em cobrança de escanteio. O Palestino virou em seguida, com gols aos quatro e 11 minutos.
Logo depois, porém, o Flamengo tomou conta do jogo. Berrío empatou em jogada iniciada por Everton Ribeiro, Leandrão Damião virou novamente, e Rafael Vaz ampliou – foi também o primeiro gol do zagueiro pelo clube.
No fim, veio o gol de Everton Ribeiro. O camisa 7 recebeu lançamento de Rodinei e foi derrubado na área. Na cobrança do pênalti, marcou com chute no canto.
Escalação do Flamengo naquela disputa: Thiago, Rodinei, Réver, Rafael Vaz e Renê; Cuéllar, Willian Arão (Romulo) e Everton Ribeiro; Berrío (Mancuello), Leandro Damião (Felipe Vizeu) e Everton. Técnico: Zé Ricardo.
A nova fase de Everton Ribeiro
Everton Ribeiro retorna ao Chile ainda em busca de recuperar sua melhor fase pelo Flamengo. Desde a mudança tática de Rogério Ceni, com a ida de Willian Arão para a zaga e a entrada de Diego no meio, Everton ganhou mais responsabilidade defensiva e não tem aparecido tanto no ataque.
A assistência para Gabigol no triunfo sobre a LDU, na última semana, foi a primeira participação em gol de Everton Ribeiro na temporada.
Ainda assim, ele segue com a confiança de Ceni e como titular da equipe. Na volta ao Chile, mesmo em uma cidade diferente, terá boas lembranças para embalar sua tentativa de retomada.
Flamengo e Unión La Calera se enfrentam às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira (11), no estádio Nicolás Chahuán Nazar, em La Calera.
LEIA MAIS