Há quatro anos, Everton Ribeiro marcou seu primeiro gol pelo Flamengo em disputa no Chile

Everton Ribeiro comemora seu primeiro gol pelo Flamengo
Everton Ribeiro comemora seu primeiro gol pelo Flamengo. Foto: Reuters

Meia marcou pela primeira vez pelo time carioca em goleada sobre o Palestino, pela Copa Sul-Americana

Dia 5 de julho de 2017. Recém-eliminado da Libertadores naquele ano, o Flamengo estreava pela Copa Sul-Americana contra o Palestino, no Chile. A campanha, que terminaria com o vice-campeonato, iniciou bem: vitória por 5 a 2 e classificação encaminhada.

Foi a última partida do Flamengo no Chile desde então. Mas foi também, o começo de outra história. Naquele jogo, aos 43 minutos da segunda etapa, Everton Ribeiro anotou seu primeiro gol pelo clube, em cobrança de pênalti.

O meia tinha apenas um mês defendendo o time carioca. Havia sido anunciado em junho como a principal contratação do Flamengo para a temporada, comprado do Al Ahli por 6 milhões de euros. Já havia dado três assistências em suas primeiras partidas, mas ainda não havia marcado nenhum gol.

Passados quase quatro anos, Everton Ribeiro e o Flamengo voltarão ao Chile bem diferentes, para encarar o Unión La Calera, pela quarta rodada do Grupo G da Libertadores deste ano, nesta terça-feira (11).

O camisa 7 se firmou, virou capitão do time e foi uma das principais peças para um período de títulos do clube nas duas últimas temporadas.

O clube carioca, que naquela época ainda se atrapalhava contra adversários de menor investimento na América do Sul, foi desclassificado pelo próprio Palestino na Sul-Americana de 2016, mas mudou de patamar.

Campeão da Libertadores em 2019, a equipe rubro-negra é líder absoluta do Grupo G da atual temporada e precisa apenas de um triunfo para garantir a classificação com duas rodadas de antecedência.

Jogo “maluco” e muitas mudanças

Apenas três atletas que atuaram naquele jogo continuam no elenco do Flamengo: o lateral-esquerdo Renê, o volante Willian Arão e o próprio Everton Ribeiro. No time comandado por Zé Ricardo, o jovem Vinicius Junior ficou no banco de reservas e sequer entrou em campo.

O Flamengo foi surpreendido na partida disputada em Santiago, em um frio de fazer os atletas usarem luvas. No primeiro minuto da segunda etapa, Réver abriu placar em cobrança de escanteio. O Palestino virou em seguida, com gols aos quatro e 11 minutos.

Logo depois, porém, o Flamengo tomou conta do jogo. Berrío empatou em jogada iniciada por Everton Ribeiro, Leandrão Damião virou novamente, e Rafael Vaz ampliou – foi também o primeiro gol do zagueiro pelo clube.

No fim, veio o gol de Everton Ribeiro. O camisa 7 recebeu lançamento de Rodinei e foi derrubado na área. Na cobrança do pênalti, marcou com chute no canto.

Escalação do Flamengo naquela disputa: Thiago, Rodinei, Réver, Rafael Vaz e Renê; Cuéllar, Willian Arão (Romulo) e Everton Ribeiro; Berrío (Mancuello), Leandro Damião (Felipe Vizeu) e Everton. Técnico: Zé Ricardo.

A nova fase de Everton Ribeiro

Everton Ribeiro retorna ao Chile ainda em busca de recuperar sua melhor fase pelo Flamengo. Desde a mudança tática de Rogério Ceni, com a ida de Willian Arão para a zaga e a entrada de Diego no meio, Everton ganhou mais responsabilidade defensiva e não tem aparecido tanto no ataque.

A assistência para Gabigol no triunfo sobre a LDU, na última semana, foi a primeira participação em gol de Everton Ribeiro na temporada.

Ainda assim, ele segue com a confiança de Ceni e como titular da equipe. Na volta ao Chile, mesmo em uma cidade diferente, terá boas lembranças para embalar sua tentativa de retomada.

Flamengo e Unión La Calera se enfrentam às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira (11), no estádio Nicolás Chahuán Nazar, em La Calera.

LEIA MAIS

Santos se livra do rebaixamento e vence o São Bento