Pular para o conteúdo

Descubra algumas das escolas de tênis para crianças no Brasil

    Escolas de tênis para crianças

    A prática de esportes é recomendada para todas as idades e é fundamental que seja estimulada desde cedo. São dezenas de modalidades tradicionais e que chamam a atenção da população. Neste artigo, você vai conhecer sobre as escolas de tênis para crianças no Brasil. Vai conhecer um pouco dos benefícios deste esporte para os mais novos e também o momento certo de procurar um local para a prática.

    Desenvolvimento nas escolas de tênis

    A prática de qualquer esporte deve ser iniciada o mais cedo possível. O mesmo funciona com o tênis. Isso porque ao fazer desde a infância é possível encontrar um maior desenvolvimento físico e mental.

    Práticas como futebol, natação, vôlei e algumas lutas são os mais populares, devido a facilidade de encontrar locais para as crianças participarem. Só que as escolas de tênis aparecem como alternativas.

    A recomendação de se começar cedo não se deve apenas a possibilidade do desenvolvimento de uma carreira. Por mais que ao entrar criança, o aluno tenha capacidade de se aperfeiçoar mais e ser descoberto mais cedo, o foco é no conhecimento e evolução do próprio corpo.

    Isso porque é ainda criança, que a pessoa desenvolve suas habilidades motoras e também as capacidades de lógica e disciplina.

    Nas escolas de tênis, os alunos também aprendem mais sobre o convívio coletivo e a trabalhar em equipe.

     

    Quando começar no tênis?

    Se você estiver se perguntando qual o melhor momento para procurar escolas de tênis para crianças saiba que é mais cedo do que você imagina.

    Isso porque não há uma regra exata de quando começar. Há espaços que trabalham já em diversas idades.

    Porém, é a partir dos 5 anos que já ocorrem aulas específicas de tênis infantil. Com esta idade a criança já pode ter um primeiro contato com este esporte da forma como ele realmente funciona.

    Já ao passar dos 7 anos, o aluno passa para um outro estágio. Aqui, ele pode ter treinamentos com técnicas variadas de golpes e também testar novas habilidades.

    Trata-se de uma faixa de idade em que os treinadores conseguem identificar se a criança tem indicações de que pode até mesmo se desenvolver dentro do esporte como um futuro atleta. E consequentemente, ter condições de uma maior progressão.

     

    Cinco Benefícios para crianças entrarem na Escola de Tênis

    Todos os esportes trazem benefícios para o desenvolvimento das crianças. Confira quatro pontos que fazem com que as escolas de tênis mais se destacam neste sentido.

    Desenvolvimento da coordenação motora

    Um dos principais destaques, especialmente devido aos constantes movimentos e trocas de direção é o desenvolvimento da coordenação motora.

    As crianças precisam trabalhar as corridas e também os movimentos dos braços. Além de trabalhar também as formas de cair e analisar capacidade de espaço.

    Melhora na concentração

    A necessidade de atenção a bola e as dimensões de tempo e espaço desenvolvem a concentração das crianças. Assim como também estimula o raciocínio rápido. Aspectos importantes no dia a dia e que também trazem ganhos no desenvolvimento escolar.

    Corpo saudável

    O tênis é um esporte que traz grandes queimas calórica, assim como também desenvolvem os músculos e articulações. Portanto, contribuem para que as crianças cresçam com um corpo mais saudável. Para isso, é preciso também ter uma alimentação que acompanhe essa perda de energia.

    Disciplina

    Por fim, o tênis desenvolve a disciplina entre os alunos. Afinal, as crianças convivem em um ambiente de regras e que exige um cumprimento da rotina para que ocorra uma evolução e aprendizado. Algo que os alunos levam para outras áreas da vida.

    Locais com escolas de tênis para crianças

    Todos os Estados contam com escolas de tênis para crianças nas capitais e grandes cidades. São diversos projetos que oferecem a opção de trabalhar o esporte para diferentes idades.

    Abaixo, você vai conferir algumas franquias e instituições que estão presentes em muitos Estados, mas em uma rápida pesquisa você também conseguirá encontrar outras alternativas.

    Escola Guga

    Para quem busca escolas de tênis para crianças no Brasil tem a oportunidade de ver seu filho praticar o esporte com a metodologia de um dos maiores ídolos desta modalidade.

    Isso porque a franquia Escola Guga está espalhada por dezenas de Estados brasileiros. Ao acessar o site do projeto, você pode filtrar por região e buscar o endereço que pode matricular a criança.

    Projeto Massificação Maria Esther Bueno

    Outro projeto que carrega o nome de uma grande tenista é o Projeto Massificação Maria Esther Bueno. Trata-se de uma instituição que oferece o tênis de forma recreativa para crianças entre 6 e 12 anos.

    O projeto está presente em todas as cinco regiões do país, distribuídas em 11 Estados, através de 29 cidades.

    Tênis+

    Com uma metodologia diferenciada, trazendo como referência a Escola Francesa de Tênis, a Tênis+ também está presente no Brasil oferecendo o ensino da prática para as crianças.

    .As unidades estão localizadas em dezenas de cidades de São Paulo e Espirito Santo.

    Tênis da Lagoa

    Mais um projeto muito famoso é o Tênis da Lagoa. Trata-se de um local que atende a mais de 180 crianças e adolescentes, que busca através da modalidade estimular jovens de baixa renda e também trazer consciência corporal e hábitos saudáveis.

    Como escolher uma das Escolas de tênis para crianças?

    A dúvida mais comum é de qual critério definir uma escola de esporte para seu filho. Por isso, a recomendação dos principais especialistas é que inicialmente o local tem que oferecer uma experiência lúdica.

    Portanto, não pode ser uma escola que já exija um desenvolvimento rápido e com foco em uma carreira. Isso é algo que pode ser construído a longo prazo.

    Por isso, é importante observar a metodologia desenvolvida no local, quais serão os professores e a disponibilidade para a prática.

    Claro, que esta sugestão é válida se na sua região tiver muitas opções de escolas de tênis. Caso só exista uma opção, o foco é observar se o local conta com uma estrutura básica para a prática e uma boa reputação.

    Acima de tudo, sempre que possível, procure um pediatra para conversar sobre se determinado esporte é o mais adequado para o seu filho.

    Marcações: