Eliminatórias Europa: Alemanha desperdiça chances e perde para a Macedônia

Macedônia vence Alemanha por 2 a 1 nas eliminatórias
Macedônia vence Alemanha por 2 a 1 nas eliminatórias. Foto: Reuters

Confira a classificação dos melhores de cada grupo

A Alemanha se tornou mais uma grande seleção a tropeçar nas eliminatórias europeias da Copa do Mundo de 2022. Na última quarta-feira (31), foi derrotada em casa para a Macedônia, por 2 a 1. Os visitantes abriram o placar em Duisburg aos 45 minutos de partida, com Pandev. Os tetracampeões mundiais chegaram a empatar no começo do segundo tempo, em pênalti sofrido por Sané e convertido por Gundogan, aos 16. Só que Elmas, aos 39, decretou o tropeço dos favoritos.

Tabela

A Macedônia conseguiu sua segunda vitória em três confrontos, chegou a seis pontos e passou a Alemanha no saldo de gols. Ficou na segunda colocação do Grupo J, liderado pela Armênia com 100% de aproveitamento depois de vencer a Romênia por 3 a 2, mais cedo nesta quarta-feira (31). As seleções voltam a campo pelas eliminatórias apenas em setembro, mas ainda têm a disputa da Eurocopa no meio do caminho, entre junho e julho.

Zebra toda solta

Quem não faz, leva. Esse é um dos princípios básicos do futebol. A Alemanha descumpriu a regra nesta quarta-feira e foi castigada. Com 62% da posse de bola, a equipe de Low ocupou o ataque e rondou a área inimiga durante toda a partida: teve um chute no travessão, um gol incrível perdido por Werner e bolas que passaram perto da meta.

A Macedônia, por sua vez, se defendeu e imprimiu uma pequena pressão no final de cada etapa do jogo. A estratégia deu certo: aos 45 da primeira etapa, Pandev abriu o placar. Gundogan empatou de pênalti aos 16 do segundo, e Elmas colocou a Macedônia à frente de novo aos 39.

Os gols da Macedônia foram jogadas trabalhadas e com boa troca de passes do ataque, até que Pandev e Elmas fossem encontrados livres na área para finalizar. A equipe ainda teve um pênalti não marcado, em cruzamento de escanteio que foi cortado por Gundogan com o braço.

O que a Macedônia tem?

O grupo J está bem propício para as surpresas. Apenas na 3ª colocação, a Alemanha vê Armênia e Macedônia à frente. A equipe comandada por Igor Angelovski, que derrotou os alemães nesta quarta, tem o 6º melhor ataque entre os 55 times das eliminatórias.

Do meio para frente, o experiente Pandev, do Genoa, é a figura mais conhecida da Macedônia. Trajkovski, artilheiro da seleção até agora, com três gols, atua no Mallorca, que briga pelo título da segunda divisão do Campeonato Espanhol. Elmas, do Napoli, divide o meio-campo com Bardhi, do Levante, e Ademi, do Dínamo Zagreb, que desclassificou o Tottenham da Liga Europa.

O sistema defensivo também conta com atletas espalhados pelas ligas europeias. Só um atleta que esteve em campo nesta quarta atua no futebol local: o lateral Bejtulai, que entrou na segunda etapa. Pode a Macedônia surpreender e brigar por uma vaga na Copa? Em setembro a história continua.

Veja abaixo a classificação das Eliminatórias por fase de Grupo divulgadas no site do Globo Esporte

Grupo A – liderado pelas seleções de Portugal e Sérvia, ambas com 7 pontos

Grupo B – liderado pelas seleções da Espanha e Suécia, com 7 e 3 pontos, respectivamente

Grupo C – liderado pelas seleções da Itália e Suíça, com 9 e 6 pontos, respectivamente

Grupo D – liderado pelas seleções da França e Ucrânia, com 7 e 3 pontos, respectivamente

Grupo E – liderado pelas seleções da Bélgica e República Tcheca, com 7 e 4 pontos, respectivamente

Grupo F – liderado pelas seleções da Dinamarca e Escócia, com 9 e 5 pontos, respectivamente

Grupo G – liderado pelas seleções da Turquia e Holanda, com 7 e 6 pontos, respectivamente

Grupo H – liderado pelas seleções da Croácia e Rússia, ambas com 6 pontos

Grupo I – liderado pelas seleções da Inglaterra e Hungria, com 9 e 7 pontos, respectivamente

Grupo J – liderado pelas seleções da Armênia e Macedônia do Norte, com 9 e 6 pontos, respectivamente

A Alemanha está no Grupo J e é a 3ª colocada entre as seleções, com 6 pontos. Atrás dela Romênia (3), Islândia (3) e Liechtenstein sem nenhum ponto.

LEIA MAIS

Grêmio vence primeiro Gre-Nal da temporada na Arena com golaço de Léo Chú