Após seis jogos sem vencer, outros treinadores são avaliados pela diretoria são-paulina
Fernando Diniz não é mais treinador do São Paulo. Ele foi demitido pelo presidente Julio Casares em reunião na tarde de hoje (1), um dia após a derrota por 2 a 1 para o Atlético-GO, ontem (31), em partida válida pela 33ª rodada do Brasileirão. A saída se dá devido à má fase do time, que após ser eliminado na semifinal da Copa do Brasil, perdeu a liderança da principal competição nacional após seis rodadas sem vencer.
O executivo de futebol, Raí, também deixou o cargo após o encontro vespertino. Sua saída do departamento de futebol já estava determinada para o final do Brasileirão, mas a crise vivida pelo Tricolor antecipou a mudança. O gaúcho Rui Costa, ex-Grêmio e Atlético-MG, vai assumir a função de gerente-executivo, atuando ao lado do coordenador Muricy Ramalho e do diretor estatutário Carlos Belmonte.
Restam cinco partidas para o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro 2020, e o assistente técnico Marcos Vizolli, ex-volante do time e ex-treinador das categorias de base, será o técnico interino. Vizolli foi promovido à comissão técnica do elenco profissional ao final de 2019, vindo da equipe do sub-19, como auxiliar fixo do clube.
“(Gostaria de) agradecer o trabalho desse bom profissional (Diniz). Trabalhou com muita determinação. É uma notícia muito ruim de se dar. Ninguém pensa nisso, mas a vida é assim. Mas hoje estamos comunicando oficialmente o desligamento do Diniz. Temos de agradecer pela relação profissional e por ter prestado serviço importante ao São Paulo”, disse Casares, em entrevista coletiva horas depois do anúncio da saída de Diniz. “Vizolli vai trabalhar independente de prazo, não vou fixar prazo. A questão de mercado vai andar com os profissionais, mas a visão técnica é o que vai prevalecer nesse momento”.
Fernando Diniz deixa o cargo que ocupava desde setembro de 2019 por decisão da nova gestão do São Paulo. O técnico era contratado na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e por isso, não tinha nenhuma multa rescisória estipulada em seu acordo. Não havia também prazo contratual no vínculo empregatício do treinador.
A demissão de Diniz se dá após a queda de produção da equipe são-paulina no Campeonato Brasileiro 2020. O time chegou a liderar a competição, com sete pontos de vantagem para o segundo colocado. Entretanto, o Tricolor está há seis jogos sem vencer – são dois empates e quatro derrotas – e deixou o topo da tabela após a goleada por 5 a 1 para o Internacional em casa.
Diniz ficou à frente do São Paulo por 75 jogos. Ele era o segundo treinador há mais tempo no cargo entre os profissionais em atividade pela Série A nacional, atrás apenas de Renato Gaúcho, do Grêmio. No período, obteve 34 vitórias, 20 empates e 20 derrotas. O time marcou 117 gols e sofreu 86 com o treinador do comando. Sob a batuta do técnico, a equipe tem 54,67% de aproveitamento.
Sem Fernando Diniz, a diretoria vai à procura de outro nome para o cargo no mercado da bola. Rogério Ceni, hoje questionado no Flamengo, é um dos favoritos do departamento de futebol. Miguel Ángel Ramirez, que comandou o Independiente Del Valle, do Equador, também agrada a diretoria. Assim como Vagner Mancini, hoje no Corinthians e que trabalhou na comissão técnica do Tricolor na temporada 2019.
Outros nomes são avaliados pela diretoria no mercado da bola. O São Paulo ainda tenta se manter entre os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro para assegurar uma vaga na próxima edição da Libertadores.
LEIA MAIS
São Paulo tem conversa com o treinador Miguel Ramírez desde 2020