Declaração de Neymar agita bastidores de PSG e Barcelona e jornais enxergam Messi no time francês como sonho possível

Foto: Reprodução/L'Equipe
Foto: Reprodução/L'Equipe

Imprensa europeia vê ida de Messi a Paris o caminho mais provável

A declaração do camisa 10 da seleção brasileira, de que espera voltar a atuar com Messi na próxima temporada, deixou os bastidores de PSG e Barcelona agitados. Foi manchete em todo planeta além de dar início a especulações antes da janela de transferências. Entretanto, jornais espanhóis e franceses divulgaram uma informação em comum: o caminho mais provável é ver o argentino em Paris.

A ocasião foi capa dos diários “Sport” e “Mundo Deportivo” de Barcelona, e do francês “L’Equipe”. Também esteve presente em diversos portais e em países diferentes, e o assunto tende a se repercutir por toda a temporada. Mas existem alguns motivos que apontam uma tendência maior para que o reencontro dos craques aconteça no PSG, e não no time do catalão:

  • O questionamento feito pelo jornalista da “ESPN” da Argentina a Neymar foi em relação a uma possível ida do atacante do Barça para o PSG:

“Messi estaria considerando uma oferta, que deve chegar. Seria lindo voltar a jogar com ele, não? ”

  • O Barcelona está em crise financeira. Carles Tusquets, presidente da Comissão Gestora do clube, declarou que Neymar só poderia chegar ao clube de graça.
  • O contrato do craque argentino com o Barcelona vai até junho de 2021. Neymar possui vínculo com o PSG até junho de 2022 e negocia renovação. A contratação de Messi instigaria a firmar novo acordo.

“Sport” e “Mundo Deportivo” ainda acreditam em possibilidades para que a dupla seja reeditada em Barcelona. Mas existe circunstâncias improváveis para que isso aconteça: a renovação de contrato do argentino, e uma negociação com trocas de atletas do Barcelona com o PSG.

Veja também: Oito jogadores entram em final de contrato com Fluminense em dezembro

A imprensa francesa, relaciona trunfos do lado do Paris para contar com Messi, de 33 anos. O “L’Equipe” e o “Le Parisien” declararam que Neymar fez contato com o argentino na última janela, depois de Messi expor seu desejo de deixar a equipe catalã.

A emissora “RMC” ainda menciona outro caminho para o PSG: vencer o atacante Mbappé. O jovem de quase 22 anos, também possui contrato até 2022 e tem conversas discretas para renovar. Ele estaria disposto a ser negociado. A quantia arrecadada, beneficiariam o cenário para os franceses na hora de atrair Messi.

A crise financeira e política do Barcelona

Em entrevista à rádio “RAC 1”, Carles Tusquets, presidente da Comissão Gestora do Barcelona, revelou a grave situação financeira do clube e deixou claro que é impossível contratar o camisa 10 do PSG. O dirigente evidenciou que o Barça deve atrasar salários em janeiro e assumiu até que venderia Messi na última janela.

“Eu teria vendido Messi no último verão. Economicamente, era o melhor a se fazer. Os salários dos jogadores em janeiro serão atrasados. A situação econômica do Barça é muito preocupante. Se (Neymar) vem de graça, poderíamos planejar. Se não, não há dinheiro para pagar… a não ser que o novo presidente venha com um milagre na mão”, falou Tusquets.

O Barcelona passará por eleições no dia 24 de janeiro, e dois dos concorrentes pretendem convencer o argentino a ficar na equipe. Victor Font é ligado a Xavi Hernández e poderia contratá-lo como treinador, o que deixaria Messi contente. Joan Laporta foi presidente do Barça entre 2003 e 2010 e possui bom relacionamento com o argentino. No entanto, em nenhum plano de mandato existe espaço para a volta de Neymar.

Fonte: Globo Esporte