Apesar de vitorioso na carreira, treinador nunca ganhou o torneio
Nesta quarta-feira (28), às 16h (de Brasília), o Santos encara o Ceará, na Vila Belmiro em busca pelo segundo título da Copa do Brasil em toda a sua história. O primeiro e único foi conquistado em 2010, quando Neymar, Robinho e companhia ainda atuavam no Peixe.
A disputa é válida pela ida das oitavas de final da competição. É o primeiro passo para o treinador Cuca buscar um título inédito em sua carreira. Mesmo sob comando do time em outros anos, o técnico do Peixe nunca venceu ou chegou à final da Copa do Brasil.
Cuca bateu as melhores campanhas na competição em 2007 e 2008, quando treinava o time do Botafogo. Nesses anos chegou a “bater na trave” levando o time do Rio de Janeiro até as semifinais. A pior foi em 2000, quando caiu com o Avaí pela primeira fase. Em 2003, liderou o Goiás já na semifinal do torneio e foi eliminado.
Em 2018, Cuca tomou o lugar de Jair Ventura e comandou o Peixe na Copa do Brasil. Estreou na eliminatória contra o Cruzeiro pelas quartas de final. O time mineiro levou a melhor, vencendo o jogo de ida na Vila Belmiro por 2 a 1 e no jogo de volta no Mineirão que acabou sendo decidido nas penalidades.
Algumas campanhas de Cuca na Copa do Brasil
1999 (Avaí): eliminado na segunda fase
2000 (Avaí): eliminado na primeira fase
2007 (Botafogo): eliminado na semifinal
2008 (Botafogo): eliminado na semifinal
2009 (Flamengo): eliminado nas quartas de final
2012 (Atlético-MG): eliminado nas oitavas de final
2013 (Atlético-MG): eliminado nas oitavas de final
2016 (Palmeiras): eliminado nas quartas de final
2017 (Palmeiras): eliminado nas quartas de final
2018 (Santos): eliminado nas quartas de final
2019 (São Paulo): eliminado nas oitavas de final
Veja também: A Superliga está de volta com estreia neste sábado (31)
Sobre o jogo
Cuca não esboçou o time titular do Peixe no último treino antes da disputa contra o Ceará. Pará e Alison se recuperam de lesões e possivelmente devem desfalcar o time. Madson pode ser o substituto e ganhar a titularidade enquanto Jobson deve continuar ocupando a vaga do camisa 5.
Carlos Sánchez que rompeu o ligamento do joelho também está fora do confronto e só deve retornar ao campo na próxima temporada. Cuca permanece na procura de um meia para a equipe. “Eu tenho tentado com o Arthur Gomes, Lucas Lourenço, Jean Mota… Com todos os meias que eu tenho tentado, a gente não teve aquele meia que disse ‘pronto, sou eu’. Precisamos continuar insistindo até que o momento chegue”, disse o treinador.
A princípio, Arthur Gomes será o responsável por armar as jogadas ofensivas do Peixe.
O time santista encerrou a sua preparação para a disputa contra o Ceará em jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
Possíveis escalações
Santos
João Paulo; Madson, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Jobson, Diego Pituca e Arthur Gomes (Jean Mota); Lucas Braga (Marcos Leonardo), Marinho e Soteldo. Técnico: Cuca.
Ceará
Fernando Prass; Eduardo (Samuel Xavier), Luiz Otávio, Tiago e Bruno Pacheco; Fabinho, Charles, Fernando Sobral e Vinícius; Léo Chu (Leandro Carvalho) e Rafael Sóbis. Técnico: Guto Ferreira.