Pular para o conteúdo

Cuca começa hoje busca por título inédito da Copa do Brasil com Santos

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Apesar de vitorioso na carreira, treinador nunca ganhou o torneio

Nesta quarta-feira (28), às 16h (de Brasília), o Santos encara o Ceará, na Vila Belmiro em busca pelo segundo título da Copa do Brasil em toda a sua história. O primeiro e único foi conquistado em 2010, quando Neymar, Robinho e companhia ainda atuavam no Peixe.

A disputa é válida pela ida das oitavas de final da competição. É o primeiro passo para o treinador Cuca buscar um título inédito em sua carreira. Mesmo sob comando do time em outros anos, o técnico do Peixe nunca venceu ou chegou à final da Copa do Brasil.

Cuca bateu as melhores campanhas na competição em 2007 e 2008, quando treinava o time do Botafogo. Nesses anos chegou a “bater na trave” levando o time do Rio de Janeiro até as semifinais. A pior foi em 2000, quando caiu com o Avaí pela primeira fase. Em 2003, liderou o Goiás já na semifinal do torneio e foi eliminado.

Em 2018, Cuca tomou o lugar de Jair Ventura e comandou o Peixe na Copa do Brasil. Estreou na eliminatória contra o Cruzeiro pelas quartas de final. O time mineiro levou a melhor, vencendo o jogo de ida na Vila Belmiro por 2 a 1 e no jogo de volta no Mineirão que acabou sendo decidido nas penalidades.

Algumas campanhas de Cuca na Copa do Brasil

1999 (Avaí): eliminado na segunda fase

2000 (Avaí): eliminado na primeira fase

2007 (Botafogo): eliminado na semifinal

2008 (Botafogo): eliminado na semifinal

2009 (Flamengo): eliminado nas quartas de final

2012 (Atlético-MG): eliminado nas oitavas de final

2013 (Atlético-MG): eliminado nas oitavas de final

2016 (Palmeiras): eliminado nas quartas de final

2017 (Palmeiras): eliminado nas quartas de final

2018 (Santos): eliminado nas quartas de final

2019 (São Paulo): eliminado nas oitavas de final

Veja também: A Superliga está de volta com estreia neste sábado (31)

Sobre o jogo

Cuca não esboçou o time titular do Peixe no último treino antes da disputa contra o Ceará. Pará e Alison se recuperam de lesões e possivelmente devem desfalcar o time. Madson pode ser o substituto e ganhar a titularidade enquanto Jobson deve continuar ocupando a vaga do camisa 5.

Carlos Sánchez que rompeu o ligamento do joelho também está fora do confronto e só deve retornar ao campo na próxima temporada. Cuca permanece na procura de um meia para a equipe. “Eu tenho tentado com o Arthur Gomes, Lucas Lourenço, Jean Mota… Com todos os meias que eu tenho tentado, a gente não teve aquele meia que disse ‘pronto, sou eu’. Precisamos continuar insistindo até que o momento chegue”, disse o treinador.

A princípio, Arthur Gomes será o responsável por armar as jogadas ofensivas do Peixe.

O time santista encerrou a sua preparação para a disputa contra o Ceará em jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Possíveis escalações

Santos

João Paulo; Madson, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Jobson, Diego Pituca e Arthur Gomes (Jean Mota); Lucas Braga (Marcos Leonardo), Marinho e Soteldo. Técnico: Cuca.

Ceará

Fernando Prass; Eduardo (Samuel Xavier), Luiz Otávio, Tiago e Bruno Pacheco; Fabinho, Charles, Fernando Sobral e Vinícius; Léo Chu (Leandro Carvalho) e Rafael Sóbis. Técnico: Guto Ferreira.