
Cubana faz 27 pontos (dois a mais que a pivô do Campinas) e lidera reação na briga por uma vaga à final
A lei do ex, tão falada no futebol, ganhou sua versão no basquete na noite desta segunda-feira. Com passagem marcante pelo Campinas, a ala cubana Ariadna levou a melhor no duelo particular com Damiris e liderou a virada do Santo André no último período, com parcial de 21 a 12.
A vitória por 73 a 68, no Ginásio das Paineiras, foi a primeira do time do ABC na segunda fase do Campeonato Paulista e acabou com o aproveitamento de 100% do Campinas após nove jogos de invencibilidade.
Ariadna terminou o jogo como cestinha, com 27 pontos, e ainda pegou 16 rebotes. Damiris também fez um duplo-duplo: 25 pontos e 13 rebotes.
Só que Ariadna ainda teve uma contribuição mais efetiva das companheiras. Letícia Rodrigues fez 20 pontos, enquanto a argentina Ornela Pag teve 19. Já do lado de Campinas, apenas Paty também passou dos dez pontos, com 15.
Com o resultado, Santo André ganhou uma sobrevida na disputa por uma vaga à final, se igualando ao Ituano e um triunfo atrás do Sesi/Araraquara – mas os dois concorrentes têm um compromisso a menos. Eram três derrotas do Santo André em três jogos até então nessa fase.
Campinas, por sua vez, sofreu o primeiro revés no torneio, mas continua na liderança do quadrangular e em situação confortável para avançar à decisão. Restam duas rodadas para a definição das finalistas.
Campinas volta à quadra na sexta-feira, novamente em casa, contra o Ituano, às 19h30. No sábado, Santo André visita o Sesi/Araraquara, a partir das 18h.
O jogo
Santo André conseguiu segurar Campinas no início. Com a argentina Ornela Pag inspirada nos minutos iniciais, as visitantes largaram na frente e levaram ponto a ponto um primeiro período equilibrado que terminou com a vantagem mínima para Campinas: 10 a 9.
O segundo quarto também começou Santo André, abrindo 20 a 16. Os times foram trocando pontos e se alternado no comando do placar até Campinas fazer duas cestas seguidas de três, com Paty e Tássia, para ir para o intervalo na frente por 32 a 26.
Campinas fez quatro pontos seguidos na volta do segundo tempo e ficou dez de vantagem: 36 a 26. Mas Santo André fez uma corrida de dez pontos no embalo das infiltrações de Ariadna e Ornela Pag e reduziu para 44 a 42.
Damiris, com seis pontos seguidos, voltou a deixar Campinas com uma margem considerável: 53 a 47. Paty, no estouro do cronômetro, acertou quase do meio da quadra para fechar o terceiro período em 56 a 52.
Campinas se impôs no início do último quarto e chegou a fazer 65 a 54. Santo André foi para o tudo ou nada e construiu uma reação incrível. Numa bandeja de Ornela Pag com lance livre de bonificação, a diferença ficou em três pontos apenas: 68 a 65.
A virada aconteceu a 30 segundos do fim: 69 a 68. Campinas tentou uma bola de três, em arremessos seguidos de Paty e Jeanne, mas não foi feliz. A parcial de 21 a 12 no quarto período deu ao Santo André uma vitória essencial.