
Após fazer sete pontos em sete jogos no turno, Coritiba conquista apenas dois pontos em sete partidas do returno
O Coritiba piorou em relação ao primeiro turno e tem, hoje, a pior campanha do segundo turno do Brasileirão. Após fazer sete pontos em sete jogos no turno, o Coxa conquistou apenas dois pontos em sete partidas do returno. Isso representa 9% de aproveitamento.
No início do turno, o Coxa venceu Bragantino e Sport, empatou com Botafogo e perdeu para Internacional, Bahia, Flamengo e Corinthians.
No returno, porém, só empatou com Internacional e Bragantino e perdeu para Bahia, Flamengo, Corinthians, Sport e Botafogo.
O Coritiba é o pior time do segundo turno do Brasileirão. Após perder no sábado, ele acabou ultrapassado pelo próprio Botafogo. O São Paulo tem a melhor campanha do returno, seguido por Atlético-MG, Palmeiras, Flamengo, Athletico e Grêmio.
O próximo desafio do Coritiba será contra o Galo, o terceiro colocado do Brasileirão. A partida da 27ª rodada está marcada para sábado, às 17h, no Mineirão.
No aguardo da definição da nova diretoria, o auxiliar Pachequinho vai comandar o Coxa mais uma vez. Solução encontrada pela gestão atual para suprir a saída de Rodrigo Santana, Pachequinho deve voltar a ser auxiliar em 2021, com a contratação de outro técnico.
Para o duelo de sábado, o interino não conta com três jogadores. O lateral-direito Maílton (que pertence ao Galo e já nem poderia jogar) e o zagueiro/volante Nathan Silva estão suspensos; o volante Ramon Martinez, outro jogador do Atlético-MG, também fica fora por contrato.
Os três, porém, começaram no banco de reservas contra o Botafogo. Com isso, Pachequinho pode até repetir a escalação: Wilson; Jonathan, Rhodolfo, Sabino e William Matheus; Matheus Sales e Matheus Galdezani; Giovanni Augusto, Rafinha e Neílton; Pablo Thomaz.
Classificação do segundo turno do Brasileirão
- São Paulo – 16 pontos
- Atlético-MG – 14 pontos
- Palmeiras – 13 pontos
- Flamengo – 13 pontos
- Athletico – 12 pontos
- Grêmio – 12 pontos
- Bragantino – 12 pontos
- Atlético-GO – 12 pontos
- Ceará – 11 pontos
- Corinthians – 9 pontos
- Internacional – 9 pontos
- Goiás – 8 pontos
- Santos – 8 pontos
- Fluminense – 8 pontos
- Vasco – 8 pontos
- Bahia – 6 pontos
- Fortaleza – 5 pontos
- Sport – 5 pontos
- Botafogo – 3 pontos
- Coritiba – 2 pontos
O Coritiba é o 19° colocado, com 21 pontos em 26 jogos. E o time ainda corre o risco de virar o lanterna. Se o Goiás vencer o Corinthians, em São Paulo, nesta segunda, o Coxa cai para último.
Para se salvar, precisa de uma campanha de líder na reta final para conquistar uma – cada vez mais distante – permanência na Série A do Brasileirão. Sem vencer há sete jogos, o Coxa terá que fazer 24 pontos. Isso equivale a oito vitórias em 12 jogos, ou seja, 66% dos pontos.
Como efeito de comparação, o líder São Paulo tem 67%. E o vice-líder Flamengo, 64%. O Coxa, portanto, depende de um aproveitamento de líder nas últimas rodadas para se salvar.
O Coxa é o segundo pior mandante do Brasileirão (à frente do próprio Botafogo). São três vitórias em 13 jogos no Couto Pereira – além de três empates e sete derrotas. O Coritiba tem apenas sete gols dentro de casa, o que evidencia a dificuldade do time para criar.
Tabela do Coritiba
- Atlético-MG x Coritiba – 26/12, sábado, 17h – Mineirão
- Coritiba x Goiás – 06/01, quarta, 20h30 – Couto Pereira
- Coritiba x Athletico – 09/01, sábado, 19h – Couto Pereira
- Vasco x Coritiba – 16, 17 ou 18/01, a definir – São Januário
- Coritiba x Fluminense – 20 ou 21/01, a definir – Couto Pereira
LEIA MAIS