Copa Norte inicia nesta terça-feira no Ginásio Poliesportivo de Santarém

Foto: Pró Sports
Foto: Pró Sports

Cinco equipes vão participar da competição que será o evento-teste do ginásio que ainda não foi inaugurado

É dia de largada: é hoje a estreia da Copa Norte de Futsal, a competição que servirá como evento-teste para o tão aguardado e sonhado Ginásio Poliesportivo de Santarém. Na noite desta terça-feira (1) dois jogos serão realizados, a partir das 19h (de Brasília). Para comentar sobre a competição, uma coletiva de imprensa foi feita na manhã de hoje (1) no Centro Regional do Governo.

Além da presença de Henderson Pinto, secretário regional, participaram do compromisso o Secretário de Esporte e Lazer do Estado, Arlindo Silva, o representante da Confederação Brasileira de Futsal, Ronaldo Baldez, representante do Núcleo de Esporte e Lazer de Santarém, Ney Bendelack e o presidente do Juventude, Edenmar Machado.

No encontro, os presentes se pronunciaram em relação a competição, normas de higiene para atletas, profissionais de imprensa e dos órgãos de segurança no acesso ao ginásio, além do desenvolvimento e entrega das construções e presença do público, que será inviabilizada ainda neste evento.

Sobre os prazos

Como o ginásio passou por algumas alterações que não estavam incluídas no projeto preliminar, as obras ainda não serão entregues neste mês, como era o planejado. Um processo licitatório será feiro para a finalização do ginásio.

Veja também: De Cristiano Ronaldo a Paulinho: os trintões mais caros da história do futebol

De acordo com Henderson Pinto, secretário regional de governo, ainda falta finalizar a área externa, como muro, estacionamento e lanchonetes.

“Estamos em um novo processo licitatório, incluindo sistema de refrigeração, o fechamento da frente do ginásio que não estava previsto. Inicialmente o ginásio ficaria aberto, mas não tem condições de deixar aquele ginásio sem muro. Isso também vai entrar na questão, assim como a bilheteria que vai ser retirada de dentro do ginásio para a parte externa”, relata Henderson.

Ainda segundo informações do secretário, o intuito é que entidades locais possam ser as vencedoras das licitações, para atestar ainda mais agilidades nas construções e entrega para a população.

Sobre a pandemia

Henderson Pinto falou também que a demora na finalização das obras se deu por conta da pandemia, que impossibilitou a compra de ferramentas. Fora a climatização, ainda não foram entregues os materiais de outras modalidades como basquete e vôlei, além de outros equipamentos.

“O evento será realizado por conta do compromisso do governo de estado com o Juventude, a Confederação Brasileira de Futsal e a Federação Paraense de Futsal. Internamente faltam chegar os equipamentos das outras modalidades”.

“Um evento desse que tem repercussão não somente regional, mas como nacional, temos a obrigação e o dever de colocar um ginásio à altura para receber esse evento”, ressaltou Henderson.

Sobre a Copa Norte

Com a ausência do público, a Copa Norte de Futsal vai contar com a presença de cinco equipes, sendo: Juventude (sediante), Vivaz (Roraima), Amazonas F.C (Amazonas), Esmac Ananindeua (Pará) e o Oratório (Amapá).

Até o próximo sábado do mês (5), serão realizados dois jogos por dia no ginásio poliesportivo de Santarém. Na abertura do torneio, os jogos começarão às 19h (de Brasília) com o confronto entre Esmac e Amazonas.

A segunda partida da noite, a partis das 20h30 (de Brasília) será entre o “comandante da casa” Juventude e Oratório.

Fonte: Globo Esporte