Home Futebol Vice-campeão do Mineiro e clube-empresa: conheça o Tombense, rival do Vasco

Vice-campeão do Mineiro e clube-empresa: conheça o Tombense, rival do Vasco

Nesta quarta-feira, o Vasco vai até a pequena Tombos, com população estimada em 10 mil habitantes, para encarar o Tombense, pela segunda fase da Copa do Brasil.

No entanto, por mais que a maioria das pessoas possa não ter ouvido falar da cidade que fica na Zona da Mata mineira, o nome do clube tem se tornado cada dia mais conhecido no cenário do futebol nacional.

Atual vice-campeão do Campeonato Mineiro, o Gavião Carcará tem 106 anos de fundação, mas apenas 22 como equipe profissional. Mesmo assim, esse pequeno pedaço de história é suficiente para mostrar a ascensão de um clube, que já aprontou tanto em âmbito estadual quanto na Copa do Brasil.

Quando entrar em campo no Almeidão, a partir das 21h30 (de Brasília), o Vasco vai enfrentar uma equipe bem treinada e que costuma crescer jogando em casa.

O Tombense é o atual campeão do Interior do Campeonato Mineiro e da Recopa de Minas Gerais. Garantiu essas conquistas e a vaga na Copa do Brasil de 2021 graças à campanha no Estadual do ano passado, quando foi vice-campeão, perdendo a decisão para o Atlético-MG, de Jorge Sampaoli.

Essa será a quarta vez em que o clube disputará a Copa do Brasil. Nas edições de 2014, 2016 e 2019, aparições modestas, avançando no máximo até a segunda fase. A melhor participação foi justamente há dois anos, quando o time surpreendeu e eliminou o Sport, com um inapelável 3 a 0 no Almeidão, pela primeira fase. Posteriormente, o Alvirrubro caiu para o Botafogo-PB, na disputa de pênaltis.

Mesmo sem brilho na Copa do Brasil, o Carcará teve sucesso em outra competição nacional. Em 2014, o clube foi campeão da Série D do Brasileirão. Desde então, o Tombense disputa a Série C e busca o acesso à segunda divisão nacional.

Na edição 2021 da Copa do Brasil, o Tombense eliminou o Nova Mutum-MT antes de encarar o Vasco. Jogando fora de casa, empatou sem gols e passou de fase.

Nova força do interior em Minas Gerais

O Tombense foi fundado em 7 de setembro de 1914, mas só se tornou profissional em 1999. Depois de pouco mais de uma década competindo nas divisões inferiores, o clube ascendeu à elite estadual em 2012, disputando o Módulo 1 a partir de 2013.

Em oito temporadas finalizadas do Mineiro, o Carcará foi três vezes às semifinais. Em uma delas, no ano passado, avançou para a decisão. Tem ainda dois títulos do Mineiro do Interior (caneco dado à melhor campanha, tirando América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro, do Estadual) e a conquista da Recopa de Minas Gerais, disputada pela primeira vez em 2021.

LEIA MAIS

- Advertisment -

Popular

Conheça a origem do futsal

O futsal, também conhecido como futebol de salão, é uma modalidade de esporte que se adaptou do futebol de campo para as quadras. O...

O que é atletismo e suas modalidades?

O que é atletismo? Em tempos de Olimpíadas, o atletismo entra em pauta de jornais, programas de TV e no entretenimento da população. Mas, afinal,...

Saiba quem é o 4 de Julho, rival do São Paulo na Copa do Brasil

Clube piauiense recebe o Tricolor do Morumbi nesta terça, às 21h30. Com folha de R$ 140 mil/mês, time soma quase R$ 3 milhões de...

Carlo Ancelotti é o escolhido para ser o novo técnico do Real Madrid

Com contrato com o Everton, da Inglaterra, até 2024, técnico italiano assume a liderança da fila de mais cotados para substituir Zidane Jornais da Espanha,...