Pular para o conteúdo

Conheça os 8 principais esportes olímpicos

esportes olímpicos

Esportes olímpicos chamam a atenção no mundo todo, confira quais são os principais

Os jogos olímpicos começaram na Grécia Antiga como uma tradição por volta de 2.500 a.C. A tradição surgiu com uma homenagem aos deuses gregos. Atualmente, o evento é considerado o mais importante do planeta, trazendo competições de esportes entre diversos países. No ano passado, em 2021, aconteceram as Olimpíadas de Tóquio, onde 46 modalidades de esportes competiram. Apesar de existirem diversos esportes no evento, alguns são os mais populares. Mas, antes disso é necessário conhecer um pouco mais da história dos esportes olímpicos.

Esportes Olímpicos Antigos: Conheça a história e evolução

Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram um evento religioso e atlético realizado na Grécia Antiga, em honra a Zeus. Ocorrendo a cada quatro anos no santuário de Olímpia, esses jogos tinham um importante papel no fortalecimento das relações entre as diversas cidades-estados gregas. A primeira edição dos Jogos Olímpicos da Antiguidade aconteceu no ano 776 a.C, e com o passar do tempo, foram introduzidas várias modalidades esportivas ao longo das edições.

Algumas das modalidades esportivas praticadas nesses jogos são bastante similares às disputadas atualmente, como corrida e salto em distância. A corrida era considerada o esporte mais nobre da Antiguidade e era a única competição presente nas primeiras 13 edições. Os atletas competiam desnudos no estádio de Olímpia, que tinha formato de U e capacidade para 45 mil espectadores.

Com o passar dos anos, várias outras modalidades esportivas foram incorporadas aos Jogos Olímpicos da Antiguidade. No entanto, é importante destacar que muitas dessas modalidades diferem das competições modernas, visto que foram adaptadas ou descontinuadas ao longo da história. Por exemplo, o pancrácio e a luta livre eram esportes de combate praticados na Grécia Antiga, mas não fazem parte dos Jogos Olímpicos na atualidade.

8 principais esportes olímpicos

Desde a corrida rápida e saltos impressionantes até esportes de equipe que exigem sincronização e estratégia, os Jogos Olímpicos oferecem uma plataforma para atletas de todos os tipos demonstrarem seu talento. Alguns dos principais esportes olímpicos incluem atletismo, natação, ginástica, judô, tênis, vôlei, basquete, futebol, esportes aquáticos, esgrima e muitos outros. Cada esporte possui sua própria história rica e tradição, e os Jogos Olímpicos proporcionam uma oportunidade única para os competidores representarem seus países em busca de glória e honra.

1- Ginástica 

A ginástica é o esporte mais praticado nos jogos olímpicos e consiste em um esporte em que os atletas precisam realizar exercícios que exigem força, elasticidade, estabilidade, vivacidade, durabilidade e controle. E esses movimentos auxiliam no desenvolvimento dos ombros, pernas, braços, músculos abdominais e tórax.

Dentro da ginástica olímpica há categorias de esportes, como exercícios de solo para homens e mulheres, barra horizontal  e laterais para homens, individuais completos para homens e mulheres e outros jogos semelhantes.

2- Natação 

A natação é um dos esportes mais populares do mundo, além de ser uma prática de exercício muito recomendada para a saúde. A natação é um jogo olímpico muito assistido no mundo todo e consiste em competições de velocidade.

3- Atletismo

Em terceiro lugar dos  principais esportes olímpicos, temos o atletismo. O atletismo, sem dúvidas, é um dos esportes mais competitivos dos jogos olímpicos, e é por isso que é um dos mais acompanhados pelos telespectadores.

O atletismo pode ser observado em caminhas e corridas comuns, mas nos jogos olímpicos essa modalidade envolve muita prática e dedicação, assim como todas as outras.

4- Esportes aquáticos 

Os esportes aquáticos também são modalidades populares nos jogos olímpicos e consistem em mergulhos, rafting, entre outros. Apesar da natação ser um esporte aquático, ela não está incluída nesta categoria, pois por si só é uma categoria enorme.

5- Voleibol de praia e campo

O Voleibol de praia e campo é outro esporte muito conhecido nos jogos olímpicos, desde o ano de 1964. Praticado entre homens e mulheres, o vôlei proporcionou grande visibilidade para o Brasil, pois tanto no voleibol de praia e campo a seleção brasileiro tem grande desempenho, sendo campeã em algumas ocasiões.

6- Basquetebol

Em 6º lugar entre os 10 principais esportes olímpicos está o basquete. O esporte entrou nas olimpíadas como modalidade masculina no ano de 1936 e para o feminino foi incluído no ano de 1976. Muito conhecido no mundo, o basquete é um dos esportes mais assistidos na América.

7- Futebol

O futebol é o esporte mais praticado e conhecido entre os brasileiros e é um dos principais nos jogos olímpicos. Bilhões de pessoas assistem ao futebol e idolatram os jogadores de futebol. O Brasil é um dos países mais lembrados quando se fala de futebol, graças ao seu desempenho nas olimpíadas e na Copa do Mundo.

8- Tênis

O tênis também é um dos esportes olímpicos mais populares. A modalidade foi disputada pela primeira vez no evento no ano de 1896, realizado em Atenas. Mas só em 1900 que as mulheres foram autorizadas a competir no esporte.