Pular para o conteúdo

Top 5: Esportes mais populares do mundo

    Conheça os 5 esportes mais populares do mundo

    Existem muitas modalidades desportivas, neste post você confere os cinco esportes mais populares do mundo

    Que o esporte é uma grande paixão do mundo, isso não é nenhuma novidade. Há inúmeros modalidades de esportes, mas existem os mais praticados e neste post você vai conhecer um pouco dos 5 esportes mais populares do mundo.

    Confira os esportes mais populares do mundo

    1. Futebol

    O esporte mais popular do mundo, sem dúvidas, é o Futebol. Estima-se que a modalidade seja amada por 4,5 bilhões de pessoas no mundo, correspondendo cerca de 2/3 da população mundial. Além disso, o futebol é o esporte mais praticado no mundo. 

    2. Basquete

    O basquete é considerado o 2º esporte mais popular do mundo, apresentando 1 bilhão de praticantes no mundo. Além disso, o basquete é o esporte que mais cresce no mundo todo, isso porque no continente europeu e especialmente nos Estados Unidos, a modalidade possui muitos campeonatos e torneios, como a NBA.

    3. Críquete

    O esporte críquete consiste na utilização de bolas e tacos, sendo considerado por muitos um desporto parecido com o basebol. O críquete pode não ser muito conhecido e praticado no território brasileiro, mas em regiões como Índia, Paquistão, África do Sul e Austrália, a modalidade é muito praticada, sendo inclusive uma paixão nacional na Índia.

    4. Tênis

    De acordo com a Federação Internacional de Tênis, mais de 81 milhões de pessoas praticam o tênis e no Brasil o esporte cresce mais a cada ano. Apesar de não ser o esporte mais praticado no Brasil, a modalidade se tornou mais conhecida no território brasileito por conta de Gustavo Kuerten, o maior tenista brasileiro e um dos maiores da história do esporte. E ainda segundo a Federação Internacional de Tênis, a maior parte dos praticantes do esporte são mulheres. 

    5. Atletismo

    Por fim, outro dos esportes mais populares do mundo é o atletismo. A modalidade é uma das mais democráticas, apesar disso, não é preciso esperar as Olimpíadas para ver o atletismo, basta ir a um parque na sua cidade. Uma caminhada ou corrida são consideradas categorias do atletismo.

    O atletismo é um esporte muito popular, chegando ao ponto de ter sido o evento olímpico mais assistido de todos os tempos, graças a com a prova dos 100 m rasos das Olimpíadas de Londres, no ano de 2012.

    4 benefícios de praticar esporte

    1 – Ajuda na saúde do corpo e mente

    A prática esportiva beneficia o corpo e a mente das pessoas, proporcionando efeitos positivos no organismo, no aspecto físico e biológico das pessoas, além de também contribuir no âmbito mental e emocional.

    2 – Aumenta a oxigenação do cérebro

    Durante a execução do exercício físico, o organismo produz mais oxigênio para o cérebro, que por sua vez ajuda a melhorar as funções cognitivas e de raciocínio dos praticantes.

    3 – Estimula as atividades cognitivas

    Quando se faz uma atividade esportiva, as capacidades e funções mentais são beneficiadas, como por exemplo, agilidade, raciocínio rápido, pensamento lógico, percepção mais clara, reflexos mais rápidos, entre outros.

    4 – Melhora o sono

    A prática de esportes também melhora a qualidade do sono, pois quando se efetua atividades físicas, o corpo gasta mais energia e consegue ter um sono melhor.

    Confira também o nosso artigo “O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil“.