Conheça a origem do futsal

0
159
origem do futsal e suas regras

O futsal, também conhecido como futebol de salão, é uma modalidade de esporte que se adaptou do futebol de campo para as quadras. O esporte foi criado em 1933 na cidade de Montevidéu (Uruguai), pelo professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani Gravier. 

Juan, na época, batizou a modalidade de Indoor-Foot-Ball. Hoje o futsal é um dos esportes mais praticados no Brasil, com grande presença na disciplina de Educação Física das escolas brasileiras.

Como foi a origem do futsal no Brasil?

No Brasil, o futebol de salão foi desenvolvido pela Associação Cristã de Moços (ACM) na década de 1934, em São Paulo. No início, devido a falta de quadras adequadas ao esporte, o futsal era prática em quadras de basquetebol e hóquei.

Em 1950 começou a formação das primeiras federações de futsal dos estados. A primeira a ser fundada foi a Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, no dia 28 de julho de 1954. 

Em seguida foram fundadas as federações estaduais de Minas Gerais também em 1954, de São Paulo em 1955 e o ano de 1956 foi a vez do Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.

Características e regras do Futsal

O Futsal é formado por equipes de cinco jogadores, sendo um o goleiro, e mais sete jogadores na reserva. O esporte é praticado em uma quadra retangular de piso rígido. As medidas variam de acordo com as categorias.

Por exemplo, na Liga de Futsal Masculina a quadra apresenta entre 38 e 42 metros de comprimento por 18 a 25 de largura. Ainda na modalidade adulta masculina, a bola usada possui entre 62 e 64 cm de circunferência e peso entre 400 e 440 gramas pelas regras FIFA.

Pelas regras da Associação Mundial de Futsal (AMF), a bola deve ter entre 60 e 62 cm de circunferência e entre 430 e 450 gramas de peso. O jogo acontece no tempo de 40 minutos, dividido em dois tempos de 20 minutos.

O árbitro pode utilizar dois cartões para aplicar punições de faltas: amarelo e vermelho. Nas regras da FIFA, o amarelo é uma advertência e o vermelho para expulsão de dois minutos. Nas regras da AMF são três cartões, amarelo, vermelho e azul.