Home Mais Esportes Conheça a história do vôlei no Brasil

Conheça a história do vôlei no Brasil

Vôlei, ou voleibol como também é conhecido chegou no Brasil em 1915

O vôlei chegou ao Brasil no ano de 1915, mas não se sabe ao certo quem trouxe o esporte ao país. Apesar disso, foi nesse mesmo ano que aconteceu a primeira partida de vôlei na cidade de Recife, em Pernambuco.

No entanto, o esporte demorou um pouco para se tornar famoso de fato no país, ganhando força em 1923, quando foi organizado o primeiro campeonato no Rio de Janeiro. O primeiro clube brasileiro de vôlei foi o Fluminense.

Após esse período, o esporte foi crescendo e conquistando cada vez mais adeptos e nos dias de hoje é o segundo esporte mais praticado no Brasil, sendo inclusive ensinado nas aulas de educação física nas escolas brasileiras.

Como foi o início da história do vôlei no Brasil?

Diferente do futebol, no início o vôlei era um esporte considerado especialmente de mulheres, pois consiste em um esporte pouco violento, diferente dos que os homens praticavam.

Mas com o passar do tempo, os homens também começaram a praticar o vôlei. Além disso, surgiram modalidades do esporte: vôlei de quadra e vôlei na praia.

Qual a diferença entre vôlei de quadra e vôlei de praia?

Ambas as modalidades de vôlei possuem o mesmo princípio básico: passar a bola sobre a rede e acertar o chão do lado adversário. Mas entre as duas modalidades existem algumas diferenças:

  • Número de jogadores

No vôlei de praia são apenas dois jogadores e não conta com nenhum atleta reserva, já o vôlei de quadra conta com seis atletas e outros seis que ficam no banco para possíveis substituições. 

  • Espaço de jogo

Pelas regras da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), o vôlei de quadra possui um espaço de jogo de 18 m x 9 m, cercado por uma área livre de, no mínimo, 5 m nas laterais e 6,5 m nas linhas de fundo. Em relação a altura do ginásio, o mínimo deve ser de 12,5 m. 

No vôlei de praia, o espaço de jogo é de 16 m x 8 m, cercado por uma área livre de, no mínimo, 5 m e, no máximo, 6 m, tanto nas laterais como nas linhas de fundo. A altura é de no mínimo 12,5 m, sendo a mesma do de quadra. 

Além disso, no vôlei de praia, a quadra tem apenas as duas linhas laterais e as duas linhas de fundo. Já no vôlei de quadra, além dessas quatro linhas, há também a linha central, que divide os lados adversários, e a linha de ataque, a 3 m da linha central. 

  • Pontuação

No jogo de vôlei de praia, são disputados 2 sets de 21 pontos e, caso aconteça um empate, é disputado o terceiro set de 15 pontos. 

Já o vôlei de quadra conta com 4 sets de 25 pontos e, em caso de empate, o quinto set é disputado até 15 pontos. Outro ponto válido para lembrar é que para que o set termine, é preciso que haja, no mínimo, dois pontos de diferença entre as equipes. 

  • Toques na bola

Em ambas modalidades, os jogadores podem tocar até três vezes na bola antes de passá-la para a quadra do adversário. Mas há uma pequena diferença, no vôlei de quadra, o contato do bloqueio não conta, já no vôlei de praia esse contato é considerado um toque.   

  • Rede

Tanto no vôlei de quadra quanto no vôlei de praia, a rede fica a uma altura de 2,43m (categoria masculina) e de 2,24 m (categoria feminina) e tem 1 m de largura. A diferença aqui é o comprimento da rede: no vôlei de quadra, são 9,5 m a 10 m de comprimento, com 25 cm a 50 cm em cada lado das faixas laterais; já no vôlei de praia, são 8,5 m de comprimento. 

Leia também:

Veja a lista de campeões mundiais de surf masculino e feminino

Qual a origem do futebol americano e como funciona?

Top 5: Esportes mais populares do mundo

Popular

Quais são as principais ameaças de Glover Teixeira no light heavyweight?

Foto: Unsplash Um dos brasileiros que vêm se destacando no Ultimate Fighting Championship atualmente, Glover Teixeira é o atual detentor do cinturão da categoria light...

Conheça a história do vôlei no Brasil

Vôlei, ou voleibol como também é conhecido chegou no Brasil em 1915 O vôlei chegou ao Brasil no ano de 1915, mas não se sabe...

Veja a lista de campeões mundiais de surf masculino e feminino

O brasileiro Gabriel Medina está entre os campeões mundiais de surf  Um dos campeões mundiais de surf é o brasileiro, Gabriel Medina, que conquistou o...

Qual a origem do futebol americano e como funciona?

O futebol americano é um esporte muito popular e super prática nos Estados Unidos Além do soccer, ou seja, o futebol tradicional brasileiro, o futebol...

6 melhores lutadoras de MMA de todos os tempos

Descubra agora quais são as melhores lutadoras de MMA de sempre Artes Marciais Mistas, ou como é mais conhecida, o MMA, é um esporte híbrido...

Marketing esportivo e o comportamento dos consumidores

Redes sociais possuem um papel cada vez maior no consumidor esportivo Que o avanço tecnológico mudou o mundo, nós já sabemos. Mas nem tudo nessas...

Tecnologia nos esportes: conheça 5 que mudaram a rotina

A tecnologia transforma o mundo, inclusive o mundo esportivo Diariamente a tecnologia nos esportes muda a maneira como se pratica e assiste esportes. Graças a...

Inclusão no esporte para deficientes: importância e benefícios

Esporte muda a vida das pessoas, principalmente para pessoas com deficiência Esportes mudam as pessoas e transformam suas vidas, além de ser muito importante para...