Pular para o conteúdo

Conheça 7 esportes para deficientes visuais

    Conheça 7 esportes para deficientes visuais

    Confira as modalidades de esportes para deficientes visuais e as adaptações 

    A prática de atividades físicas, como esportes, são extremamente importantes para manter a saúde em dia. Por esse motivo, se movimentar é recomendável para todas as pessoas, inclusive para pessoas com algum tipo de deficiência, como a visual.

    Existem muitos esportes adaptados a pessoas com deficiência visual, que inclusive fazem parte da modalidade paralímpicas

    Confira 7 esportes para deficientes visuais

    1. Atletismo

    O atletismo é um conjunto de modalidades de esportes de corridas, saltos e lançamentos. Nos esportes desta categorias, os paratletas são auxiliados por um atleta-guia e cordão de ligação, que são definidos de acordo com o grau de deficiência que possuem.

    2. Ciclismo

    O esporte de ciclismo consiste na prática de realizar corridas com bicicleta, que são adaptadas com dois assentos. A bicicleta é chamada de Tandem e possui o banco para o paratleta, que pedala a bicicleta e outra na frente para o atleta-guia, que pilota.

    3. Futebol de 5

    A versão do esporte mais popular do Brasil, o futebol, é disputada em uma quadra de tamanho semelhante à de futsal, com a diferença de ter barreiras laterais para que a bola não saia. A bola apresenta guizos internos e um guia, denominado “chamador”, orienta o time de trás do gol. 

    O único jogador sem deficiência visual é o goleiro e para igualar a competição entre os diferentes graus de deficiência visual, o restante dos jogadores de linha usam vendas para. Por fim, o ambiente deve ser silencioso para o paratleta ouvir o guizo da bola, sendo assim durante a partida não deve ter eco e a torcida só pode se manifestar quando ocorre um gol.

    4. Goalball

    Outro dos esportes para deficientes visuais é o goalball, desenvolvido especificamente para os atletas com deficiência visual, ou seja, não é um esporte adaptado como os demais. O esporte é praticado em uma quadra de tamanho semelhante à de vôlei, com piso tátil. 

    O jogo tem como objetivo balançar a rede do adversário com arremessos rasteiros na direção do gol, que possui 9 m de largura e 1,30 m de altura. Assim como o futebol de 5, no goalball possui bola com guizos e a arena também precisa estar silenciosa durante o jogo todo.

    5. Hipismo

    O hipismo consiste na montaria em cavalos, que apresenta as modalidades pólo, saltos, corridas, atrelagem e adestramento. A adaptação do hipismo para deficientes visuais é restrita a modalidade de adestramento e durante a competição os paratletas contam com sinalizações sonoras para a sua orientação.

    6. Judô

    O judô é uma arte marcial japonesa praticada como esporte de combate. Para os atletas cegos, o esporte é disputado com praticamente as mesmas regras do judô tradicional. A grande diferença é que os paratletas já começam a luta com contato no quimono do adversário e o combate é interrompido sempre que este contato se perde.

    7. Natação

    A natação também pode ser praticada pelas pessoas com deficiência física. Na modalidade paralímpica, os atletas são avisados das viradas e chegadas por um bastão com ponta de espuma, quando estão próximos das bordas da piscina. 

    Confira também o nosso artigos sobre os esportes radicais no ar.