Confira alguns dos jogos amistosos de clubes brasileiros que fizeram história no futebol
Por volta do ano de 1990, os times de futebol do Brasil começaram a jogar amistosos de clubes no exterior. Esses jogos tem o objetivo de medir forças entre os times de diferentes países.
Desde 1990 muitos jogos aconteceram, mas alguns ficaram para a história e são lembrados até a atualidade. Confira 5 jogos amistosos de clubes que deixaram sua marca na história do futebol brasileiro e internacional.
5 jogos amistosos de clubes (históricos)
América-RJ x Atlético de Madrid-ESP
Em 1977, o time carioca disputou dois torneios em sua passagem pela Europa: o Costa do Sul e o Villa de Madrid. No primeiro torneio (Costa do Sul), o clube acabou em terceiro lugar, após perder pelo Barcelona de Neeskens e Asensi.
No torneio Villa de Madrid, o time também não levou a taça para casa, mas conseguiu realizar um grande feito. O América-RJ foi o único clube brasileiro, entre os oito clubes que participaram, que conseguiu derrotar o Atlético de Madrid no Vicente Calderón.
Atlético-MG 3 x 0 Paris Saint-Germain-FRA
O Atlético-Mg é uma dos clubes mais bem sucedidos do futebol brasileiro e em 1982, no Torneio de Paris, o time conquistou uma grande vitória contra o Paris Saint-Germain, no Parque dos Príncipes, pelo Torneio de Paris.
Na época, o PSG com bons jogadores, não conseguiu vencer o Atlético-MG que contava com grandes jogadores, como Galo de João Leite, Cerezo, Nelinho, Éder, Luizinho e Reinaldo. Com esse elenco, o time brasileito mandou durante o jogo todo, sendo uma vitória merecedora de todo o reconhecimento.
Atlético Paranaense 1 x 0 Dynamo de Kiev-UCR
Em 2013, no Marbella Cup, o Furacão disputou o torneio de intertemporada na Europa, que tem participação tradicionalmente dos clubes de países com inverno rigoroso. A participação do rubo-negro na competição, acontece por conta de uma parceiria entre o time brasileiro com o Leste Europeu em ceder alguns jogadores do clube.
Essas participações do Furacão se tornaram um meio de preparação ao time, e foi em 2013 que o clube conquistou a sua maior vitória. Manoel, Marcelo Cirino e Weverton eram uns dos jogadores escalados, que levaram a taça e derrotaram por 1 a 0 o Dynamo de Kiev-UCR.
Corinthians 2 x 1 Barcelona-ESP
Em 1969 aconteceu a decisão do Torneio Costa do Sul, que foi uma verdadeira prova de força e resistência física. A partida chegou a ultrapassar a faixa de 142 minutos, levando os jogadores a exaustão.
Com o placar empatado, entre 1 x 1, foi apenas no terceiro tempo suplementar de 10 minutos que o Corinthians desempatou. O gol da vitória começou com o passe de Titão ao Bené, que conseguiu passar a bola pelas mãos do goleiro Reina, dando fim a um jogo longo, sofrido e épico.
Palmeiras 2 x 0 Barcelona-ESP
No Torneio Ramón de Carranza de 1974, foi a vez do Palmeiras brilhar. Na partida, o clube brasileiro enfrentou o recém campeão Barcelona-ESP, entretanto, durante toda a partida só deu Palmeiras.
O primeiro gol veio de um lance de impedimento que virou em um pênalti, pois Ademir foi derrubado pelo goleiro Mora. Na final, o Palmeiras ficou em terceiro lugar no torneio, mas no ano de 1975 levou a taça pra casa, após a vitória de 3×1 sobre o Real Madrid-ESP.