Pular para o conteúdo

Conheça 5 jogos amistosos de clubes (históricos)

Conheça 5 jogos amistosos de clubes (históricos)

Confira alguns dos jogos amistosos de clubes brasileiros que fizeram história no futebol

Por volta do ano de 1990, os times de futebol do Brasil começaram a jogar amistosos de clubes no exterior. Esses jogos tem o objetivo de medir forças entre os times de diferentes países.

Desde 1990 muitos jogos aconteceram, mas alguns ficaram para a história e são lembrados até a atualidade. Confira 5 jogos amistosos de clubes que deixaram sua marca na história do futebol brasileiro e internacional.

5 jogos amistosos de clubes (históricos)

América-RJ x Atlético de Madrid-ESP

Em 1977, o time carioca disputou dois torneios em sua passagem pela Europa: o Costa do Sul e o Villa de Madrid. No primeiro torneio (Costa do Sul), o clube acabou em terceiro lugar, após perder pelo Barcelona de Neeskens e Asensi.

No torneio Villa de Madrid, o time também não levou a taça para casa, mas conseguiu realizar um grande feito. O América-RJ foi o único clube brasileiro, entre os oito clubes que participaram, que conseguiu derrotar o Atlético de Madrid no Vicente Calderón.

Atlético-MG 3 x 0 Paris Saint-Germain-FRA

O Atlético-Mg é uma dos clubes mais bem sucedidos do futebol brasileiro e em 1982, no Torneio de Paris, o time conquistou uma grande vitória contra o Paris Saint-Germain, no Parque dos Príncipes, pelo Torneio de Paris.

Na época, o PSG com bons jogadores, não conseguiu vencer o Atlético-MG que contava com grandes jogadores, como Galo de João Leite, Cerezo, Nelinho, Éder, Luizinho e Reinaldo. Com esse elenco, o time brasileito mandou durante o jogo todo, sendo uma vitória merecedora de todo o reconhecimento.

Atlético Paranaense 1 x 0 Dynamo de Kiev-UCR

Em 2013, no Marbella Cup, o Furacão disputou o torneio de intertemporada na Europa, que tem participação tradicionalmente dos clubes de países com inverno rigoroso. A participação do rubo-negro na competição, acontece por conta de uma parceiria entre o time brasileiro com o Leste Europeu em ceder alguns jogadores do clube.

Essas participações do Furacão se tornaram um meio de preparação ao time, e foi em 2013 que o clube conquistou a sua maior vitória. Manoel, Marcelo Cirino e Weverton eram uns dos jogadores escalados, que levaram a taça e derrotaram por 1 a 0 o Dynamo de Kiev-UCR.

Corinthians 2 x 1 Barcelona-ESP

Em 1969 aconteceu a decisão do Torneio Costa do Sul, que foi uma verdadeira prova de força e resistência física. A partida chegou a ultrapassar a faixa de 142 minutos, levando os jogadores a exaustão.

Com o placar empatado, entre 1 x 1, foi apenas no terceiro tempo suplementar de 10 minutos que o Corinthians desempatou. O gol da vitória começou com o passe de Titão ao Bené, que conseguiu passar a bola pelas mãos do goleiro Reina, dando fim a um jogo longo, sofrido e épico.

Palmeiras 2 x 0 Barcelona-ESP

No Torneio Ramón de Carranza de 1974, foi a vez do Palmeiras brilhar. Na partida, o clube brasileiro enfrentou o recém campeão Barcelona-ESP, entretanto, durante toda a partida só deu Palmeiras.

O primeiro gol veio de um lance de impedimento que virou em um pênalti, pois Ademir foi derrubado pelo goleiro Mora. Na final, o Palmeiras ficou em terceiro lugar no torneio, mas no ano de 1975 levou a taça pra casa, após a vitória de 3×1 sobre o Real Madrid.