Confira as modalidades de esportes radicais aéreos para praticar no Brasil
Todo tipo de esporte proporciona experiências únicas, como a adrenalina. Mas para os grandes apreciadores da adrenalina, os esportes radicais são as melhores opções, como os praticados no ar.
Mas antes de conhecer alguns esportes das modalidades aéreas, entenda o que define um esporte como radicar.
O que são esportes radicais?
São considerados esportes radicais aqueles com alto grau de risco físico, principalmente por serem executados em condições de perigo extremo. A principal característica é o aumento da adrenalina no corpo humano.
Essa modalidade é dividida em duas categorias: esportes radicais de aventura e esportes radicais de ação:
- Esportes radicais de aventura são esportes fundamentados na superação de alguns desafios geográficos, onde as habilidades desenvolvidas são no movimento e deslocamento e na resistência. Alpinismo, montanhismo e rafting são alguns exemplos dessa categoria.
- Esportes radicais de ação se baseiam em manobras perfeitas, apresentando como principal característica o equilíbrio, a potência e a velocidade. Surf, skate e mountain bike são alguns exemplos dos esportes radicais de ação.
O que é preciso para praticar esportes radicais?
Os esportes radicais exigem do atleta alto grau de condicionamento físico e mental, boa alimentação e equipamentos adequados. Praticar essa modalidade traz alguns benefícios, como sair da zona de conforto, aumento do condicionamento físico, resistência, concentração e muito mais.
No Brasil, existem alguns esportes radicais aéreos mais praticados, como paraquedismo, arvorismo, asa delta, entre outros.
1. Paraquedismo
O paraquedismo consiste em saltar de paraquedas de um avião, passando por alguns segundos em queda livre. Esse esporte é um dos mais procurados para iniciar nos esportes radicais e para superar limites.
2. Arvorismo
O esporte arvorismo é praticado por um percurso suspenso em plataformas presas às árvores. Esse esporte exige resistência, pois obstáculos precisam ser superados ao longo do caminho. O arvorismo apresenta níveis de dificuldades diferentes, que variam de acordo com o percurso, altura e os obstáculos.
3. Asa Delta
A asa delta é um esporte do tipo de aeronave composta por tubos de alumínio. O material serve de ponto de sustentação e equilíbrio no ar, e o equipamento possui forma de um triângulo que se assemelha à asa de uma aeronave. Existem duas categorias de asa delta: a de asa flexível e a de asa rígida.
A asa delta flexível consiste no controle que se dá por meio do deslocamento do peso do piloto. Já a de asa rígida é controlada a partir de alterações aerodinâmicas feitas por spoilers que são acionados pelo piloto.
4. Base Jumping
O esporte Base Jumping é um dos esportes radicais aéreo que exigem muita coragem dos praticantes e que proporciona mais emoção e adrenalina. O esporte consiste no salto a partir de uma base de pontos altos fixos, por exemplo, pontes, montanhas, torres de antena, penhascos e edifícios, pontes.
5. Balonismo
Por fim, outro esporte radical muito praticado no Brasil é o balonismo que demanda esforço do praticante, sendo capaz de gerar bastante adrenalina. Da mesma forma que o avião, o balão é considerado uma aeronave, por esse motivo deve ter uma matrícula junto à ANAC e o piloto deve possuir um brevê específico para praticar o esporte.
Confira também o nosso artigo sobre os 5 principais fundamentos do basquetebol.