Pular para o conteúdo

Como podemos definir esporte de campo e taco?

Como podemos definir esporte de campo e taco

Entenda o que são as modalidades de esportes de campo e taco

O mundo do esporte é muito vasto e por isso engloba milhares de modalidades esportivas e características únicas, como é o caso dos esportes de campo e taco. Essas categorias servem para classificar algumas modalidades de esportes, por meio do aspectos e características.

Mas afinal, como podemos definir esporte de campo e taco?

Os esportes de campo e taco são modalidades que apresentam o objetivo de rebater a bola o mais longe possível. Nesses esportes, a intenção é ganhar tempo para percorrer as bases o maior número de vezes possível e/ou percorrer a maior distância entre elas.

Desse modo, umas das principais características desses esportes é o ataque e a defesa que ocorre simultaneamente entre as equipes, sendo assim, cada time possui sua vez de atacar e defender.

Outra característica dos esportes de campo e taco é que o jogo é sempre iniciado pela equipe defensiva. Quando o jogo é iniciado, a equipe que possui a posse da bola precisa transportar a bola o mais rápido possível para outros setores do campo, impedindo a equipe adversária de pontuar e/ou levar à eliminação dos corredores da equipe.

Quais esportes são da modalidade de campo e taco?

  • Beisebol

O beisebol é um esporte disputado por duas equipes com nove jogadores ao total, em um campo com formato de diamante e é organizado em nove entradas. Em toda a entrada (sem tempo definido), as duas equipes em campo devem atacar e defender de modo alternado.

A dinâmica do jogo consiste em ações de lançamento e rebatidas, com a intenção do batedor-corredor percorrer a distância entre as quatro bases do jogo, pontuando assim, por corrida completada.

  • Softbol

O esporte softbol é tradicionalmente praticado por mulheres, sendo composto por duas equipes de novo ou dez jogadoras. Essa modalidade possui características similares ao do beisebol, tendo também como objetivo completar o maior número de corridas.

Contudo, o softbol possui algumas singularidades, como por exemplo, o jogo é composto por sete entradas, a bola é maior que a de beisebol e o seu é realizado por baixo.

  • Críquete

O críquete é uma modalidade esportiva disputada entre duas equipes com onze jogadores cada uma. O jogo acontece em um campo com um corredor oval no centro que apresenta em suas extremidades duas casinhas de madeira.

No jogo, os batedores buscam impedir que os arremessadores acertem e derrubem as casinhas. Desse modo, durante a partida os jogadores que estão jogando na defensiva tentam marcar o maior número de corridas possível e a equipe atacante busca recuperar a bola rebatida.

Agora que você já sabe o que são esportes de campo e taco, que tal conhecer mais sobre o atletismo? Você sabia que essa categoria apresenta um conjunto de esportes divididos entre saltos, corridas e lançamentos?

 

Se você se interessou em saber mais, então confira também o nosso artigo sobre o que é atletismo e quais as suas modalidades!

Marcações: