Home Mais Esportes Com protocolos de Covid-19 e formato igual ao do último ano, LNF...

Com protocolos de Covid-19 e formato igual ao do último ano, LNF 2021 começa nesta sexta

Começa nesta sexta-feira a 26ª edição da Liga Nacional de Futsal (LNF). Com 23 participantes, o campeonato tem regulamento e formato semelhantes ao do ano passado, incluindo protocolos de combate à Covid-19 antes, durante e depois das partidas. Os times foram divididos em três grupos, dois de oito e um de sete equipes. Na primeira fase, todos jogam em turno e returno dentro das chaves.

Na sequência, a competição entra em playoffs até as finais. A previsão é que o campeão seja conhecido na primeira semana de dezembro. As novidades ficam por conta das entradas de Juventude-MS e Marechal-PR. O Dracena – antes Paraíso e antes Orlândia – passará a jogar em Santo André, em parceria com a equipe do Grande ABC.

  • Grupo A: Sorocaba, Corinthians, Umuarama, São José, Joaçaba, Santo André e Jaraguá;
  • Grupo B: Joinville, Carlos Barbosa, Cascavel, Atlântico, Assoeva, Marreco, Blumenau e Juventude;
  • Grupo C: Tubarão, Pato, Praia Clube, Minas, Campo Mourão, Foz Cataratas, Brasília e Marechal.

Nesta sexta, Marreco x Cascavel abrem a competição às 18h. Às 20h15 jogam Foz Cataratas x Campo Mourão. No sábado haverá mais duas partidas e, na segunda, o SporTV transmite Joinville x Assoeva às 18h.

Sorocaba é o atual campeão

Em 2020, a LNF foi conquistada pelo Sorocaba, que bateu o Corinthians na final. A equipe do interior paulista conquistou a competição de forma invicta, tornando-se o primeiro clube a obter o feito, com direito a 100% de aproveitamento na primeira fase.

A Liga Nacional foi criada em 1996. Com cinco títulos conquistados (2001, 2004, 2006, 2009 e 2015), o Carlos Barbosa é o maior vencedor, seguido pelo Jaraguá, que levantou o caneco quatro vezes (2005, 2007, 2008 e 2010), e da Ulbra-RS, dona de três troféus (1998, 2002 e 2003).

Dentre os clubes que já foram campeões brasileiros de futebol, apenas Atlético-MG, Corinthians, Internacional, Santos e Vasco estão no hall dos vencedores da LNF. Na distribuição de títulos por estado, Rio Grande do Sul lidera com nove conquistas. São Paulo aparece na vice-liderança com seis troféus, enquanto Santa Catarina aparece em terceiro com cinco canecos.

Protocolos de Covid-19

Assim como em 2020, o comitê gestor da LNF elaborou um protocolo sanitário de jogo para evitar a disseminação da Covid-19 entre os participantes. Os testes em jogadores e membros das comissões técnicas continuam não sendo obrigatórios, ficando a cargo dos próprios clubes.

Para monitorar eventuais casos, a Liga aposta nos chamados inquéritos epidemiológicos, onde a saúde de todos os envolvidos nos jogos são constantemente monitoradas pelos clubes. Os testes hoje têm uma janela imunológica de três dias.

LEIA MAIS

- Advertisment -

Popular

Após 22 anos, Grêmio marca 8 gols em um único jogo

Tricolor repetiu resultado de 1999, pelo Gauchão A noite desta última quinta-feira (6), foi histórica. Não pela grandiosidade do oponente ou da competição, mas o...

NBA tem recorde de Raulzinho, lesão de Davis, Bush na torcida e show de Curry

Brasileiro tem sua melhor partida na NBA, pivô volta a preocupar os Lakers, e ex-presidente dos Estados Unidos vai à arquibancada Sete jogos movimentaram a...

Palmeiras vence e elimina Santos, que corre risco de rebaixamento

Com a derrota, o Santos joga sua vida na elite do futebol paulista contra o São Bento. Caso perca, o Peixe será rebaixado pela...

Fluminense empata com o Junior Barranquilla e segue líder do seu grupo

Após saga para chegar a Guayaquil, time comandado por Roger Machado consegue empate com gol do garoto Kayky Depois de uma verdadeira saga para chegar...