Competição conta com a participação de 23 equipes, dentre elas os estreantes Juventude-MS e Marechal-PR. Time estão divididos em três chaves na 1ª fase, e finais devem ser em dezembro
Começa nesta sexta-feira a 26ª edição da Liga Nacional de Futsal (LNF). Com 23 participantes, o campeonato tem regulamento e formato semelhantes ao do ano passado, incluindo protocolos de combate à Covid-19 antes, durante e depois das partidas. Os times foram divididos em três grupos, dois de oito e um de sete equipes. Na primeira fase, todos jogam em turno e returno dentro das chaves.
Na sequência, a competição entra em playoffs até as finais. A previsão é que o campeão seja conhecido na primeira semana de dezembro. As novidades ficam por conta das entradas de Juventude-MS e Marechal-PR. O Dracena – antes Paraíso e antes Orlândia – passará a jogar em Santo André, em parceria com a equipe do Grande ABC.
- Grupo A: Sorocaba, Corinthians, Umuarama, São José, Joaçaba, Santo André e Jaraguá;
- Grupo B: Joinville, Carlos Barbosa, Cascavel, Atlântico, Assoeva, Marreco, Blumenau e Juventude;
- Grupo C: Tubarão, Pato, Praia Clube, Minas, Campo Mourão, Foz Cataratas, Brasília e Marechal.
Nesta sexta, Marreco x Cascavel abrem a competição às 18h. Às 20h15 jogam Foz Cataratas x Campo Mourão. No sábado haverá mais duas partidas e, na segunda, o SporTV transmite Joinville x Assoeva às 18h.
Sorocaba é o atual campeão
Em 2020, a LNF foi conquistada pelo Sorocaba, que bateu o Corinthians na final. A equipe do interior paulista conquistou a competição de forma invicta, tornando-se o primeiro clube a obter o feito, com direito a 100% de aproveitamento na primeira fase.
A Liga Nacional foi criada em 1996. Com cinco títulos conquistados (2001, 2004, 2006, 2009 e 2015), o Carlos Barbosa é o maior vencedor, seguido pelo Jaraguá, que levantou o caneco quatro vezes (2005, 2007, 2008 e 2010), e da Ulbra-RS, dona de três troféus (1998, 2002 e 2003).
Dentre os clubes que já foram campeões brasileiros de futebol, apenas Atlético-MG, Corinthians, Internacional, Santos e Vasco estão no hall dos vencedores da LNF. Na distribuição de títulos por estado, Rio Grande do Sul lidera com nove conquistas. São Paulo aparece na vice-liderança com seis troféus, enquanto Santa Catarina aparece em terceiro com cinco canecos.
Protocolos de Covid-19
Assim como em 2020, o comitê gestor da LNF elaborou um protocolo sanitário de jogo para evitar a disseminação da Covid-19 entre os participantes. Os testes em jogadores e membros das comissões técnicas continuam não sendo obrigatórios, ficando a cargo dos próprios clubes.
Para monitorar eventuais casos, a Liga aposta nos chamados inquéritos epidemiológicos, onde a saúde de todos os envolvidos nos jogos são constantemente monitoradas pelos clubes. Os testes hoje têm uma janela imunológica de três dias.
LEIA MAIS