Home Mais Esportes Americano campeão mundial dos 100m recorre de suspensão por doping

Americano campeão mundial dos 100m recorre de suspensão por doping

Christian Coleman está suspenso por dois anos e está momentaneamente fora das Olimpíadas de Tóquio

O americano Christian Coleman, campeão mundial dos 100 metros, entrou com recurso contra a suspensão por doping que ganhou por descumprir as normas de localização antidoping, anunciou o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS/CAS), nesta quinta-feira (26).

O TAS/CAS declarou que registrou o recurso do atleta após ele ser banido por dois anos pelo Tribunal Disciplinar da Unidade de Integridade do Atletismo em outubro deste ano, e por esse motivo, deixaria as Olimpíadas de Tóquio adiadas para o próximo ano, sendo um dos favoritos à medalha de ouro.

“Em seu recurso ao CAS, Christian Coleman pede que a decisão do Tribunal Disciplinar seja anulada e que a sanção seja eliminada ou, em alternativa, reduzida”, declarou o órgão em um comunicado.

Segundo a chamada regra de paradeiro, os esportistas de elite precisam se colocar à disposição para a realização de testes aleatórios fora de campeonatos e apontar um local e janela de horário na qual podem ser encontrados em qualquer dia. Três erros em registrar apropriadamente as informações de localização ou falta ao longo do horário estabelecido em um tempo de 12 meses podem acarretar em uma suspensão de um ou dois anos por doping. Foi o que ocorreu com Coleman.

Ao longo de seu texto postado na sua página do Twitter, Coleman rebateu a decisão Unidade de Integridade de Atletismo mencionando que de fato não estava em casa quando foi buscado para realizar o exame, mas que não recebeu nenhuma ligação da entidade sobre a questão. O relatório postado pelo atleta ligado ao texto de fato aponta que os profissionais não ligaram para ele após não ter se manifestado com a campainha, depois de seis tentativas dos médicos.

Veja também: Emily Lima cita “dossiê Pia” e frisa importância de amistosos com a seleção brasileira em meta do Equador, a vaga no Mundial

“Eu me responsabilizo por ter perdido o exame de janeiro de 2019, e houve erro no arquivamento no exame de agosto, mas acredito que a tentativa de testagem de dezembro ocorreu de forma proposital para me afetar”, disse Coleman. “É minha responsabilidade como atleta ser um exemplo a ser seguido e ser transparente com os torcedores e com a comunidade”.

O atleta americano falou no momento de sua suspensão provisória que as soberanias antidoping não cumpriram o procedimento quando não foi localizado após ele ir às compras de Natal no ano passado, quando alegou que estaria em casa. Os oficiais de comando de doping confirmaram perante um tribunal disciplinar que compareceram ao longo de toda a hora atribuída em frente à sua casa.

O TAS/CAS também informou que registrou um recurso relativo ao campeão mundial dos 400 metros, Salwa Eid Naser. A World Athletics (órgão regulador do atletismo no mundo), atestou no começo deste mês que havia apelado contra a deliberação do Tribunal Disciplinar de absolver o corredor do Bahrein, por realizar uma violação da norma antidoping ao também não se apresentar aos testes fora do torneio.

“A World Athletics solicita que a decisão do Tribunal Disciplinar seja anulada e substituída por uma nova decisão em que Salwa Eid Naser tenha cometido uma falha e sancionado com um período de dois anos de inelegibilidade”, falou o TAS/CAS na quinta feira.

- Advertisment -

Popular

Jogos Campeonato Costa Rica primeira divisão

Último jogo do campeonato foi entre ADR Jicaral e Sporting San Jose O último jogo do Campeonato da Costa Rica primeira divisão aconteceu no dia...

Tudo sobre o ex-jogador Emerson Sheik

Foto: Divulgação Wikipédia. Conheça a carreira do ex-jogador catarinense de futebol Emerson Sheik Marcio Passos de Albuquerque, conhecido como Emerson Sheik, nasceu em Nova Iguaçu no...

Flamengo: maior time do Brasil

Foto: Divulgação/Flamengo. Liderando o rankings dos maiores times brasileiros está o Flamengo O maior time do Brasil é o Flamengo, o time possui 60 títulos incluindo...

Conheça as 10 maiores torcidas do Brasil

O Brasil é o país do futebol, certo? Por isso, aqui você também encontra as maiores torcidas O futebol é o esporte mais praticado e...