Jogador defenderá time do Arizona a partir da temporada 2020-21 em troca que envolve outros quatro jogadores
Aos 35 anos e dez vezes selecionado para o Jogo das Estrelas da NBA, o armador veterano Chris Paul deixará o Oklahoma City Thunder e vai para o Phoenix Suns. Para adquirir o experiente armador, o time do Arizona cedeu o ala Kelly Oubre Jr, os armadores Ricky Rubio, Jalen Lecque e Ty Jerome, além de uma escolha de primeira rodada do Draft de 2022. O Phoenix recebe, além de CP3, o ala Abdel Nader.
Ao lado do ala-armador Devin Booker, Chris Paul formará um dos backcourts mais perigosos da NBA e o Phoenix Suns passa a ser um postulante a uma vaga nos playoffs de 2021. Booker é uma estrela em ascensão e não por acaso, garantiu na temporada passada sua primeira seleção para o Jogo das Estrelas.
Essa era a troca que Phoenix buscava na tentativa de voltar aos playoffs. Na última temporada, na bolha da NBA, eles bateram na trave e quase conseguiram. Agora, com o mais novo reforço, o objetivo parece ainda mais claro e mais possível de ser realizado.
Uma das razões para correr atrás dessa negociação foi Devin Booker. O camisa 1 é peça central dos Suns e demonstrou insatisfação com o elenco nos últimos dias. Ele gostaria de um time que tivesse capacidade de brigar realmente por uma vaga na pós-temporada. Com a chegada de Paul, Phoenix deve estar na briga para ficar entre os oito primeiros da Conferência Oeste.
O Phoenix Suns é a quinta equipe da NBA no currículo de Chris Paul, que começou no New Orleans Hornets e passou por Los Angeles Clippers, Houston Rockets e Oklahoma City Thunder. Na última temporada, o veterano foi o melhor jogador do Thunder, com médias de 17.6 pontos, 5.0 rebotes e 6.7 assistências.
Ídolo em quadra, Chris Paul faz a diferença fora dela
Muitos momentos vêm à cabeça do torcedor ao ouvir o nome Chris Paul. Afinal, estamos falando de um atleta eleito 10 vezes para o All-Star Game, 4 vezes representado no primeiro time da liga, e eleito 7 vezes para o primeiro time de defensores da NBA.
Com números impressionantes e uma representatividade gigante dentro das quadras, CP3 também espera se tornar memorável fora delas.
O astro do Oklahoma City Thunder explicou como ele estava feliz por finalmente trabalhar coletivamente, uma vez que um grupo pode alcançar mais do que estrelas trabalhando individualmente para atingir objetivos sociais. O relato foi em uma série no YouTube com Carmelo.
“Mas vir q fazer essa coisa juntos foi demais porque é maior do que qualquer um de nós. E ver o alcance que tivemos em um curto espaço de tempo… E saber que isso não parou apenas com nós três. O fato de termos Candace Parker, Donovan Mitchell, Michael Strahan, Khris Middleton, todos esses caras… o Social Change Fund vai acabar sendo maior do que qualquer coisa que qualquer um de nós esteja fazendo na quadra”.
No começo de outubro, a NBA nomeou Chris Paul como um dos vencedores do NBA Cares 2019/20, prêmio entregue aos atletas que mais buscam defender causas sociais ao longo da temporada.
Presidente da Associação de Jogadores de Basquete (NBPA), o jogador de 35 anos também teve um papel fundamental enquanto os jogadores da NBA buscavam ações mais significativas da liga e dos times, em meio aos protestos contra o racismo sistêmico e a desigualdade racial.
LEIA MAIS