Partida entre Flamengo, atual campeão brasileiro, e Palmeiras, atual campeão da Copa do Brasil, estava sendo cogitada para Brasília, mas decisão só foi confirmada nesta segunda-feira
O Mané Garrincha foi confirmado nesta segunda-feira como palco da Supercopa do Brasil. O confronto entre Flamengo e Palmeiras, atuais campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil, respectivamente, ocorrerá neste domingo, às 11h.
A proposta inicial
O governador também confirmou que o plano é que a disputa entre os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil seja a primeira partida com público no DF desde o início da pandemia: a ideia é que profissionais de saúde vacinados possam assistir ao jogo das arquibancadas.
Questionado nesta quinta-feira sobre o assunto, o governador Ibaneis Rocha foi enfático na resposta.
– Vamos fazer – afirmou, Ibaneis.
Para a Supercopa no Mané Garrincha, a proposta confirmada pelo governador seria ter público de 10% da capacidade do estádio: cerca de 7 mil pessoas. Os ingressos seriam entregues pela CBF aos profissionais de saúde de Brasília como forma de agradecimento ao empenho durante o combate à pandemia.
Ainda não se sabe, entretanto, como seria feita a distribuição das entradas. A única obrigatoriedade é que os profissionais já tenham recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19 e cumprido o período necessário para a imunização.
Entrada de público negada
Diferente do que havia sido cogitado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a partida não terá a presença de público. A ideia do chefe do executivo local era liberar cerca de 7500 lugares nas arquibancadas para profissionais de saúde que estejam na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19 e que tivessem recebido as duas doses da vacina contra a doença. Essa possibilidade, entretanto, foi descartada
Será a segunda edição da Supercopa do Brasil a ser realizada em Brasília. No ano passado, o Flamengo bateu o Athletico-PR por 3 a 0 e ficou com o título da competição. Foi o último grande evento na capital federal antes do início da pandemia e, por isso, o maior estádio do DF recebeu grande público.
O trio de arbitragem para a partida já está definido. Leandro Vuaden apita o jogo, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Jorge Eduardo Bernardi. O quarto árbitro será o brasiliense Sávio Sampaio.
O controle da pandemia no DF
Partidas de futebol estão proibidas no Distrito Federal desde o último dia 28 de fevereiro – parte do decreto publicado pelo governo local para tentar frear os avanços da pandemia. Após um mês de restrições, o documento mais recente do GDF libera o retorno de atividades consideradas não essenciais a partir da próxima segunda-feira (29 de março), entre elas, o futebol profissional.
Os números da pandemia no DF ainda são preocupantes: a estimativa é de mais de 90% de ocupação nos leitos de UTI. No entanto, o governo entende que a reabertura gradual a partir da próxima segunda-feira será possível por causa da redução na taxa de transmissão do vírus na cidade: baixou de 1,38 no início de março para 0,95 na última semana.
LEIA MAIS