Paraibano de 30 anos foi campeão do TUF Brasil 3
A terceira derrota consecutiva, contabilizada há menos de duas semanas no UFC 257, custou o emprego do peso-médio (até 84kg) Antônio Cara de Sapato no Ultimate. O lutador paraibano de 30 anos foi cortado nesta semana, segundo o site “MMA Junkie”. O Combate confirmou a informação com fontes próximas à organização. Cara de Sapato foi campeão do TUF Brasil 3, em 2014, competindo ainda no peso-pesado (até 120kg).
Antônio Cara de Sapato encerra sua passagem no UFC com sete vitórias e cinco derrotas na organização. Em menos de oito anos em sua trajetória no MMA, ele tem hoje um cartel com dez vitórias e cinco derrotas. O atleta paraibano faz parte da American Top Team. Em 2020, ele abriu uma academia de jiu-jítsu que se transformou também em uma filial da ATT.
Dois outros brasileiros também entraram na barca de demissões neste início de 2021. Também nos médios, Markus Maluko foi cortado após chegar a três derrotas consecutivas nas últimas lutas. No meio-pesado, Vinícius Mamute emendou quatro derrotas seguidas e encerrou sua passagem pelo UFC sem vencer. A informação dos cortes desses dois atletas é do site “MMA Fighting”. A barca ainda inclui Carlton Minus, Peter Barrett, Spike Carlyle, Anthony Ivy, Jacob Kilburn, Sarah Moras, Cole Williams e Rhys McKee.
Cara de Sapato
Oriundo dos tatames, onde foi multicampeão no jiu-jítsu, Cara de Sapato obteve a vaga no TUF Brasil com apenas três lutas de MMA. No reality show, ele superou Guilherme Viana na seletiva para entrar na casa. Já sob comando de Wanderlei Silva, Cara de Sapato nocauteou Edgard Magrão em apenas 11 segundos nas quartas de final. Na semifinal, finalizou Marcos Pezão no primeiro round. Na ocasião do TUF, o paraibano superou Vitor Miranda na decisão unânime e ficou com o título do programa.
Logo depois da final do TUF, Cara de Sapato desceu para o meio-pesado (até 93kg) e foi derrotado por Patrick Cummins, por decisão. Na sequência, estreou nos médios (até 84kg) com triunfo contra Eddie Gordon. Logo depois, diante de Kevin Casey, a luta ficou sem resultado após uma dedada do brasileiro no olho do adversário. Depois, Cara de Sapato foi nocauteado por Dan Kelly.
Com duas vitórias e duas derrotas até então no UFC, Cara de Sapato conseguiu uma sequência com cinco vitórias consecutivas. Ele superou Leleco Guimarães, Marvin Vettori, Eric Spicely, Jack Marshman e Tim Boetsch. A última vitória foi em 14 de abril de 2018.
Nos últimos anos, Antônio Cara de Sapato viu lutas serem canceladas diversas vezes, com lesões suas ou de rivais, como Derek Brunson e Elias Theodorou. Quando entrou no cage, perdeu os últimos três duelos para Ian Heinisch, Uriah Hall e Brad Tavares, esta última já no UFC 257, no mês passado.
Markus Maluko
Markus Maluko, 30 anos e integrante da ATT, foi campeão dos médios no Thunder Fight, no Brasil, e do LFA, nos EUA, este último dia de Ian Heinisch, americano que hoje é o número 15 da categoria até 84kg no UFC. Com esse currículo, estreou no UFC em dezembro de 2017 e perdeu para Eryk Anders.
Em seu segundo confronto na organização, o primeiro triunfo veio diante de James Bochnovic. Depois, nova derrota, agora para Andrew Sanchez. A gangorra seguiu com vitória contra Anthony Hernandez, esta em fevereiro de 2019. Foi a partir daí que as derrotas se somaram até a demissão. Markus Maluko foi derrotado por Wellington Turman, Dricus Du Plessis e Dalcha Lungiambula.
Vinícius Mamute
Com 31 anos, Vinícius Mamute chegou ao Ultimate após participação no Contender Series em agosto de 2018. Na ocasião, ele finalizou o compatriota John Allan. Nas quatro lutas seguintes, já no UFC, o lutador candango não soube mais o que era vencer. Ele foi derrotado por Alonzo Menifield, Eryk Anders e Paul Craig ainda no primeiro round, nocauteado nas duas primeiras e finalizado na última delas. Por fim, no mês passado, foi nocauteado por Ike Villanueva no segundo round.
LEIA MAIS
Dana White temeu por vida de Calvin Kattar em derrota para Max Holloway