Campinas vence o Itapetininga de virada e avança à semifinal da Copa Brasil de Vôlei

Vôlei Campinas x Itapetinga
Vôlei Campinas x Itapetinga — Foto: Pedro Teixeira/Vôlei Renata

Jogando em casa, equipe campineira vê adversário abrir 2 sets a 0, mas salva dois match points e busca a virada no tie-break para fechar em 3 sets a 2

Campinas e Itapetininga fizeram uma partida digna de duas das melhores equipes do Brasil atualmente. Jogando no Ginásio do Taquaral, em Campinas, os donos da casa viram o time visitante abrir 2 sets a 0, mas conseguiram a virada para fechar o jogo em 3 sets a 2, com parciais de 22/25, 18/25, 25/22, 27/25 e 15/12 para avançar na Copa Brasil de Vôlei.

Renan Buiatti, do Itapetininga, foi o maior pontuador do jogo, com 37 pontos. Do lado campineiro, Leandro Vissotto marcou 19 vezes.

O duelo foi o quinto encontro entre as equipes na temporada, com 5 vitórias do Campinas – incluindo 2 pelas semifinais do Paulista, além da primeira fase do estadual e do turno da Superliga.

Com o resultado, o Campinas avança à semifinal da Copa do Brasil, onde vai encarar o Minas, que bateu o Uberlândia também nesta quarta-feira (13), por 3 sets a 1. O jogo está marcado para o dia 22 de janeiro, mas o horário ainda não foi divulgado pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol).

O jogo

O começo do duelo foi muito equilibrado, com os dois times trocando pontos até a metade final do primeiro set. Aí Itapetininga encaixou uma boa sequência e abriu vantagem com dois bloqueios. Na reta final, Campinas ainda tentou reagir, mas os visitantes fecharam em 25 a 22.

O segundo set também iniciou com certo equilíbrio, mas a defesa do Itapetininga logo encaixou a marcação em Leandro Vissotto, contendo o ataque dos donos da casa. O resultado foi uma vantagem mais cedo no placar, com o time fechando o set em 25 a 22.

Quando o jogo parecia que se encaminhava para um final mais tranquilo, o Campinas, enfim, conseguiu entrar na partida. Michel conseguiu um bloqueio logo no início, abrindo vantagem em 7 a 4. Em passagem de Leandro Vissotto pelo saque, a equipe abriu 15 a 11, e depois administrou para fechar o set em 25 a 22.

O jogo seguiu lá e cá no quarto set. O Itapetininga chegou a abrir vantagem, mas o Campinas conseguiu passar à frente. Em uma reta final muito intensa, a equipe visitante chegou a ter dois match points, mas Michel e Leandro Vissotto deixaram tudo igual. Depois de um erro de ataque de Marcarini, Campinas fechou o set em 27 a 25.

O jogo seguiu para o tie-breack e a equipe da casa começou com tudo. Primeiro Temponi abriu o placar, Renan chegou a empatar, mas com duas falhas seguidas do Itapetininga, o Campinas abriu 4 a 1. Na sequência, González fez 5 a 1. Os visitantes reagiram e fizeram 5 a 3. O jogo seguiu lá e cá, com Renan principalmente, mantendo o Itapetininga na partida. O Campinas no entanto, abriu 12 a 9 e depois conseguiu administrar a vantagem para fechar o set e o jogo, com 15 a 12 em ataque de Leandro Vissotto no tie-break.

Minas é outro semifinalista

O Minas derrotou o Uberlândia por 3 sets a 1, parciais de 25/18, 25/15, 22/25 e 25/22 para também carimbar a sua classificação para a semifinal da Copa Brasil 2021.

LEIA MAIS

Campinas tira Araraquara da briga pelo título do Paulista feminino de basquete