Pular para o conteúdo

Campeonatos europeus entram na reta final; veja os cenários

    Casemiro lamenta empate do Real Madrid com o Sevilla no Campeonato Espanhol — Foto: Getty Images

    O fim de semana teve muita emoção nos principais campeonatos de futebol da Europa. A disputa foi intensa principalmente na Espanha e na Inglaterra. Na França, o Paris Saint-Germain viu o Lille ampliar a vantagem na liderança. Já na Alemanha, o Bayern de Munique conquistou a Bundesliga pela nona vez seguida. E na Itália, aumentou a briga por vaga na Champions.

    CAMPEONATO ESPANHOL

    O Campeonato Espanhol tem quatro times ainda com chances de título, a três rodadas do encerramento. E eles se enfrentaram neste fim de semana. Real Madrid e Sevilla ficaram no 2 a 2, o que foi pior para o Real, que deixou de assumir a liderança. No sábado, Barcelona e Atlético de Madrid empataram em 0 a 0 no Camp Nou.

    O líder segue sendo o Atlético, com 77 pontos, dois a mais do que o Real Madrid. O Barça ocupa a terceira posição, com os mesmos 75 (leva a pior nos critérios de desempate). O Sevilla está na quarta colocação, com 71.

    Os quatro serão os representantes da Espanha na Champions League. A vaga na liga Europa deve ficar com a Real Sociedad, quinta colocada na tabela, com 56 pontos, quatro a mais do que o Villarreal.

    A luta também é intensa na parte debaixo da classificação. Cinco pontos separam o Eibar, lanterna com 29, do Getafe, 15º colocado com 36 pontos. A última rodada está prevista para o dia 23 de maio.

    CAMPEONATO FRANCÊS

    Atual tricampeão francês, o Paris Saint-Germain pode perder a sua hegemonia na competição. Com os resultados deste fim de semana, o Lille abriu três pontos de vantagem, faltando duas rodadas para o fim. No compromisso do domingo, o PSG ficou no empate em 1 a 1 com o Rennes — Neymar marcou, de pênalti.

    Monaco e Lyon brigam pela terceira colocação no campeonato, que garante uma vaga na Liga dos Campeões da temporada que vem.

    Com o Dijon rebaixado há vários jogos, ainda lutam contra a queda as seguintes equipes: Nîmes, Nantes, Lorient, Strasbourg e Bordeaux. A Ligue 1 ainda tem mais duas rodadas a serem disputadas, sendo a última no dia 23 de maio.

    CAMPEONATO INGLÊS

    O Manchester City poderia ter puxado a fila de campeões nacionais no sábado. Bastava vencer o Chelsea no Estádio Etihad. Mas Agüero desperdiçou um pênalti com uma cavadinha, e o resto é história. Assim como o Chelsea, quem também ganhou de virada foi o vice-líder Manchester United, em cima do Aston Villa, no domingo.

    O cenário agora é o seguinte, faltando três rodadas para o fim: o City lidera a Premier League com 80 pontos. Para ser campeão, o United, que está 10 pontos atrás, precisa vencer todos os seus compromissos — incluindo o de quinta-feira, o clássico atrasado contra o Liverpool. Ao time de Pep Guardiola bastam dois pontos nos jogos que faltam.

    A briga pelas outras duas vagas na próxima Liga dos Campeões envolve Chelsea, terceiro colocado com 64 pontos, o Leicester, com 63, o West Ham, com 58, o Liverpool, com 57, e até o Tottenham, com 56. Na outra ponta, Fulham, West Bromwich e Sheefield devem ser os rebaixados. A última rodada está marcada para o dia 23 de maio.

    LEIA MAIS