Espanyol e Mallorca já estão garantidos na LaLiga 2021/22. Uma vaga para os playoffs segue em aberto, e 4 times lutam por duas vagas contra o rebaixamento
O time da região da Catalunha foi o primero clube a se garantir na elite do futebol espanhol na próxima temporada. O Espanyol é o atual líder da Segunda Divisão com 81 pontos, apenas um a mais que o vice-líder Mallorca.
A equipe ainda tem o artilheiro da competição, o atacante Raúl de Tomás, com 23 gols marcados, um a mais que o segundo colocado Djuka, do Real Sporting.
Na última rodada, o Espanyol enfrenta o Alcorcón, que luta contra o rebaixamento, fora de casa, e uma vitória simples garante o título para a equipe. Já o Mallorca visita o Ponferradina precisando vencer e torcer contra o Espanyol.
Briga pela vaga nos playoffs
Os play-offs do Campeonato Espanhol B são disputados pelas equipes que terminam entre 3° e 6° lugar, onde o vencedor se junta aos dois primeiros como promovidos à LaLiga.
Nesse momento, Leganés, Almeria e Girona já estão classificados. A última vaga está sendo disputada por Rayo Vallecano e Sporting Gijón.
O chaveamento prevê o confronto entre o 3° e o 6° e 4° contra 5°. Nenhuma das equipes tem posição definida até agora.
Na última rodada, o Rayo Vallecano recebe o Lugo, em Madrid. Enquanto o Sporting Gijón recebe o Almeria.
Corrida contra o rebaixamento
Segundo o regulamento, os 4 últimos colocados são rebaixados para a Segunda B. Hoje, o Albacete e o Castellón já estão rebaixados, a luta para fugir das outras duas vagas está totalmente em aberto entre 4 equipes: Sabadell, Logrones, Lugo e Alcorcón.
Sabadell: A equipe joga fora de casa contra o Mirandes, precisando vencer e torcer contra, pelo menos, dois adversários.
Logrones: O Logrones vai receber o Las Palmas, o time precisa vencer e torcer para que Lugo ou Alcorcón não vençam.
Lugo: O Lugo depende só de si para escapar do rebaixamento. Porém, tem uma das missões mais difíceis, vencer o Rayo Vallecano fora de casa. Caso não consiga a vitória, a equipe terá que secar Sabadell e Logrones.
Alcorcón: É a equipe com a maior pontuação, porém é quem tem o confronto mais difícil. Apesar de depender só de si, o Alcorcón precisa vencer o líder Espanyol. Em caso de derrota, precisa torcer contra 2 dos três rivais diretos.
Classificação
1 – Espanyol – 82 pontos
2 – Mallorca – 81 pontos
————————————————-
3 – Leganés – 70 Pontos
4 – Almeria – 70 pontos
5 – Girona – 70 pontos
6 – Rayo Vallecano – 67 pontos
————————————————-
7 – Sporting Gijón – 65 pontos
8 – Ponferradina – 56 pontos
9 – Mirandés – 54 pontos
10 – Las Palmas – 53 pontos
11 – Tenerife – 51 pontos
12 – Oviedo – 51 pontos
13 – Fuenlabrada – 51 pontos
14 – Zaragoza – 50 pontos
15 – Málaga – 50 pontos
16 – Cartagena – 48 pontos
17 – Alcorcón – 45 pontos
18 – Lugo – 44 pontos
————————————————-
19 – Logroñés – 44 pontos
20 – Sabadell – 43 pontos
21 – Castellón – 41 pontos
22 – Albacete – 38 pontos
Maiores campeões da liga
- 9 títulos: Real Murcia
- 7 titulos: Real Betis
- 5 títulos: Real Oviedo, RCD La Coruña, Sporting de Gijón
- 4 títulos: Málaga CF, Sevilla FC, UD Las Palmas, CA Osasuna
- 3 títulos: Deportivo Alavés, Hércules CF, Celta de Vigo, CD Alcoyano, Real Valladolid, Granada CF, Real Sociedad
- 2 títulos: Valencia CF, RCD Mallorca, CD Castellón, CE Sabadell, Racing de Santander, Real Jaén, Pontevedra CF, CP Mérida
- 1 títulos: Atlético Tetuán, Cultural Leonesa, Elche CF, CD Tenerife, Córdoba CF, Burgos CF, Real Burgos CF, Real Zaragoza, AD Almería, Castilla CF, Albacete Balompié, UE Lleida, RCD Español, Atlético de Madrid, Levante UD, Cádiz CF, Recreativo de Huelva, CD Numancia, Xerez Club Deportivo
LEIA MAIS