Home Futebol Atacante brasileiro ganha prêmio da IFFHS por oito gols em um jogo

Atacante brasileiro ganha prêmio da IFFHS por oito gols em um jogo

Também foram premiados pela IFFHS o meia belga Kevin de Bruyne, do Manchester City, como o melhor meio-campista do ano, troféu que tem Lionel Messi como recordista, com quatro troféus. Entre os técnicos de times masculinos, o alemão Hansi Flick, do Bayern de Munique, foi o vencedor, enquanto Didier Deschamps, técnico da França, levou o prêmio entre os treinadores de seleções.

A premiação da IFFHS de maior artilheiro de um só jogo leva em conta apenas gols marcados em partidas de primeira divisão nacional pelo mundo. Segundo a federação de estatísticas do futebol, Patrick Fabiano conseguiu “uma das melhores marcas individuais da história”.

De acordo com a lista apresentada no site da IFFHS, o recorde mundial de gols em uma só partida de elite pertence ao argelino Hacène Lalmas, que marcou 14 vezes no 18 a 0 do Ruisseau sobre o Birtouta, em 1962. A relação apresenta apenas 17 jogadores com pelo menos oito gols em uma só partida na história, e o português Fernando Peyroteo, ex-Sporting, aparece duas vezes, com oito gols em um jogo, e nove em outro, ambos na década de 40.

Apenas outro brasileiro conseguiu oito gols em uma partida da elite do futebol: Pelé, em uma goleada de 11 a 0 do Santos sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, pelo Campeonato Paulista de 1964. A IFFHS explica no site que considera, excepcionalmente, os jogos do Campeonato Paulista no mesmo nível de competições nacionais de elite para fins estatísticos.

No Brasil, o recorde de gols em um só jogo pertence ao ex-atacante Dario, o Dadá Maravilha, que marcou dez em uma goleada de 14 a 0 do Sport sobre o Santo Amaro, pelo Campeonato Pernambucano de 1976.

O Al Salmiyah é o terceiro colocado na tabela, com 29 pontos, três a menos que Al Qadsia e Al Nasar, que dividem a liderança. O time de Patrick Fabiano ainda joga em 2020, quinta-feira, no último dia do ano, novamente contra o Al Tadhamon.

Os oito gols do último sábado, naturalmente, fizeram Patrick Fabiano disparar na artilharia do campeonato, com 14 gols. Ano passado, o atacante brasileiro foi campeão alagoano pelo CSA, e o terceiro artilheiro da competição, com cinco gols.

LEIA MAIS

- Advertisment -

Popular

Fred sonha com vaga direta do Fluminense na Libertadores

Camisa 9 lembra desconfiança sobre elenco no início da temporada: "Serviu para nos fortalecer" Oito anos depois, o Fluminense está de volta à Libertadores. E mais uma...

Joia do Bayern, Musiala decide defender seleção da Alemanha

Com dupla nacionalidade, meia-atacante de quase 18 anos se tornou o inglês mais jovem a marcar na Liga dos Campeões na vitória bávara sobre...

Veja a lista dos concorrentes na 22ª edição do Prêmio Laureus

Lista não tem brasileiros. Astros e estrelas como LeBron, Hamilton, Nadal e Naomi Osaka concorrem. Bayern de Munique e Liverpool disputam melhor equipe do...

Veja os recordes que Djokovic bateu e quais marcas ainda podem ser batidas

Sérvio já está entre os maiores da história do tênis Campeão do Australian Open pela nona vez, Novak Djokovic já atingiu alguns recordes históricos no...