Time comandado por Alexandar Petrovic conquistou terceira vitória no grupo B e neste sábado joga com o Paraguai
Após sete meses longe das quadras, a seleção brasileira masculina de basquete voltou bem. Atuando pelas Eliminatórias da Americup, o Brasil derrotou o Panamá por 77 a 71 em duelo realizado nesta sexta-feira (27) no ginásio do Obras Basket, em Buenos Aires. O destaque da partida foi o armador Caio Pacheco, que fez sua estreia na seleção adulta e terminou como cestinha do Brasil, com 17 pontos.
A vitória é a terceira do Brasil em três jogos nas eliminatórias, já que o país venceu o Uurugai nos dois anteriores, ainda em fevereiro, antes da pandemia.
O Brasil tem apostado na renovação de seu elenco e iniciou a partida com Yago, Lucas Dias, Gui Carvalho, Rafael Mineiro, e Georginho. Já a equipe panamenha teve o quinteto inicial com Luzcando, Gaskins, Oglivie, Bishop Jr e Mitchell.
Em casa
Com um elenco formado basicamente por atletas atuantes no Brasil, o grande destaque do jogo foi justamente a única exceção a isso. Atuando na liga argentina, o armador Caio Pacheco liderou a equipe na estreia pela seleção brasileira e foi o cestinha do time com 17 pontos e quatro assistências.
“Estou muito feliz. Sempre trabalhei pra conseguir esse objetivo (jogar pela seleção brasileira) e consegui. Quero aproveitar ao máximo. É uma coisa que eu sempre sonhei e que não acontece todos os dias. É muito bom poder representar o seu país”, declarou o armador.
Além do armador, os outros destaque brasileiros na partida foram Gui Carvalho, responsável por um duplo-duplo de 12 pontos e 10 rebotes, e Lucas Mariano, com 12 pontos e 5 rebotes.
O Brasil volta à quadra na Argentina já neste sábado (28), quando mede forças com o Paraguai. O duelo acontece às 13h10 (horário de Brasília), novamente pelas Eliminatórias da Americup.
🎞️🏀 @BasqueteBrasil Takes the win over @FePaBa at the #AmeriCup2022 qualifiers.@CaioPacheco09 leads the Brazilians win with 17 points. pic.twitter.com/UiOQnDlblW
— FIBA AmeriCup (@AmeriCup) November 27, 2020
O jogo
O Brasil começou a partida cometendo alguns erros no setor ofensivo e convertendo poucas bolas. No entanto, a defesa manteve o placar ajustado até Trevor Gaskins acertar três bolas de fora na sequência e fazer o Panamá ficar na frente. Após pedido de tempo de Petrovic, o Brasil melhorou nos minutos finais no quarto e conseguiu encerrar o período na frente, em 19 a 15.
No segundo quarto, o Brasil teve um início bom e chegou a abrir uma vantagem considerável de oito pontos com as bolas de três caindo. Porém, a rotação com o banco fez o nível cair e o Panamá aproveitou para diminuir a diferença. A seleção voltou a apresentar uma melhora na reta final e conseguiu levar cinco pontos de frente para o intervalo.
Na volta dos vestiários as duas equipes cometeram muitos erros ofensivos e o placar foi pouco alterado no começo do terceiro quarto.
O técnico Petrovic pediu tempo e trocou o time. As mudanças surtiram efeito, o Brasil deslanchou no ataque e manteve a defesa sólida. A melhora na reta final fez a seleção brasileira aumentar ainda mais a vantagem e ir para o último período com 12 pontos de vantagem.
No último quarto, o Brasil voltou melhor e com Caio Pacheco inspirado, não demorou para abrir 17 pontos rapidamente, encaminhando a vitória. A grande diferença no placar pareceu ter relaxado a equipe na defesa, e o Panamá aproveitou para tentar gerar um calor no jogo. Porém a reação panamenha conseguiu apenas diminuir a vantagem para seis pontos.