No entanto, finlandês se defende e credita mau desempenho à largada e trapalhada da Mercedes
Valtteri Bottas vem enfrentando péssima fase na Fórmula 1. Nas últimas três corridas, mesmo pilotando o melhor carro da F1, a Mercedes, obteve um 14º e dois oitavos lugares, totalizando só oito pontos. Pior: no GP de Sakhir desperdiçou a pole position com mais uma largada ruim, foi dominado pelo companheiro George Russell, substituto de Lewis Hamilton, e, após uma trapalhada da equipe, que deu os seus pneus ao inglês e teve de lhe devolver à pista com com os compostos desgastados, perdeu performance. A Bottas, só restou lamentar.
– Se você não sabe das coisas, posso ter parecido um completo idiota, então isso não é legal. Mas as pessoas que sabem, sabem como foi o desempenho e como poderia ter sido o resultado final. Foi uma corrida muito ruim para mim e é fácil para as pessoas dizerem que um cara novo chega e vence o cara que está na equipe há alguns anos – então não foi o ideal – admitiu.
Bottas admitiu que a largada ruim atrapalhou sua corrida, já que ele sofreu para acompanhar Russell antes da primeira troca de pneus, mas o erro da Mercedes no segundo pit stop, durante o safety car causado por Jack Aitken, comprometeu de vez o resultado:
– Eu sabia que na primeira parte, com o pneu médio, a posição da pista seria importante, então obviamente foi uma pena perdê-la. Mas no segundo trecho, eu o estava pegando num ritmo bastante decente. É difícil explicar a sensação quando você chega a um pit stop e sai com os mesmos pneus velhos com que veio – e depois perde posições. Obviamente, um grande erro da equipe que será analisado e aprendido – foi um pesadelo estar com os pneus velhos que perderam temperatura. Eu era como um pato sentado.
O erro decisivo da Mercedes aconteceu já na reta final da corrida. Com larga vantagem na ponta da dupla Mercedes, a equipe chamou os pilotos para fazerem o pit stop no mesmo momento. Acontece que a escuderia se atrapalhou na troca e acabou colocando um pneu que seria de Bottas no carro de Russell. O finlandês ficou 27 segundos parado por conta da falha e, posteriormente, George Russell precisou realizar nova parada para desfazer o engano.
Even seven-time world champions can have bad days at the office 😦
A costly few seconds in the pit lane for Mercedes on Sunday 👀#SakhirGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/VddtDnQnpK
— Formula 1 (@F1) December 7, 2020
Para garantir o vice-campeonato da temporada 2020, Valtteri Bottas precisa marcar pelo menos dez pontos, com um quinto lugar, no GP de Abu Dhabi. O finlandês está na Mercedes desde 2017 e tem contrato assinado para a próxima temporada.
Wolff reafirma compromisso com Bottas, mas aprova dupla Russell e Hamilton: “Talvez no futuro”
Líder de dois treinos livres, segundo lugar no grid de largada e protagonista da briga pela vitória no GP de Sakhir, no qual substituiu Lewis Hamilton pela Mercedes, George Russell causou uma boa impressão na equipe alemã. Chefe do time, Toto Wolff reconheceu que uma dupla formada pelo britânico com o heptacampeão seria interessante, mas reforçou o compromisso com Valtteri Bottas, que teve um dia difícil na prova deste domingo.
– Ele é um piloto da Williams e nossa dupla de pilotos é Valtteri e Lewis. Portanto, não vejo isso como uma situação realista naquele momento. Mas seria interessante, talvez um pouco selvagem para nós. Talvez isso aconteça no futuro – disse o austríaco.
LEIA MAIS