Pular para o conteúdo

Bélgica fecha 2020 na liderança do ranking da Fifa; Brasil é terceiro

    Ranking Mundial da Fifa em dezembro — Foto: Reprodução/Fifa

    Em um ano em que a pandemia da Covid-19 alterou profundamente o calendário de competições mundo afora, o ranking mundial da Fifa termina com o mesmo líder. A Bélgica fechou 2020 na ponta do ranking mundial da Fifa, que divulgou sua edição de dezembro nesta quinta-feira (10). Este é o terceiro ano consecutivo em que o time belga termina na liderança da lista, onde está desde 2018.

    Depois de 1.082 jogos internacionais disputados em 2019, o maior desde que o sistema de classificação foi introduzido em 1993, apenas 352 partidas foram realizadas este ano – o menor número desde 1987 – devido à paralisação causada pela pandemia de Covid-19.

    A atual campeã mundial França continua na segunda colocação, e a seleção brasileira – eliminada pelos belgas nas quartas de final da Copa de 2018 – permanece na terceira colocação, onde estava no fim do ano passado. A Inglaterra aparece na quarta posição, e Portugal em quinto.

    O Brasil (1743 pontos) conseguiu subir no ranking de melhores seleções da Fifa e ocupa o terceiro lugar. Já a Bélgica (1780 pontos), equipe que não possui nenhuma Copa do Mundo, segue na liderança da classificação pelo terceiro ano consecutivo, enquanto a França (1755 pontos) ocupa o segundo lugar.

    Após grande campanha na Copa do Mundo de 2018, a Inglaterra aparece na quarta posição, enquanto Portugal, último vencedor da Eurocopa, está em quinto lugar. Em seguida vem Espanha, Argentina, Uruguai, México e Itália para completar o top 10.

    O top 10 não tem nenhuma novidade com relação ao ranking de novembro, quando foi realizada a última janela de jogos de seleções em todo o mundo. Completam as primeiras colocações Espanha, Argentina, Uruguai, México e Itália. A lista não aparece com nenhuma alteração nas 50 primeiras colocações, tendo mudanças apenas a partir da 58ª posição, assumida pelo Catar. O país-sede do Mundial de 2022 ganhou uma colocação.

    De acordo com a Fifa, apenas 352 jogos entre seleções ocorreram em 2020 – o número mais baixo desde 1987. Em 2019, por exemplo, foram realizados 1082 partidas. A seleção que mais cresceu no ano foi a Hungria, que somou 44 pontos e ganhou 12 colocações, terminando o ano em 40º. O próximo ranking mundial da Fifa será publicado em fevereiro de 2021.

    Entenda o ranking da FIFA e como funciona as pontuações das seleções

    Em 2018, a FIFA divulgou uma nova fórmula de cálculo para montar o ranking das melhores seleções nacionais, conhecido como o Método Elo. Por isso, foi criado o algoritmo “SUM” para calcular a pontuação dos países e as particularidades do futebol.

    De acordo com o algoritmo, várias situações são levadas em conta, como resultado do jogo, número de gols, tipo de partida. Desde então, a FIFA tem usado o SUM para calcular a média de pontos das seleções.

    A fórmula do algoritmo SUM é a seguinte:

    P = Pbefore + I * (W – We)

    Pbefore: Pontos antes do jogo
    I: Importância do jogo
    W: resultado do jogo
    We: resultado esperado do jogo

    A pontuação pela importância do jogo é determinada da seguinte maneira:

    I= 5 pontos – Amistosos que não são na Data FIFA
    I= 10 pontos – Amistosos na Data FIFA
    I= 15 pontos – Jogos da fase de grupos da Liga das Nações da UEFA
    I= 25 pontos – Playoffs e jogos finais da Liga das Nações da UEFA
    I= 25 pontos – Jogos de eliminatórias de torneios continentais e Copa do Mundo
    I= 35 pontos – Jogos de torneios continentais até as quartas de final
    I= 40 pontos – Jogos a partir das quartas de final de torneios continentais e todos da Copa das Confederações
    I= 50 pontos – Jogos da Copa do Mundo até as quartas de final
    I= 60 pontos – Jogos da Copa do Mundo a partir das quartas de final

    A pontuação pelo resultado do jogo é dado da seguinte maneira:

    Vitória = 1 ponto
    Empate = 0,5 pontos
    Derrota = Nenhum ponto

    A pontuação pelo resultado esperado do jogo é dado da seguinte maneira:

    1 / (10 elevado a -dr/600 + 1)
    dr = diferença nas classificações do ranking das duas equipes (Pbefore da seleção A – Pbefore da seleção B)

    O SUM também leva em consideração a disputa de pênaltis fazendo a soma de empate para a seleção derrotada e metade da pontuação de vitória para a vencedora (W do derrotado = 0,5 ponto / W do vencedor = 0,75 ponto).

    Marcações: