Bayern enfrenta Tigres na final do Mundial de Clubes e tenta repetir feito do Barcelona de Pep Guardiola

Bayern de Munique e Tigres se enfrentam nesta quinta, às 15h
Bayern de Munique e Tigres se enfrentam nesta quinta, às 15h — Foto: Divulgação/Bayern de Munique

Título seria o sexto do time bávaro em um ano, feito conquistado apenas pelo Barça em 2009. Mexicanos buscam conquista inédita para o país

Europeus não ligam para o Mundial de Clubes? Para tentar provar o contrário e ainda igualar o feito de um time histórico, o Bayern de Munique enfrenta o Tigres, nesta quinta-feira (11), em Doha, pela decisão da edição de 2020 na competição. Os mexicanos, por sua vez, tentam o título inédito para uma nação fora da Europa e da América do Sul.

O título do Mundial seria o sexto do time comandado por Hansi Flick em um intervalo de um ano. Até aqui, os bávaros conquistaram o Campeonato Alemão, Copa da Alemanha, Supercopas da Alemanha e Europa, e a Liga dos Campeões. É uma conquista que vai além da Tríplice Coroa. Só uma equipe foi capaz de ter: o Barcelona de Pep Guardiola, em 2009. Confira a entrevista na íntegra no site do Globo Esporte.

“É a cereja do bolo. Só um time ganhou seis títulos em uma temporada, e temos a chance de ser os segundos. É a chance de escrever a história do futebol, e também um grande desafio para nós. Quando você está tão perto de ganhar um troféu, você tem que dar tudo para isso acontecer”, declarou o artilheiro Lewandowski, autor dos dois gols na vitória por 2 a 0 contra o Al Ahly.

O atual elenco do Bayern está acostumado a quebrar marcas. Fez pelo menos um gol em 58 partidas seguidas. Tem média de quase três gols por jogo na temporada. Perdeu apenas dois jogos dos 31 que realizou em 2020/21. E conta com o atual melhor jogador do mundo.

Lewandowski alcançou os 29 gols em 27 partidas na temporada e busca mais uma artilharia na sua carreira. Ele tem dois gols e está atrás de Gignac, seu adversário no Tigres no confronto de hoje, que tem três gols no Mundial de Clubes.

Além de Goretzka e Javi Martínez, que sequer viajaram para o Catar, o Bayern terá mais um desfalque na decisão do Mundial. O zagueiro Jerôme Boateng foi liberado para voltar à Alemanha após o falecimento de sua ex-namorada.

Hansi Flick comentou sobre o acontecimento. “Jerôme (Boateng) veio me ver no meu quarto e me pediu para deixar a concentração e voltar para casa, e obviamente eu disse que sim. Ele precisa fazer um teste de covid para voltar à Alemanha. Infelizmente ele não estará disponível”.

Tigres luta por título histórico

Entrar em campo no estádio Cidade da Educação nesta quinta já é um ato histórico para o Tigres e o futebol mexicano. É a primeira vez que uma equipe mexicana disputa uma decisão de Mundial de Clubes. O time comandado pelo brasileiro Tuca Ferretti tenta ser o primeiro que não seja europeu ou sul-americano a levantar a taça.

Treinador do Tigres há mais de 10 anos e o maior responsável pelas recentes conquistas do clube, Tuca Ferretti fez questão de dizer que não se sente intimidado pelo favoritismo do Bayern. E citou que seu time também lidou com essa situação ao passar pelo Palmeiras.

“Em algumas vezes, não fomos favoritos. E, naturalmente, as pessoas dizem muitas coisas. Não é algo que nos preocupa muito. Os brasileiros falaram algumas coisas, e nós saímos por cima. Também eram favoritos”, analisou Tuca.

Os europeus levaram 12 dos últimos 13 títulos do Mundial de Clubes. São campeões seguidos desde o próprio Bayern de Munique, em 2012. Somando-se as edições da extinta Copa Intercontinental, a Europa tem 33 taças, contra 26 da América do Sul. O Tigres vai tentar mudar a estatística.

Prováveis escalações

Bayern de Munique: Neuer; Pavard, Süle, Alaba e Davies; Kimmich, Roca, Coman e Muller; Gnabry e Lewandowski. Técnico: Hansi Flick

Tigres: Guzmán; Luís Rodríguez, Reyes, Salcedo e Dueñas; Rafael Carioca, Pizarro, Quiñones e Aquino; Carlos González e Gignac. Técnico: Tuca Ferretti

LEIA MAIS

Lewandowski marca 2 e Bayern está na final do Mundial de Clubes