A reta final do Campeonato Espanhol, que já estava emocionante, ficou ainda mais imprevisível após a 32ª rodada, principalmente depois da derrota para o Atlético de Madrid para o Athletic Bilbao no último jogo deste domingo. Apenas três pontos separaram o Atlético do Sevilla, quarto colocado. Além disso, daqui a três rodadas, haverá dois confrontos diretos entre os candidatos ao título: Barcelona x Atlético de Madrid e Real Madrid x Sevilla.
Villarreal e Barcelona fizeram um primeiro tempo de três gols e muitas boas jogadas, com destaque para Griezmann do lado catalão, e o goleiro Asenjo, que salvou a meta dos donos da casa em pelo menos três oportunidades. O Villarreal saiu na frente aos 26, com um bonito gol do nigeriano Chukwueze, que se livrou de Alba e driblou Ter Stegen antes de chutar cruzado. No minuto seguinte, outro golaço: Mingueza lançou Griezmann, que encobriu Asenjo com categoria. Aos 34, o argentino Foyth recuou errado, e Griezmann chutou de primeira para virar o jogo.
Sétimo colocado no Espanhol, o Villarreal vendeu caro a derrota em casa. O time voltou para o segundo tempo disposto a pressionar em busca do empate, mas a estratégia sofreu um abalo aos 19, quando Trigueros deu um forte carrinho em Messi e foi expulso. O argentino chegou a chorar de dor no gramado, mas após o antedimento médico conseguiu seguir na partida. Mesmo com um a menos, o time da casa seguiu em busca do empate, obrigando o Barcelona a abandonar seu estilo e se segurar na defesa, terminando a partida com quatro zagueiros: Mingueza, Piqué, Lenglet e Araújo, que entrou na etapa final. A tática catalã de explorar os contra-ataques só funcionou uma vez, aos 38, mas De Jong, lançado livre na meia-lua, chutou para fora ao tentar encobrir Asenjo.
Acabou a “gordura” do Atlético de Madrid na liderança do Campeonato Espanhol. Neste domingo, o time do técnico Diego Simeone perdeu para o Athletic Bilbao por 2 a 1, fora de casa, e tem a primeira colocação cada vez mais ameaçada. A vantagem, que já foi de dez pontos sobre o Real Madrid, agora é de apenas dois: 73 contra 71 de Real e Barcelona, a cinco rodadas do fim. Como o Barça tem um jogo a menos, pode tomar a liderança na quinta-feira, quando receberá o Granada. Depois de levar um gol de Berenguer no início, o Atlético pressionou o jogo todo até empatar com Savic aos 31 minutos do segundo tempo, mas quando lutava pela virada acabou levando um gol de Iñigo Martínez aos 40.