Home Mais Esportes ATP Finals: Rafael Nadal é derrotado por Dominic Thiem

ATP Finals: Rafael Nadal é derrotado por Dominic Thiem

Austríaco encaminha classificação para as semifinais

Se o primeiro duelo em Londres promoveu a Rafael Nadal alguma esperança de uma trilha tranquila rumo ao inédito título do ATP Finals, Dominic Thiem fez questão de dar ao espanhol um choque de realidade. Num confronto de altíssimo grau, com 62 winners e ralis impressionantes, o Touro Miúra salvou cinco match points em games diferentes, mas foi derrotado pela disputa mais inspirada do austríaco nos instantes decisivos. Em 2h23 de partida, Thiem levou a melhor por 2 sets a 0, parciais de 7/6(7) e 7/6(4).

O resultado concedeu a Thiem a liderança isolada do Grupo “Londres 2020”, com 100% de aproveitamento em dois confrontos e direcionou a classificação do austríaco às semifinais – será selada se Stefanos Tsitsipas derrotar Andrey Rublev mais tarde. A rodada seguinte será a última da fase de grupos e Thiem enfrentará Rublev. Em contrapartida, Nadal encara Tsitsipas, atual campeão da competição.

Com dois entendedores no saibro se confrontando num piso rápido, o primeiro set dispôs de pontos trabalhados e de altíssimo nível – seriam 37 winners e somente 19 erros não forçados em 13 games. Ninguém teve possibilidade de quebra, com os dois atletas possuindo no máximo 0-30 no saque adversário.

No desempate, Thiem buscou uma cruzada curta, que pegou na fita e foi para fora, resultando um mini break (4-2) a Nadal. O espanhol deteve o primeiro set sacando em 6-5, porém mandou na rede. O segundo, no saque do austríaco, foi salvo ao pegar o Miúra no contrapé. E aí Thiem se desenvolveu. Fechou a parcial em 7/6(7) após uma cruzada vencedora.

Veja também: Quarta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo terá jogos nesta terça-feira

No set seguinte, Nadal teve a possibilidade da quebra já no primeiro game. Seu rival conseguiu salvar com uma paralela vencedora e posteriormente converteu o placar para atestar o saque. No sétimo, o espanhol por fim teve sucesso e rompeu o serviço do adversário com um winner.

No oitavo, Dominic Thiem passou por cima. Nadal salvou o primeiro break point contra em um rali com 21 trocas. O austríaco fez outro belo ponto em sua segunda chance e subiu a rede para selar a quebra por meio de um forehand, equiparando novamente em 4/4. Estimulado, Thiem cercou Rafael Nadal com três match points no serviço do espanhol, em 0-40. O espanhol salvou novamente os três e subiu a rede para empatar o placar.

Sem quebras, o duelo foi mais uma vez para o tie-break. O equilíbrio notório em todo o confronto se conservou no início, mas Thiem conquistou um mini-break e depois acelerou até abrir 6/2. Nadal salvou mais dois match points, porém caiu na terceira chance e Thiem fechou a disputa em 7/6(4).

Como funciona o torneio

A ATP Finals junta os oito melhores atletas da temporada, além das oito melhores duplas. Nesta edição Diego Schwartzman, número 9 do ranking de simples da ATP, começou a participar em razão da desistência de Roger Federer, atual número 5 da lista.

O vencedor soma 1.500 pontos no ranking e receberá US$ 1,56 milhão (mais de R$ 8 milhões). Os atletas são divididos em dois grupos, que nesta edição ganharam os nomes da primeira e da atual sede da competição.

Diferente do modelo de outras partidas, não há eliminação na fase de grupos. Os atletas de cada um dos dois grupos disputam entre si. Os dois melhores de cada vão às semifinais e posteriormente os dois vencedores decidem o título. O método é igual para a chave de duplas.

Fonte: Globo Esporte

- Advertisment -

Popular

Jogos Campeonato Costa Rica primeira divisão

Último jogo do campeonato foi entre ADR Jicaral e Sporting San Jose O último jogo do Campeonato da Costa Rica primeira divisão aconteceu no dia...

Tudo sobre o ex-jogador Emerson Sheik

Foto: Divulgação Wikipédia. Conheça a carreira do ex-jogador catarinense de futebol Emerson Sheik Marcio Passos de Albuquerque, conhecido como Emerson Sheik, nasceu em Nova Iguaçu no...

Flamengo: maior time do Brasil

Foto: Divulgação/Flamengo. Liderando o rankings dos maiores times brasileiros está o Flamengo O maior time do Brasil é o Flamengo, o time possui 60 títulos incluindo...

Conheça as 10 maiores torcidas do Brasil

O Brasil é o país do futebol, certo? Por isso, aqui você também encontra as maiores torcidas O futebol é o esporte mais praticado e...