Home Futebol Arsenal e Manchester United “transformam” Liga Europa em Champions e buscam título

Arsenal e Manchester United “transformam” Liga Europa em Champions e buscam título

Clubes ingleses tentam salvar temporada com vaga na final da 2ª competição de clubes da Uefa

Manchester United e Arsenal voltam aos holofotes nesta quinta-feira (29) em palco europeu. Não por movimentos de seus dirigentes fora de campo, mas sim, para jogar as semifinais da Liga Europa. Pouco mais de uma semana após o fiasco da Superliga, que contava com os dois gigantes ingleses como fundadores, ambos encaram adversários que não foram convidados para “festa”: Roma e Villarreal, respectivamente.

O treinador Ole Gunnar Solskjaer mais uma vez chega com o Manchester United em uma semifinal da Liga Europa, após perder a oportunidade de jogar a decisão na temporada passada ao ser derrotado pelo Sevilla.

Solskjaer, por sinal, virou “persona non grata” em Roma após dar uma entrevista recentemente dizendo que não tinha assistido as partidas da equipe italiana na temporada. Mas na coletiva de véspera do confronto, ele fez questão de dizer que não estava menosprezando o time do treinador português Paulo Fonseca e do atacante Dzeko.

“A Roma é um clube com uma história fantástica. Tenho em casa uma camisa do Totti e do De Rossi autografadas. Depois do sorteio, analisamos o adversário até à exaustão. Não quis faltar com respeito à Roma. Parece uma verdadeira eliminatória europeia porque a Roma é um clube com muita história”, disse o treinador norueguês, comparando a força do confronto como se fosse de uma Liga dos Campeões. A entrevista foi divulgada na íntegra no site do Globo Esporte.

E se a Liga Europa não é uma Champions, sua conquista é de extrema importância para o Manchester United salvar a temporada, assim como para Roma, Arsenal e Villarreal. Afinal, o quarteto semifinalista está fora de suas respectivas copas nacionais e sem chances de título nas ligas de seus respectivos países (sim, matematicamente o United ainda tem alguma chance na Premier League, mas é improvável e nem mesmo os atletas ou Solskjaer imaginam isso).

No caso do Arsenal, o título que não veio em 2019 em uma goleada sofrida para o arquirrival londrino Chelsea, é ainda mais importante. A equipe está apenas em 10º lugar na Premier League. Eles estão a nove pontos do West Ham, que até o momento tem a última vaga na Liga Europa, e é improvável que participem das competições continentais na próxima temporada, a menos que levante a Liga Europa (a Roma, oponente do United, também vive situação parecida no Italiano).

Rei da Liga Europa, Emery reencontra o Arsenal

E os Gunners terão pela frente um velho conhecido: o ex-treinador Unai Emery, que agora comanda o rival Villarreal. A passagem pelo Arsenal encerrou em “circunstâncias indesejáveis”, alfinetou o técnico basco ao site da Uefa, para depois assoprar:

“ (Eu e o Arsenal) vivemos grandes momentos juntos em campo e terei de deixar de lado meus sentimentos pelo Arsenal. Quero vencer por mim e pelo Villarreal”, salientou Emery, em entrevista coletiva.

Emery já venceu três vezes a Europa League pelo Sevilla e pode se tornar o primeiro treinador a levantar o troféu quatro vezes, já que atualmente compartilha a melhor marca com a lenda italiana Giovanni Trapattoni.

Histórico dos confrontos

Manchester United e Roma já se enfrentaram seis vezes e os italianos nunca venceram: cinco derrotas e um empate diante dos Diabos Vermelhos, incluindo aí um 7 a 1 na Champions 2006/2007 (o “Oscar” desse jogo, no caso o autor de gol de honra romano, foi o lendário volante Danielle De Rossi).

Situação parecida no outro duelo: o Villarreal nunca derrotou o Arsenal em quatro chances que as duas equipes se enfrentaram. Dois empates e duas vitórias para o time atualmente liderado pelo espanhol Mikel Arteta.

LEIA MAIS

Messi conquista 35º título pelo Barcelona; veja como fica ‘corrida’ com Cristiano Ronaldo

- Advertisment -

Popular

Após 22 anos, Grêmio marca 8 gols em um único jogo

Tricolor repetiu resultado de 1999, pelo Gauchão A noite desta última quinta-feira (6), foi histórica. Não pela grandiosidade do oponente ou da competição, mas o...

NBA tem recorde de Raulzinho, lesão de Davis, Bush na torcida e show de Curry

Brasileiro tem sua melhor partida na NBA, pivô volta a preocupar os Lakers, e ex-presidente dos Estados Unidos vai à arquibancada Sete jogos movimentaram a...

Palmeiras vence e elimina Santos, que corre risco de rebaixamento

Com a derrota, o Santos joga sua vida na elite do futebol paulista contra o São Bento. Caso perca, o Peixe será rebaixado pela...

Fluminense empata com o Junior Barranquilla e segue líder do seu grupo

Após saga para chegar a Guayaquil, time comandado por Roger Machado consegue empate com gol do garoto Kayky Depois de uma verdadeira saga para chegar...