Abel aposta em garotos da base que marcam presença em todos os jogos

Praxedes ganhou os holofotes após chegada de Abel Braga
Praxedes ganhou os holofotes após chegada de Abel Braga — Foto: Ricardo Duarte / Internacional

Apenas contra o Botafogo um jogador lapidado no clube não iniciou a partida

Desde o retorno do treinador Abel Braga no comando do Inter, os garotos lapidados no clube ganharam mais espaço. Inclusive, marcaram presença em todas as 10 partidas do técnico à frente da equipe. Em busca de maior tempo em campo, agora precisam se consolidar como peças essenciais ao clube.

A vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras na noite do último sábado (19) ficou marcada pela despedida de D’Alessandro. Abel, entretanto, aproveitou o jogo e aprovou esta ideia de aproveitamento da base. Quatro atletas oriundos das camadas inferiores iniciaram a partida: Heitor, Rodrigo Dourado, Praxedes e Caio.

O levantamento não coloca Rodrigo Moledo, que veio para o Inter B em 2009, deixou o clube em outras duas oportunidades e foi repatriado em 2018. Dourado, diga-se, já está afirmado há pelo menos cinco anos. Inclusive, enverga a braçadeira de capitão quanto atua.

Praxedes é o principal expoente desta passagem de Abel pelo Beira-Rio. O treinador se encantou com o garoto de 18 anos. O meio-campista foi promovido por Eduardo Coudet depois de ser o destaque da conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Porém, firmou-se de vez neste fim de ano.

No sábado (19), Praxedes iniciou a partida mesmo um dia após defender a seleção sub-20. Acabou substituído no intervalo por Yuri Alberto, que marcou o segundo gol do colorado. Abelão até lamentou que o pupilo não repetiu a produção dos confrontos anteriores, mas o respaldou e já antecipou a escalação contra o Bahia.

“(Praxedes) ficou bem abaixo do que apresentou contra o Boca. Mas a responsabilidade é minha. O pedido era que não jogasse. Foi até onde deu. Errou muito, muito. Mas o tranquilizei para o próximo jogo. Problema zero. Ele vem com uma cultura do clube, tem um sentimento diferente do que o que você contrata. Acho que isso é a solução de todos os clubes”, disse o treinador.

Nos 10 jogos até o momento, somente na vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo Abel Braga não contou com alguém da base entre os 11 iniciais – Heitor, Rodrigo Dourado, Caio e Peglow entraram na segunda etapa.

No empate em 2 a 2 com o Atlético-MG, só Dourado começou. Já no triunfo por 1 a 0 sobre o Boca Juniors em La Bombonera, apenas Praxedes foi titular. No entanto, Abel nunca usou menos de três formados no Beira-Rio ao longo dos jogos.

“A base do Inter está muito valorizada, muito bem dirigida. (Segunda-feira passada) fizemos um treino de quem não jogou com os meninos da base. Outros que nem estão no grupo me chamaram atenção. Fico feliz. É uma forma de ajudar o clube. Isso não passa batido por mim. Na qualidade, jogará quem tiver mais”, completa o técnico.

Para rodar mais

Apesar das chances, os garotos ainda não têm muitos minutos em campo. Apenas Dourado e Zé Gabriel atuaram mais da metade do tempo na soma da “era Abel”, com 500 a 459 minutos, respectivamente. Praxedes, por exemplo, tem 183, o que dá pouco mais de duas partidas.

Sem compromissos ao longo da semana, o técnico tem a tranquilidade para testar formações e orientar os garotos para o confronto contra o Bahia, no próximo domingo (27), na Fonte Nova.

A provável escalação para o jogo da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro conta com até quatro jogadores oriundos da base colorada: Danilo Fernandes; Rodinei, Lucas Ribeiro (Zé Gabriel), Víctor Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenilson, Patrick, Praxedes e Caio; Thiago Galhardo.

O Inter soma 44 pontos e ocupa a 4ª posição na tabela. O Bahia aparece em 16º, com 28. O jogo será disputado no domingo (27), às 16h (de Brasília), na Fonte Nova.

Minutos em campo:

  • Zé Gabriel (21 anos) – 459
  • Heitor (20 anos) – 387
  • Caio (20 anos) – 206
  • Praxedes (18 anos) – 183
  • Nonato (22 anos) – 89
  • Johnny (19 anos) – 87
  • Peglow (18 anos) – 73

LEIA MAIS

Internacional envia relação de jogadores para as oitavas da Libertadores com Mauricio e Caio Vidal entre as novidades