Home Basquete Descubra qual a história do tênis Jordan

Descubra qual a história do tênis Jordan

Veja como surgiu e foi desenvolvido o tênis Jordan pela Nike

Michael Jordan é o maior atleta de basquete de todos os tempos. Só que muito antes disso se tornar uma realidade, o jogador já entrava na história ao lançar os tênis Air Jordan. Confira detalhes de como foi este lançamento e como surgiu esta parceria com a Nike.

Começo de negociações

A história do tênis Air Jordan começa com o interesse da Nike em conquistar espaços nas quadras de basquete. A empresa queria bater de frente com as rivais e para isso procurou o que era tratado como um possível astro da NBA, Michael Jordan.

Jordan havia acabado de conquistar a medalha de Outro nos Jogos Olímpicos de Verão, em Los Angeles, e sido selecionado para o Chicago Bulls, em 1984.

No entanto, esta união por muito pouco não ocorreu. Isso porque Jordan havia atuado na faculdade usando material da Converse e tinha o desejado de assinar um contrato com a Adidas. Ele acreditava que o produto da empresa era mais confortável e ágil.

Acontece que naquele momento, a marca passava por problemas internos com a morte do fundador e por isso não tinha condições de entrar na disputa de forma competitiva. A Converse, por sua vez, ofereceu um projeto similar ao que havia ocorrido com Magic Johnson e Larry Bird. No entanto, Michael Jordan queria algo além de dinheiro. E foi isso que a Nike ofereceu.

A empresa também se destacou pelo valor pago ao atleta, mas o diferencial foi a visão em torno do negócio. A equipe de marketing usou bem a imagem do futuro astro, o colocando em diversas capas de jornais e revistas. Isso tornou Michael Jordan o primeiro atleta negro a ser a imagem da Nike.

Além disso veio o ponto alto do negócio, que é exatamente o tema deste texto, o lançamento do Air Jordan.

Michael Jordan Air Jordan 1
Michael Jordan com o Air Jordan 1

Produção do Tênis Air Jordan 1

O principal responsável pelo desenho do modelo do Air Jordan 1 foi o Diretor de Criação da Nike, Peter Moore. Ele fazia diversas reuniões com Michael Jordan, pois o projeto teria que seguir exatamente o desejo do jogador. Entre as exigências estavam que o tênis fosse baixo, moderno e provocador.

Em uma famosa entrevista, Jordan detalhou que participou do processo de criação, com exceção das cores vermelho e preto.

O fato é que a combinação de uma empresa que queria investir forte e um jovem talento que participava do desenho do produto fez com que o tênis Air Jordan 1 fosse um grande sucesso de vendas.

Proibição e indenização

A Nike quis impactar e conseguiu. O primeiro par de tênis Air Jordan 1 era vermelho e preto, combinando com os uniformes do Chicago Bulls. Isso gerou uma grande polêmica, pois fazia com que as atenções fossem para os pés do jogador. A NBA não aprovou esta situação e puniu em US$ 5 mil por partida que Jordan utilizasse o calçado.

Esta proibição fez com que a NBA então refizesse o tênis, que passou a ter mais destaque para o branco. Algo que foi o suficiente para o executivo da NBA, David Stern, que estipulou em regra que todos os tênis dos jogadores fossem pelo menos mais da metade branco.

Só que a empresa ainda utilizou a situação para marketing. Afinal, logo após o veto da NBA, a Nike criou uma campanha publicitária afirmando que havia criado um tênis revolucionário, mas que o mesmo foi proibido pela Liga. Em seguida completava dizendo que apesar do tênis ter sido expulso da NBA, você ainda era livre para usar os Air Jordans da Nike. Uma publicidade que ajudou que o produto continuasse a ser sucesso de vendas.

Para muitos, tudo isso já fazia parte dos planos da empresa antes mesmo de toda a polêmica. Com o objetivo nunca sendo o de utilizar o Air Jordan Vermelho e Preto nas partidas oficiais e isso gerar uma narrativa forte de banimento para comercializar o produto.

Michael Jordan com outro calçado

Apesar da tradição do tênis Air Jordan e do acordo ter sido ainda antes da temporada começar, Michael Jordan nem sempre usou o tênis que ele projetou ao lado da Nike.

Durante a temporada de estreia do jogador na NBA, Michael utilizou o Air Ship, um tênis muito similar ao que seria desenvolvido na sequência. Inclusive na polêmica partida em que ele foi proibido de usar tênis vermelho e preto, há a duvida se ele estava com o Air Jordan 1 ou o Air Ship.

Jumpman

O lançamento do tênis Air Jordan 2 ocorreu já na segunda temporada, mas a principal novidade seria o terceiro modelo, apresentado em 1988. Isso porque foi nesta edição que o tênis veio com o “Jumpman”, o logotipo desenhado por Tinker Hatfield Jr. O desenho do corpo de Michael Jordan partindo para uma enterrada foi outro grande sucesso e a marca de toda a linha lançada em parceria da Nike com o astro da NBA.

Devido ao número tão elevado de vendas, depois de 1988 o produto a ser lançado anualmente. Cada edição trazia uma inovação e também preços mais elevados. Até porque acompanhava a ascensão do jogador, que ganharia a NBA seis vezes na década de 90.

Mesmo após a aposentadoria definitiva de Michael Jordan em 2003, os tênis continuaram a ser produzidos com homenagem a carreira do jogador. Além disso, os primeiros modelos costumam ser comercializados por preços altos nas redes.

Tênis histórico

Por todos esses motivos, Air Jordan é um tênis histórico. A Nike acertou em cheio no negócio idealizado em 1984 e contou com a sorte de Michael Jordan realmente ter conseguido se tornar ainda mais do que tudo o que foi imaginado na ocasião.

O sucesso do atleta na quadra e inclusive toda a reformulação que ele fez no Mundo dos negócios, tornou do tênis Air Jordan um grande case de sucesso de marketing e mercado. Tanto, que a marca Jordan e seu respectivo tênis hoje patrocinam diversos outros atletas, da NBA e de outros esportes. Elevando ainda mais o nível desta parceria comercial.

Certamente foi um passo gigante tanto para a marca, quanto para o sucesso financeiro do astro.

Popular

Quem fundou os jogos olímpicos da era moderna?

Conheça a história de Pierre de Coubertin A Olimpíada é um dos eventos mais assistidos do Mundo e mobiliza milhões de pessoas por centenas de...

Saiba qual a história e regras do Raquetebol

Saiba tudo da prática de Raquetebol no Mundo São muitos esportes praticados pelo Mundo e alguns os nomes não são tão famosos, mas são conhecidos....

Quais são as principais ameaças de Glover Teixeira no light heavyweight?

Foto: Unsplash Um dos brasileiros que vêm se destacando no Ultimate Fighting Championship atualmente, Glover Teixeira é o atual detentor do cinturão da categoria light...

Tudo sobre a história do vôlei no Brasil

Vôlei, ou voleibol como também é conhecido chegou no Brasil em 1915 O vôlei chegou ao Brasil no ano de 1915, mas não se sabe...

Veja a lista de campeões mundiais de surf masculino e feminino

Brasileiro Gabriel Medina está entre os campeões mundiais de surf  Um dos campeões mundiais de surf é o brasileiro, Gabriel Medina, que conquistou o título...

Qual a origem do futebol americano e como funciona?

Futebol americano é um esporte muito popular e super prática nos Estados Unidos Além do soccer, ou seja, o futebol tradicional brasileiro, o futebol americano...

6 melhores lutadoras de MMA de todos os tempos

Descubra agora quais são as melhores lutadoras de MMA de sempre Artes Marciais Mistas, ou como é mais conhecida, o MMA, é um esporte híbrido...

Marketing esportivo e o comportamento dos consumidores

Redes sociais possuem um papel cada vez maior no consumidor esportivo Que o avanço tecnológico mudou o mundo, nós já sabemos. Mas nem tudo nessas...