Home Basquete NBA Conheça toda a história do Miami Heat

Conheça toda a história do Miami Heat

Veja os principais feitos do Miami Heat

O Miami Heat é uma franquia de basquete da NBA. A equipe tem sede em Miami, na Flórida. O time compete pela Divisão Sudeste, na Conferência Leste da liga.

Ao longo da história, o Miami Heat conquistou a NBA em três oportunidades (2006, 2012 e 2013). A franquia ainda foi vice em outros três anos (2011, 2014 e 2020). Ao todo também venceu 15 títulos de Divisão.

Linha do tempo do Miami Heat

Confira o desempenho do Miami Heat na NBA ao longo do tempo, desde o surgimento até os dias de hoje.

O surgimento do Miami Heat

O Miami Heat surgiu em 1987 quando a NBA anunciou que adicionaria três franquias à liga. Um grupo de Miami então liderado por Billy Cunningham e Lewis Schaffel superou outros de Orlando e São Petersburgo. A franquia então estrearia na temporada 1988/1999. O nome da equipe foi escolhida em pesquisa e o logotipo criado pelo artista Mark Henderson.

Começo modesto

As primeiras temporadas do Miami Heat foram bem ruins, com a equipe ficando sempre nas últimas posições. Isso resultava em primeiras escolhas no draft, mas que também não acabaram se convertendo em estrelas, atrasando um pouco o crescimento.

O Miami só conseguiria chegar aos playoffs na temporada 1991/1992, quando avançou em 8º lugar, mas acabou caindo já na primeira rodada. Isso se repetiu em 1993/1994, novamente sem conseguir ir longe.

Fase de protagonismo

Depois de um longo período na seca, o Miami Heat finalmente passou a desafiar as principais franquias. Isso aconteceu após uma mudança na gestão e com a chegada de Pat Riley. O executivo e técnico reorganizou a equipe e montou um time forte com destaque para Alonzo Mourning e Tim Hardaway.

Foram cinco temporadas seguidas terminando nas três primeiras colocações entre 1997 e 2001 O auge veio na temporada 1996/1997, quando pela primeira vez na história da franquia conseguiu avançar uma fase dos playoffs. No entanto, acabou perdendo a decisão da Conferência para o poderoso Chicago Bulls do astro Michael Jordan.

Primeiro título

Apesar do bom trabalho no final da década de 90, o Miami Heat só chegaria ao título na temporada 2005/2006. O primeiro passo para isso foi a escolha de Dwyane Wade no draft 2003. Outra movimentação importante para isso foi a contratação de Shaquille O’Neal.

Os dois juntos formaram uma poderosa dupla que conduziu a equipe para mais de 50 vitórias por duas temporadas seguintes, sendo uma delas a do título.

Big Three

Depois do título, o Miami Heat teve que lidar com uma série de problemas, especialmente as lesões dos principais astros. Com isso, até 2010 caiu na fase regular ou na primeira rodada dos playoffs.

A mudança só aconteceria para a temporada 2010/2011, quando foi formado o que ficou conhecido como Big Three. Na ocasião, a equipe que ainda contava com Dwyane Wade, anunciou as contratações de Chris Bosh e LeBron James.

A chegada de LeBron James principalmente gerou uma série de questionamentos, pois era um astro jovem, que se juntava a outras duas estrelas para buscar o primeiro título na carreira.

Isso gerou duas situações. A primeira era de aumento de exposição, com maior consumo da marca, divulgação e também aumento de torcedores do Heat. Do outro lado, tinha um grupo que passava a torcer contra a franquia devido ao fato de terem reunido três estrelas para serem campeões pela segunda vez.

Acontece que o trabalho rendeu o objetivo da gestão do Miami Heat. Foram quatro temporadas seguidas chegando na final da NBA.

Na primeira acabou sendo surpreendida e perdendo para o Dallas Mavericks. Só que na sequência venceu duas edições, diante de Oklahoma City Thunder e San Antonio Spurs. O time do Texas daria o troco na temporada 2013/2014.

Desta forma, o Big Three foi desfeito ao final desta edição, com o LeBron retornando ao Cleveland Cavaliers, deixando o Heat com mais dois títulos da NBA e dois vices na galeria.

Franquia pós LeBron

A saída de LeBron James foi acompanhada logo depois da descoberta de um problema de saúde de Chris Bosh. Dwyane Wade também conviveu com algumas lesões nas temporadas seguintes, o que fez com que o Miami não conseguisse se manter tão competitivo.

O grande momento foi na temporada 2019/2020, quando a equipe voltou a ganhar a Conferência Leste e chegar em uma final de NBA. Esta edição foi marcada pelo fato de ter ocorrido no começo da Pandemia do Covid-19, que fez com que liga tivesse todo o playoff disputado em uma “bolha”, sem presença de torcedores.

Só que apesar da boa campanha, o Miami Heat perdeu para o Los Angeles Lakers na final. Curiosamente do outro lado estava exatamente LeBron James.

A franquia ainda faria uma grande temporada em 2021/2022, mais uma vez liderada por Jimmy Butler. O time fez a melhor Campanha do Leste, mas caiu diante do Boston Celtics.

Jogadores de destaque

Muitas estrelas já passaram pelo Miami Heat, mas cinco deixaram feitos que fizessem com que a franquia tomasse a decisão de aposentar as camisas. Os primeiros foram Tim Hardaway e Alonzo Mourning, homenageados em 2009. Sete anos depois foi a vez de Shaquille O’Neal. Mais recentemente aconteceram as cerimônias de Chris Bosh, em 2019, e Dwyane Wade, em 2020.

O Miami Heat também aposentou a camisa de Michael Jordan, mesmo sem o atleta ter atuado na franquia.

Rivalidades

Os principais rivais do Miami Heat são New York Knicks, Chicago Bulls, Orlando Magic, Boston Celtics e Indiana Pacers, devido a confrontos históricos na NBA. Contra Knicks e Bulls isso começou ainda nos anos 90, na primeira grande fase do Heat.

Contra os Bulls isso ainda se intensificou em 2011, quando o rival também havia montado um grande time e deu trabalho nos playoffs. Na fase do Big Three, Celtics e Pacers também ocuparam este espaço após confrontos apertados e até mesmo muito brigados.

Eles se encontraram nas finais da Conferência Leste de 2013. Novamente a série foi marcada por várias faltas técnicas e flagrantes. No final, o Heat venceu a série por 4-3, após uma vitória por 99-76 no Jogo 7.

Já com o Orlando Magic a rivalidade existe principalmente pelo fato de as duas equipes estarem localizadas na Flórida.

Popular

Descubra algumas das escolas de tênis para crianças no Brasil

A prática de esportes é recomendada para todas as idades e é fundamental que seja estimulada desde cedo. São dezenas de modalidades tradicionais e...

Dicas de treinamento de força para atletas de triatlo

O Triatlo é um evento esportivo que reúne três modalidades. A combinação de natação, ciclismo e atletismo com a corrida faz com que seja...

Russell Wilson deixou jogo dos Broncos após concussão

Grande nome do Denver Broncos, Russell Wilson deu um grande susto na torcida na derrota da franquia para o Kansas City Chiefs. O quarterback...

O mais famoso peso pesado do boxe brasileiro

 O boxe do Brasil conta com muitos atletas de destaque. Éder Jofre foi multicampeão, Acelino Popó de Freitas também conquistou importantes vitórias entre muitos...

História do boxe brasileiro nas olimpíadas: De 1948 até hoje

O Boxe do Brasil tem muita tradição e já viu muitos nomes ficarem marcados com grandes conquistas neste esporte. Confira neste artigo os principais...

Quem fundou os jogos olímpicos da era moderna?

Conheça a história de Pierre de Coubertin A Olimpíada é um dos eventos mais assistidos do Mundo e mobiliza milhões de pessoas por centenas de...

Saiba qual a história e regras do Raquetebol

Saiba tudo da prática de Raquetebol no Mundo São muitos esportes praticados pelo Mundo e alguns os nomes não são tão famosos, mas são conhecidos....

Conheça o perfil do tenista Thiago Monteiro

Conheça a trajetória de Thiago Monteiro no tênis O tênis brasileiro tem agora em Thiago Monteiro a grande expectativa por resultados. Conheça um pouco mais...