Home Basquete Tudo sobre a carreira de LaMelo Ball

Tudo sobre a carreira de LaMelo Ball

Conheça a trajetória de LaMelo Ball

LaMelo Ball é um jogador de basquete profissional norte-americano. O atleta nasceu em 22 de agosto de 2001, em Chino Hills, e foi draftado pelo Charlotte Hornets na NBA.

Família esportista

LaMelo Ball vem de uma família totalmente envolvida com o esporte. Ele é filho de LaVar e Tina Ball, que atuaram no basquete universitário. LaVar até chegaria a se profissionalizar, mas para atuar no football americano. Esta situação fria com que LaMelo ficasse ainda mais famoso, pois o pai sempre usou a mídia para falar que os filhos eram talentosos e melhores que muitos da geração atual. Afinal, ele também é pai de Lonzo e LiAngelo.

Por conta disso, o primeiro treinamento de LaMelo foi exatamente dentro de casa. Até mesmo a primeira experiência em time foi treinada pelos pais, no Big Ballers VXT, uma equipe da União Atlética Amadora.                                                                                               

Carreira de LaMelo Ball

Toda a trajetória de LaMelo Ball foi planejada pelos pais e abaixo você confere um pouco desses movimentos dentro do esporte.

Ensino Médio

Mesmo no Ensino Médio, LaMelo continuou atuando em família. Era jogava ao lado dos dois irmãos mais velhos e também do primo Andre Ball no Chino Hills High School, na Califórnia. Já na temporada de calouro contribuiu para conduzir a equipe ao título Estadual da Divisão Aberta da CIF. Na sequência o Chino Hills ainda conquistaria o Campeonato Nacional.

No segundo ano ele passou a ganhar visibilidade das reportagens do país ao acertar um arremesso do meio da quadra faltando dois segundos para o jogo acabar. Porém, foi nesta temporada também que sofreu a primeira derrota em competições do ensino médio.

No ano seguinte ele deixou o time após o pai ter divergências com a comissão técnica. Retornaria para as competições de Ensino Médio na temporada 2018/2019, quando entrou no SPIRE Institute and Academy.

Profissional

Neste período fora do Ensino Médio, LaMelo Ball acertou com o Prienai para disputar a Liga Lituana de Basquete. A mudança ocorreu junto da do irmão LiAngelo. Mais uma vez, a insatisfação de LaVar com as escolhas técnicas da equipe fizeram com que ele deixasse o time.

O destino seria o Los Angeles Ballers, dos Estados Unidos. A equipe disputava a Junior Basketball Association (JBA), uma liga que tinha sido criada como uma alternativa ao tradicional basquete universitário (NCAA).

Nesta competição, Ball teve imenso destaque, conduzindo o Los Angeles ao título da JBA, sendo também selecionado para o time da liga. Este elenco com os melhores era chamado de JBA USA e participaria de uma turnê pela Europa.

Porém, no meio deste período, o jogador decidiu deixar o grupo e retornar ao ensino médio nos Estados Unidos para a disputa da última temporada.

Em junho de 2019, LaMelo Ball retornava ao basquete profissional, desta vez para assinar com o Illawarra Hawks, da National Basketball League (NBL), a liga australiana.

O jogador teve boas atuações até que em dezembro se lesionou. Fora das quadras, Ball decidiu não retornar mais para o time e focar na preparação para o draft da NBA de 2020.

LaMelo Ball na NBA

LaMelo Ball foi o segundo dos irmãos a chegar na NBA. Enquanto Lonzo foi selecionado em 2017, na 2ª posição, LaMelo foi escolhido três anos depois também para ingressar na liga.

Charlotte Hornets

Com direito a terceira escolha do Draft 2020, o Charlotte Hornets anunciou o nome de Lonzo Ball. Esta decisão acabou sendo histórica porque pela primeira vez dois irmãos seriam selecionados nas três primeiras posições do Draft.

Como a escolha ocorreu em meio ainda a Pandemia do Covid-19, os jogos da temporada 2020/2021 começaram mais tarde e a estreia dele foi somente 23 de dezembro de 2020, começando como reserva. Ainda assim deu tempo de dar três assistências, pegar um rebote e ainda roubar duas bolas ao longo de 16 minutos. Na ocasião, o Charlotte foi derrotado por Cleveland Cavaliers, por 121 a 114.

Poucos dias depois teria outra data histórica, quando ao enfrentar o New Orleans Pelicans, LaMelo enfrentou Lonzo pela primeira vez na NBA. Desta vez os Hornets venceram por 118 a 110 e ele teve uma atuação impactante, com 12 pontos, 10 rebotes e 9 assistências. Ficou, portanto, muito próximo do triple-double, que só ocorreria no dia seguinte diante do Atlanta Hawks. Um desempenho tão impressionante que rendeu o prêmio de calouro do mês da Conferência Leste.

Ao longo de 2020/2021, o atleta participou de 52 jogos, com 28.8 minutos de média. Teve ainda 15.7 pontos, 5.8 rebotes e 6.1 assistências de média neste período.

Com uma temporada tão interessante, LaMelo foi premiado como Novato do ano 2020/2021 e também selecionado para o time de calouros. Ainda assim não foi o suficiente par afazer o Charlotte Hornets chegar aos playoffs. A equipe terminou na 10ª posição, com 23 vitórias e 42 derrotas. Um desempenho comum para a franquia, que sempre teve dificuldades de ficar entre os 8.

No segundo ano, o atleta manteve as grandes exibições, inclusive passando dos 30 pontos em diversas oportunidades. As atuações levaram o jogador inclusive a ser escolhido para o All-Star Game.

Na temporada 2021/2022, LaMelo atuou em 76 jogos, tendo inclusive a primeira experiência no Play-in. Ao todo foi 32.2 minutos de média, com 20.2 pontos, 6.7 rebotes e 7.6 assistências. Portanto, uma evolução em todas as estatísticas.

Desta vez, o Charlotte terminou novamente em 10ª lugar, mas participou do Play-in, no qual foi eliminado já no primeiro jogo para o Indiana Pacers.

Expectativa em LaMelo

A cada ano que passa a pressão vai diminuindo, mas LaMelo Ball assim como o irmão Lonzo carregam a expectativa criada pelas falas do pai deles. Tratados nas entrevistas de LaVar como melhores de suas gerações, todos olham para os jogadores esperando que sejam mais decisivos que outros da mesma idade.

Por muito tempo isso prejudicou Lonzo, que era cobrado em cada atributo que não correspondia 100% com essa expectativa. Por vir depois, isso ocorreu menos com LaMelo, mas certamente os olhares para seus feitos são mais pesados do que para outros jovens.

Popular

Quem fundou os jogos olímpicos da era moderna?

Conheça a história de Pierre de Coubertin A Olimpíada é um dos eventos mais assistidos do Mundo e mobiliza milhões de pessoas por centenas de...

Saiba qual a história e regras do Raquetebol

Saiba tudo da prática de Raquetebol no Mundo São muitos esportes praticados pelo Mundo e alguns os nomes não são tão famosos, mas são conhecidos....

Quais são as principais ameaças de Glover Teixeira no light heavyweight?

Foto: Unsplash Um dos brasileiros que vêm se destacando no Ultimate Fighting Championship atualmente, Glover Teixeira é o atual detentor do cinturão da categoria light...

Tudo sobre a história do vôlei no Brasil

Vôlei, ou voleibol como também é conhecido chegou no Brasil em 1915 O vôlei chegou ao Brasil no ano de 1915, mas não se sabe...

Veja a lista de campeões mundiais de surf masculino e feminino

Brasileiro Gabriel Medina está entre os campeões mundiais de surf  Um dos campeões mundiais de surf é o brasileiro, Gabriel Medina, que conquistou o título...

Qual a origem do futebol americano e como funciona?

Futebol americano é um esporte muito popular e super prática nos Estados Unidos Além do soccer, ou seja, o futebol tradicional brasileiro, o futebol americano...

6 melhores lutadoras de MMA de todos os tempos

Descubra agora quais são as melhores lutadoras de MMA de sempre Artes Marciais Mistas, ou como é mais conhecida, o MMA, é um esporte híbrido...

Marketing esportivo e o comportamento dos consumidores

Redes sociais possuem um papel cada vez maior no consumidor esportivo Que o avanço tecnológico mudou o mundo, nós já sabemos. Mas nem tudo nessas...