Pular para o conteúdo

Aos 80 anos, Pelé recebe medalha máxima do Estado de São Paulo

    Foto: Mauro Pimentel/AFP

    Atleta do século está sendo homenageado desde a semana passada

    Que Pelé é um dos melhores jogadores mundiais todo mundo já sabe. O Rei fez tanta coisa com a bola que hoje é difícil alguém ver algo novo. No dia em que completa 80 anos de idade, Edson Arantes do Nascimento receberá a medalha Grã-Cruz, considerada a maior honra do Estado de São Paulo. A homenagem será no Museu do Futebol, às 20h, acompanhado do governador João Doria.

    Por tristeza de muitos, Pelé não deverá comparecer ao Museu. Por fazer parte do grupo de risco, o Rei não frequentou a qualquer tipo de evento que ocorreu na pandemia da Covid-19.

    A medalha Grã Cruz é prestigiada por homenagear cidadãos por suas contribuições para o Estado de São Paulo. Fundada em 1969 pelo governador Roberto Costa de Abreu Sodré, a medalha carrega a importância do trabalho feito em prol do povo brasileiro e paulista.

    Outra homenagem nesta sexta-feira (23) também no Museu do Futebol é o lançamento do livro “De Casaca e Chuteiras” do jornalista Silvestre Gorgulho. Além de contar os 80 anos do Rei do Futebol, a obra também prestigia os 60 anos de Brasília.

    Devido a pandemia, Pelé está em sua casa no Guarujá, litoral paulista. O Rei tem se mostrado muito presente nas redes sociais, onde relembra alguns dos seus melhores momentos, como o primeiro gol pelo Santos FC, aos 15 anos de idade, e a primeira Copa do Mundo que o Brasil levou o título em 1958, na qual sua atuação foi inesquecível.

    Na última quarta-feira (21) Pelé postou em suas redes sociais a gratidão pelo povo brasileiro após uma foto que celebra um gol pela seleção do Brasil. “Muito obrigado ao Brasil e aos brasileiros. Eu sempre fui muito feliz vestindo essa camisa! Obrigado pelo carinho no meu aniversário” registrou o ex-jogador.

    O dia é hoje, o mundo da bola reverencia aquele que encantou o planeta e dispõe de números que dificilmente poderão ser ultrapassado por algum mortal.

    Saiba também: Santos prepara programação para 80 anos de Pelé

    Como está a saúde do Rei?

    Quando se trata de saúde, Pelé passou por altos e baixos nos últimos anos. Apesar de parecer sorrindo em um vídeo publicado às vésperas de seu aniversário, o Rei tem dificuldades para andar devido a problemas no quadril. Chegou a comparecer a eventos em uma cadeira de rodas, antes do início da pandemia.

    Pelé chegou a ser hospitalizado algumas vezes nos últimos anos. A mais atual foi em 2019, quando teve que retirar um cálculo renal. Ele teve que ser transferido da capital francesa para São Paulo. Anos atrás, foi obrigado a fazer diálise no rim esquerdo após uma infecção urinária, o único que lhe resta desde a década de 70, onde removeu o direito devido a uma lesão quando ainda jogava.

    O Rei possui enfermidades de uma pessoa de sua idade que, além disso, passou 21 anos jogando futebol, um esporte altamente competitivo. “Tenho de agradecer a Deus pela saúde de chegar aqui, nessa idade, e lúcido, não muito inteligente, mas lúcido”, tirou sarro em um vídeo publicado na última terça-feira (20).