Pular para o conteúdo

7 principais benefícios do futebol para a saúde

7 principais benefícios do futebol para a saúde

Futebol é um dos esportes mais completos que proporcionam muitas vantagens à saúde

O futebol é considerado um esporte completo, pois proporciona movimentos intensos e variados por meio de corridas, chutes e giros, contribuindo a manter o corpo saudável. Além disso, para mulheres os benefícios do futebol se estendem até a prevenção da osteoporose e sintomas da TPM. 

Praticar futebol é uma excelente forma de perder peso e manter a boa forma, mas além dos benefícios físicos, também combate o estresse e ansiedade, ajuda a melhorar o convívio social, evitando por exemplo, casos de obesidade infantil e depressão.

Principais benefícios do futebol

1 – Emagrecimento

Durante o jogo de futebol todo o corpo trabalha, e isso proporciona um grande gasto de calorias. Por ser um esporte que exige movimentação constante, a grande queima de gordura é possível. A estimativa é, em média, uma perda de 250 calorias a cada 30 minutos. 

Além disso, por conta do intenso trabalho do corpo, o futebol acelera o metabolismo, o que faz a queima de calorias durar por mais tempo, mesmo após o jogo. 

2 – Aumenta a massa muscular

Ao praticar futebol, os músculos superiores e inferiores e abdômen são movimentados constantemente, por esse motivo, ocorre o crescimento e multiplicação das fibras musculares. Essa prática proporciona ao longo do tempo músculos maiores e mais fortes.

3 – Ajuda a baixar a pressão alta

Além do físico, a prática constante de futebol também ajuda a controlar a pressão arterial, pois melhora o funcionamento do coração, da circulação e fluxo sanguíneo. Sem contar que este esporte também melhora a digestão, imunidade, respiração, e previne sérias doenças como diabetes, colesterol alto, AVC, infarto e até mesmo o câncer. 

4 – Fortalece o osso

Os ossos também são beneficiados pelo futebol, pois com a movimentação constante a quantidade de cálcio nos ossos aumenta. Desse modo, o esporte previne a osteoporose, pois fortalece os ossos.

5 – Reduz quedas e fraturas 

O futebol exige dribles e passos, o que contribui com a flexibilidade, agilidade e reflexos dos praticantes. Desse modo, o equilíbrio melhora, evitando fraturas ósseas e risco de quedas. 

6 – Diminui o estresse e ansiedade

Os benefícios do futebol melhoram o bem-estar de modo geral dos praticantes, como por exemplo, prevenindo e diminuindo o estresse e a ansiedade. Isso porque, durante a prática do esporte são liberados hormônios que contribuem para o bem-estar, como a endorfina e a serotonina. 

Além disso, o esporte também proporciona o convívio com outras pessoas ajudando no espírito e trabalho de equipe.

7 – Previne o Alzheimer

A prática do futebol proporciona maior concentração, atenção e raciocínio, pois exige que as pessoas tenham reações mais rápidas, e desenvolvam essas funções do cérebro. Desta forma, o cérebro fica mais ativo e evita as chances de desenvolver doenças cerebrais e demências, como a de Alzheimer

Leia também:

Por que existe a técnica nos esportes?